Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MEUS SENTIMENTOS EM POESIA

 

05/11/2010

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Valorizar a leitura como fonte de prazer;
  • Utilizar a memória para apresentação oral;
  • Apropriar-se de mais um  gênero textual – a poesia;
  • Brincar com as palavras de forma poética;
  • Utilizar-se da linguagem poética para abordar diferentes temas.
Duração das atividades
Duas aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Seria indicado a criança ter vivenciado a aula PRIMEIRA DENTIÇÃO - HIII! MEU DENTE VAI CAIR, pois esta apresenta informações acerca do tema abordado.

Estratégias e recursos da aula

A professora lê para a classe o poema DENTE DE LEITE, localizado na página, 8 e 9 do livro Roda de Letrinhas da Autora Nye  Ribeiro, Editora: RODA & CIA  EDITORA.

Explora esse gênero textual, o conteúdo abordado no poema e depois dá para cada dupla de criança um papel, para que eles escrevam como eles esperam que sejam os próximos dentes.

Após a leitura do poema, deixe as crianças falarem sobre as suas experiências, medos e superstições sobre como foi a perda de seu primeiro dente de leite.

A professora distribui uma folha para que cada criança escreva:

Quando caiu o meu primeiro dente...

O que senti?

Como foi?

Tive alguma ajuda? De quem?

O que fiz com o dente de leite?

A professora propõe um jogral do poema, divide a turma em grupos e cada grupo fica responsável por uma estrofe do poema, propondo assim uma apresentação para as outras turmas da escola.

  DENTE DE LEITE   

PUXA DAQUI,

EMPURRA DALI.

AI, AI, AI...

É O MEU DENTE DE LEITE

QUE ESTÁ CAI-NÃO-CAI.   

SE MASTIGO UM DOCE

OU UM PEDAÇO DE PÃO,

TENHO MEDO DE QUE ELE

ME DEIXE NA MÃO.   

SE RESOLVO ESPIRRAR

OU COMEÇO A TOSSIR,

FICO COM MEDO

DO DENTE ENGOLIR.   

PUXA DAQUI,

EMPURRA DALI.

AI, AI, AI... É O MEU DENTE DE LEITE

QUE ESTÁ CAI-NÃO-CAI.   

ÀS VEZES EU PARO

E COMEÇO A PENSAR:

- COMO SERÁ O DENTE

QUE VEM NO LUGAR?   

UM DENTE COMPRIDO,

MAGRINHO, ACANHADO?

UM DENTE BEM GORDO

ALEGRE, ENGRAÇADO...?   

DENTE LISO

OU DENTE DE SERRINHA?

BRANQUINHO

OU AMARELADO?   

O QUE IMPORTA É QUE ELE

CAIBA INTEIRINHO

E QUE NÃO ROUBE

O ESPAÇO DO VIZINHO.   

QUE VENHA DISPOSTO

E MUITO ANIMADO,

POIS VAI TER QUE MORDER

E COMER UM BOCADO.   

QUE SEJA UM DENTE AMIGO

E TRABALHADOR.

QUE NÃO ME PREGUE PEÇAS

NEM ME FAÇA SENTIR DOR.   

MAS ENQUANTO ELE NÃO CHEGA,

QUE AFLIÇÃO!

NÃO SEI MAIS O QUE FAÇO

COM ESSE SEU IRMÃO.   

PUXA DAQUI,

EMPURRA DALI.

AI, AI, AI..

É O MEU DENTE DE LEITE

QUE ESTÁ CAI-NÃO-CAI.   

POESIA DO LIVRO RODA DE LETRINHAS, DE NYE RIBEIRO, ILUSTRADO POR ELMA, RODA & CIA

Esses  mesmos grupos ficam responsáveis pela ilustração dessas estrofes, pois estas ficarão expostas na sala de aula ou em um espaço de circulação da escola.

Depois os grupos vão escolher alguns sentimentos para criarem novas poesias.

Finalizando essa aula, cada criança deverá fazer uma imitação da arcada dentária, fazendo uma colagem com   canjica e escrever ao lado:

Meus dentes gostam de morder...  

Recursos Complementares

LIVROS:

RODA DE LETRINHAS; AUTORA: NYE RIBEIRO; ILUSTRADO POR ELMA; RODA & CIA EDITORA

MEU DENTINHO SEU DENTÃO; AUTORA: SONIA SALERNO FORJAZ; ILUSTRAÇÕES: EDUARDO BORGES; PAULINAS

Avaliação

Observar o interesse, o envolvimento, assim como o prazer   das crianças frente a proposta oferecida.  

Verificar as crianças que tem mais facilidade em memorizar o texto sugerido, assim como as que necessitam de mais estímulos para fazê-lo.

Constatar se houve uma apropriação de conteúdo acerca do tema  trabalhado, avaliando a compreensão quanto a troca de dentes.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Manoelita Alves Peruchi, EEEFM"Sao Joao do Sobrado" , Espírito Santo - disse:
    manuperuchi@yahoo.com.br

    09/11/2010

    Quatro estrelas

    Amei a aula, especialmente o poema, porque gosto muito de trabalhar com esse gênero textual, sua sonoridade.Gostei tambem da parte de jogral e da memorizaçao. Parabens Gloria Maria e co-autores.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.