18/11/2010
Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Conhecer alguns tipos de animais.
A professora apresenta o livro de poesias Bicho que te quero livre do Elias José com as Ilustrações de Ana Raquel, da Uno Educação Ltda, lê para a classe explorando cada poema.
Após a leitura a professora sugere um debate com a classe, visando que os alunos possam posicionar-se, expressando suas opiniões acerca dos conteúdos abordados nas poesias.
Depois, pede para que em duplas as crianças escolham um animal citado no livro e escrevam uma informação que já possui deste.
A professora leva os alunos até a biblioteca da escola para pesquisarem sobre o animal escolhido por cada um. Então fazem o registro das informações obtidas seguindo tal roteiro:
NOME POPULAR |
|
NOME CIENTÍFICO |
|
ALIMENTAÇÃO |
|
CARACTERÍSTICAS |
|
CURIOSIDADES |
|
Ao término da pesquisa os alunos ilustram e apresentam suas descobertas para os demais alunos da turma.
Outra atividade possível é um ditado do poema O Gato e a gota, localizado na página 46 deste mesmo livro.
O GATO E A GOTA
O GATO GOSTA DE VER A GOTA DA CHUVA QUE CAI. MAS, SE A GOTA CAI NO SEU PELO, O GATO SE ARREPIA E MIA E MIA DE DESGOSTO DA GOTA DA CHUVA QUE CAI.
Autor: ELIAS JOSÉ Ilustrações de ANA RAQUEL |
|
|
|
NOME: _____________________
DATA: ____________________
DITADO POÉTICO
___________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
Autor: Elias José
A professora pede para que as crianças em grupos escolham algumas poesias para dramatizarem para os outros colegas da classe.
Explora a poesia Rimas Malucas, (de Elias José , da Uno Educação Ltda) localizada nas páginas 16 e 17, incentivando-os a construírem outras rimas para outros animais ou até mesmo os mesmos animais, mas com outras combinações.
RIMAS MALUCAS
CADA MACACO, COM O SEU CACO. CADA GALINHA, COM A SUA LINHA. CADA MARRECO, COM O SEU ECO. CADA ELEFANTE, COM O SEU TURBANTE. CADA LEÃO, COM O SEU JUBÃO. CADA VACA, COM A SUA JACA. CADA COELHO, COM O SEU ESPELHO. CADA GATO, COM O SEU RATO. CADA PATO, COM O SEU PRATO. CADA PERU, COM O SEU GLUGLU. CADA TUCANO, COM O SEU CANO.
Autor: Elias José Ilustrações de Ana Raquel |
Para finalizar a professora poderá propor uma montagem de um teatro de vara com alguns animais que aparecem no livro, respeitando suas caracteristicas e apresentá-lo para uma outra classe da escola, ou até mesmo a família.
Livros de poesias de animais, tal como o abordado nesta aula:
Bicho que te quero livre; Autor: Elias José; Ilustrações: Ana Raquel; Uno Educação Ltda
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20319
Durante todas as atividades a professora deverá observar o nível de envolvimento das crianças frente as propostas.
Se a leitura das poesias despertaram prazer e se demonstraram interesse pelas mesmas.
Observar quais estratégias de leitura e de escrita são utilizadas pelas crianças e como interagem nas dinâmicas em grupos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
31/07/2011
Cinco estrelasAmei sua aula também amo Elias José. Parabéns!