Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pintar, criar, se expressar!

 

23/06/2010

Autor e Coautor(es)
Vanessa Salum Cabral Galvão
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver as coordenações motoras, visuais e auditivas;
  • Identificar e produzir cores e formas;
  • Reconhecer a existência de formas e cores.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Retomar o apreendido sobre as cores e formas abordadas anteriormente. A observação como forma de aprendizado, com a necessidade de concentração.

Estratégias e recursos da aula

1º momento: Arte com as mãos

Nesse momento, a atividade proposta é a confecção de um painel com sementes de diferentes tamanhos e formatos.

  • Nesse painel, o professor deve já ter definido o desenho, com definições de cada tipo de semente em cada parte do desenho:
  • a intenção de se utilizar as sementes, é o exercício do manuseio de objetos pequenos em atividade de concentração e habilidade;
  • a criança deve pegar uma semente de cada vez; é importante que o desenho apresente uma situação de dificuldade gradual para o preenchimento das sementes. Exemplificando de forma genérica: na bandeira brasileira, começaríamos com sementes grandes no retângulo e losango e gradativamente passamos às pequenas na circunferência e menores ainda, nas estrelas;

2º momento: Análise fotográfica

Nesse momento o professor utilizará de uma fotografia para propor a sua análise de acordo com princípios de observação:

  • uma primeira observação, as crianças identificam o que conseguem ver da fotografia (basicamente, o primeiro plano);
  • depois, o professor orienta para a uma visualização do ambiente, da identificação do lugar e dos sujeitos/ objetos externos a primeira observação;
  • logo após, propõem uma contextualização à fotografia, como por que tiraram a foto, a quem pertence, o que se propôs a registrar;
  • Feito isso, é importante a realização de um registro para futuras retomadas.
  • Em papel ou no próprio quadro, o professor registra a atividade, segundo a observação das crianças;

3º momento: Os sons e o ambiente

  • Consideravelmente, as crianças, principalmente aquelas que não apresentam deficiência, utilizam a visão como órgão principal da recepção de informação.
  • Nesse 3º momento, pretende-se desenvolver uma atividade com atenção para a audição e a memória auditiva:
  • Jogo da memória com sons: esse material pode ser confeccionado com: latas de extrato de tomate; sementes e pedrinhas;
  • o objetivo, assim como o jogo visual, é de identificar outra peça equivalente;

4º momento: Jogo de paletas

  • A paleta de cores é interessante, pois, possibilita a identificação da variedade de tonalidades da mesma cor.
  • Essa paleta pode ser conseguida em lojas de tintas ou pode ser confeccionada pelas próprias crianças com lápis de cor: no próprio ambiente da sala de aula, com materiais externos trazidos pelo professor ou por um passeio pela escola, as crianças de posse das paletas buscarão identificar as cores;
  • depois dessa etapa, o professor pode pedir para que as crianças digam quais cores foram mais frequentes, ou ainda, se houve alguma cor que não foi identificada.

5º momento: Música – Camaleão (Palavra Cantanda)

Camaleão – Palavra Cantada.

O camaleão rosa-choque ou rosa-grená

Despertou numa manhã tão cheia de cores no ar

Deu bom dia para a violeta, roxo e lilás

Lavou o seu rosto no orvalho verde a brilhar

Eu visto a cor que eu quero

Se é sol eu sou o amarelo

Subiu pelos galhos da figueira e ficou marrom

Encontrou o vaga-lume aceso e virou néon

Quando ouviu o sabiá cantando já mudou de tom

Qualquer cor que pinte pela frente ele acha bom

Eu visto a cor que eu quero

Se é sol eu sou o amarelo

fonte: <ouça a música na internet>

  • A música oferece uma interação entre visual e musical, além de incluir dança;
  • Peça para que as crianças registrem a música com as mesmas cores citadas; 
Recursos Complementares

papel; som; latinhas de aço (extrato de tomate); paletas ou papel colorido.

Avaliação

O registro feito pelas crianças no final das aulas, é material interessante para a avaliação. Assim, procure identificar, a relação estabelecida pela criança entre som, cor, forma e representação no papel de tudo isso.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.