1º momento: Arte com as mãos
Nesse momento, a atividade proposta é a confecção de um painel com sementes de diferentes tamanhos e formatos.
- Nesse painel, o professor deve já ter definido o desenho, com definições de cada tipo de semente em cada parte do desenho:
- a intenção de se utilizar as sementes, é o exercício do manuseio de objetos pequenos em atividade de concentração e habilidade;
- a criança deve pegar uma semente de cada vez; é importante que o desenho apresente uma situação de dificuldade gradual para o preenchimento das sementes. Exemplificando de forma genérica: na bandeira brasileira, começaríamos com sementes grandes no retângulo e losango e gradativamente passamos às pequenas na circunferência e menores ainda, nas estrelas;
2º momento: Análise fotográfica
Nesse momento o professor utilizará de uma fotografia para propor a sua análise de acordo com princípios de observação:
- uma primeira observação, as crianças identificam o que conseguem ver da fotografia (basicamente, o primeiro plano);
- depois, o professor orienta para a uma visualização do ambiente, da identificação do lugar e dos sujeitos/ objetos externos a primeira observação;
- logo após, propõem uma contextualização à fotografia, como por que tiraram a foto, a quem pertence, o que se propôs a registrar;
- Feito isso, é importante a realização de um registro para futuras retomadas.
- Em papel ou no próprio quadro, o professor registra a atividade, segundo a observação das crianças;
3º momento: Os sons e o ambiente
- Consideravelmente, as crianças, principalmente aquelas que não apresentam deficiência, utilizam a visão como órgão principal da recepção de informação.
- Nesse 3º momento, pretende-se desenvolver uma atividade com atenção para a audição e a memória auditiva:
- Jogo da memória com sons: esse material pode ser confeccionado com: latas de extrato de tomate; sementes e pedrinhas;
- o objetivo, assim como o jogo visual, é de identificar outra peça equivalente;
4º momento: Jogo de paletas
- A paleta de cores é interessante, pois, possibilita a identificação da variedade de tonalidades da mesma cor.
- Essa paleta pode ser conseguida em lojas de tintas ou pode ser confeccionada pelas próprias crianças com lápis de cor: no próprio ambiente da sala de aula, com materiais externos trazidos pelo professor ou por um passeio pela escola, as crianças de posse das paletas buscarão identificar as cores;
- depois dessa etapa, o professor pode pedir para que as crianças digam quais cores foram mais frequentes, ou ainda, se houve alguma cor que não foi identificada.
5º momento: Música – Camaleão (Palavra Cantanda)
Camaleão – Palavra Cantada.
O camaleão rosa-choque ou rosa-grená
Despertou numa manhã tão cheia de cores no ar
Deu bom dia para a violeta, roxo e lilás
Lavou o seu rosto no orvalho verde a brilhar
Eu visto a cor que eu quero
Se é sol eu sou o amarelo
Subiu pelos galhos da figueira e ficou marrom
Encontrou o vaga-lume aceso e virou néon
Quando ouviu o sabiá cantando já mudou de tom
Qualquer cor que pinte pela frente ele acha bom
Eu visto a cor que eu quero
Se é sol eu sou o amarelo
fonte: <ouça a música na internet>
- A música oferece uma interação entre visual e musical, além de incluir dança;
- Peça para que as crianças registrem a música com as mesmas cores citadas;
O registro feito pelas crianças no final das aulas, é material interessante para a avaliação. Assim, procure identificar, a relação estabelecida pela criança entre som, cor, forma e representação no papel de tudo isso.