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VIOLÊNCIA SIMBÓLICA: O QUE É? ONDE ESTÁ?

 

28/05/2010

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Compreender o significado do termo violência simbólica.

2) Perceber o papel da violência simbólica na dominação das pessoas.

3) Identificar situações de violência simbólica na escola.  

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Comentários introdutórios ao/a professor/a:

Professor/a, a violência na atualidade tem atingido as escolas de uma forma devastadora, interferindo diretamente na condição e bem estar dos/as alunos/as e professores/as.Temos clareza de que isso é reflexo da nossa sociedade que não tem conseguido oferecer condições dignas de sobrevivência para toda a população, levando parte dela a buscar, por meio da criminalidade, oportunidades melhores de vida. Por outro lado, não podemos deixar de considerar que existem outras formas de violência na qual as pessoas são manipuladas sem que percebam, contribuindo assim para acirrar a violência presente na sociedade. Nessa aula, professor discutiremos sobre o conceito de violência simbólica (utilizado por Pierre Bourdieu, sociólogo francês) que se refere a mecanismos utilizados pelas pessoas, grupos ou instituições, e que são impostos aos indivíduos como forma de dominação e exclusão social. Conhecer o significado de tal conceito auxilia na compreensão de diversas situações do cotidiano, dentre elas algumas presentes na escola. Assim, essa aula tem o propósito de esclarecer o que é violência simbólica,  para que os/as alunos/as possam aprender a identificar indícios de tal violência na sociedade para romper com a mesma. Professor/a, você poderá utilizar as aulas intituladas "APRENDENDO A LIDAR COM A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA" e  "NEM VIOLÊNCIA SIMBÓLICA, NEM VIOLÊNCIA ALGUMA: EU QUERO É PAZ" , publicadas no Portal do Professor para complementar a sua aula. 

Atividade 1:

1º Momento:

Professor/a, inicie sua aula escrevendo na lousa o título dessa aula: Violência simbólica: o que é? onde está?

Logo em seguida solicite aos/as alunos/as que reflitam sobre o que está escrito e diga que irão participar de uma brincadeira chamada: tempestade de idéias. Pergunte se já ouviram o termo violência simbólica e onde. Dê abertura aos/as alunos/as para que verbalizem todas as idéias iniciais que vêm a sua mente nesse momento, como numa tempestade de idéias.

2º Momento:

Registre na lousa todas as palavras ou idéias mencionadas pelos/as alunos/as.

3º Momento:

Professor/a, converse com os/as alunos/as sobre as palavras mencionadas por eles/as e promova um debate sobre o tema baseando-se nas afirmações abaixo:

1) Violência Simbólica é uma forma de violência velada.

2) A violência simbólica é utilizada por pessoas ou grupos para dominar e excluir indivíduos.

3) Quando colocamos apelidos nas pessoas estamos praticando violência simbólica.

4) Quando excluímos as pessoas por serem diferentes, ricas ou pobres, negras ou brancas, gordas ou magras, feias ou bonitas, dentre outras características específicas de cada uma, estamos praticando violência simbólica.

5) Quando a mídia (programas de televisão, notícias de jornal e revistas, dentre outros) destaca algumas informações, como por exemplo, valoriza o consumismo desmedido e banaliza situações de pobreza, isso representa violência simbólica.

6) A violência simbólica está nas agressões psicológicas, humilhações e constrangimentos causados aos indivíduos em que a violência em si apresenta-se de forma sutil e camuflada.   

4º Momento:   Divida a turma em três sub-grupos e solicite aos/as alunos/as que produzam cartazes referentes à  violência simbólica praticada por diferentes pessoas em diferentes espaços, a saber:   

1) A violência simbólica na relação entre colegas.

2) A violência simbólica na relação entre colegas e professores.

3) A violência simbólica nas regras impostas pela escola.

Para essa atividade, os/as alunos/as deverão retomar as discussões da aula e procurar gravuras que representem a violência simbólica. Após essa etapa os cartazes deverão ser socializados e afixados na sala.   

Atividade 2:   

Comentário ao/a professor/a: Professor/a é fundamental levar o/a aluno/a a refletir sobre diferentes situações em que há violência simbólica e que não são facilmente percebidas. No “Debate em quadrinhos” Aline Durães cita uma crítica feita por Dioclécio Luz às histórias em quadrinhos de Maurício de Souza alertando para o fato de que as mesmas incitam as crianças a agirem de forma agressiva e a praticarem o bullying. Acesse os sites abaixo e confira tais comentários para subsidiar a realização da próxima atividade:   

Debate em quadrinhos, disponível em:

http://www.olharvirtual.ufrj.br/2010/?id_edicao=288&codigo=2   

Violência na Turma da Mônica, disponível em:

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=578JDB009    

1º momento: 

Professor/a, exiba o vídeo: “Turma da Mônica em: Era uma vez”,  disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=eDDdO-cR8is   

  

2º Momento: Explorar com os/as alunos/as: Sobre o que fala essa história? Na brincadeira de faz-de-conta da turma da Mônica, que personagens o Cebolinha, o Cascão e a Mônica representaram? Vocês acham que todas as crianças da turma estavam se divertindo com a brincadeira? Por quê? Quem não se divertiu? Por quê? Vocês já conheciam a turma da Mônica? Geralmente nas histórias em quadrinho da Turma da Mônica o que o Cebolinha e o Cascão costumam fazer com a Mônica? E o que a Mônica faz? Vocês consideram respeitoso chamar os/as amigos/as com apelidos de “gordinha”, “dentuça”, “bobona”? Vocês gostam de brincar de faz de conta? Quando brincam com seus amigos vocês também gostam de fazer piadas a respeito deles/as? Isso já aconteceu com vocês? Como vocês se sentiram?   

3º Momento: Em duplas, os/as alunos/as deverão se lembrar de algum episódio que tenham vivido e/ou presenciado semelhante ao que foi observado no vídeo. Escrever sobre esse episódio e fazer um desenho representativo.

Atividade 3:   

1º Momento:  

Propor a brincadeira "Seu Mestre Mandou". A regra é a seguinte: Haverá um mestre que manda enquanto os outros obedecem. Tudo o que o mestre disser, os outros têm que repetir, e se ele ordenar, os outros têm que realizar. Perguntar no grupo quem gostaria de ser o "Mestre" . Se mais de um aluno quiser ocupar esse lugar, sugere-se sortear um nome. Feito esse combinado, iniciar a brincadeira pedindo que o mestre se retire da sala para ser orientado sobre suas ordens. Professor/a, nesse momento você deverá propor ao mestre que solicite aos alunos algumas ordens simples, mas que deverão ser executadas sem questionamento. O mestre não poderá fornecer nenhuma explicação sobre o por quê das seguintes ordens: 1) levantar e sentar imediatamente; 2) contar do numeral 1(um) ao 50 (cinquenta) e depois iniciar no numeral 50 (cinquenta) até chegar ao 1 (um); 3) ler em voz alta todos os cartazes que estiverem afixados na sala; 4) cantar uma mesma música (canção de roda conhecida como, por exemplo, "Ciranda Cirandinha") cinco vezes sem parar.  

2º Momento:  Perguntar aos/as alunos/as: Vocês gostaram dessa brincadeira? Por quê? Será que é interessante executar tantas tarefas sem saber por quê? Vocês se sentiram dominados pelo Mestre?   

3º Momento: Convidar os/as alunos/as para se sentarem para ouvir a história : O Reizinho Mandão 

Sinopse: A fábula do Reizinho Mandão conta a história de um rei que herda o tono de seu pai depois que ele falece. Esse reizinho que era muito mal educado, mimado e imaturo resolve agir de uma forma muito desrespeitosa com todos no reino. Com o tempo as pessoas pararam de conversar e o reizinho começou a se sentir muito sozinho por não haver em seu reino ninguém que conversasse com ele.

4º Momento: Explorar a história com os/as alunos, fazendo um paralelo entre a brincadeira anterior e a história do Reizinho. Perguntar se os/as alunos/as identificaram indícios de violência simbólica nos dois momentos. Refletir sobre como o mestre e o reizinho agiram. Refletir sobre como as crianças e as pessoas do reino agiram. Esclarecer o papel da dominação presente na violência simbólica.

Recursos Complementares

Professor/a, sugere-se que você assista ao vídeo abaixo pois apresenta informações importantes sobre o tema violência simbólica:

Vídeo: "Pierre Bourdieu Violência Simbólica", disponível em

http://www.youtube.com/watch?v=pVr9QmAG7mk 

Outros recursos para auxiliá-lo/a nas discussões em aula:

Texto virtual: "A violência simbólica do Cotidiano" , disponível em:

http://vplemuluan.blogspot.com/2007/09/violncia-simblica-do-cotidiano.html

Texto virtual:   “Educação e violência: qual é o papel da escola”, disponível em:

http://www.dhnet.org.br/educar/redeedh/bib/aida1.htm   

Avaliação

Professor/a, procure avaliar durante as falas dos/as alunos/as no momento das discussões se eles/as compreenderam o significado do conceito violência simbólica e se conseguiram perceber situações de violência simbólica na escola. Solicitar aos/as alunos/as que respondam: 1) Em que situações na escola pode acontecer violência simbólica? 2) O que cada um pode fazer para romper com isso?

Opinião de quem acessou

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