Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos brincar de contar?/Ensino Especial

 

02/06/2010

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Marco G. B. Burlamaqui; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a trabalhar com números e contas, desenvolver a atenção, trabalhar a interdisciplinaridade e o espírito de equipe.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que os alunos já conheçam os números e contas (subtração e adição).

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Uso de cartolina com recortes;

- Cartas de baralho;

- Bola.

Atividade 1: Vamos às compras

Figura 1: Disponível em: http://www.blogtecnisa.com.br/v2/wp-content/uploads/2009/10/casadacris-supermercado.jpg   

acesso em: 27.01.10.

Formação: em grupos.

Material: cartolina, recortes de revistas, cola.

Descrição da Atividade: O Professor apresentará uma cartolina com vários anúncios de ofertas de supermercados que incluam os preços dos produtos (procure colocar ao menos dois preços diferentes para um mesmo produto). Após,  o professor preparará algumas listas de compras nas quais serão pedidos os produtos que tenham na cartolina.

Na quadra ou se preferir na sala de aula o professor dividirá os alunos em grupos e disponibilizará a cada grupo uma lista e pedirá que finjam ter R$100,00 para gastar com mantimentos. Vamos ver qual grupo consegue comprar tudo que tem na lista e gastar menos!!! Ao final o professor pedirá para que cada grupo some o total gasto, o professor fará a conferência e verificará o grupo de compradores mais espertos.  

Dica: Para que a aula fique mais dinâmica o professor poderá fazer uma cartolina para cada tipo de produto.

Ex: Cartolina para a quitanda, para o açougue, para a padaria, de legumes, de enlatados entre outros, assim poderá fazer como se fosse um supermercado espalhado pela quadra ou se preferir sala de aula.  

Percebe professor:

- atividades em grupo proporcionam às crianças com discauculia maior facilidade em trabalhar com a dificuldade, pois em um grupo todos tem sua função e alcançam com mais propriedade resultados positivos;

- a relação interpessoal, o estabelecimento de regras, o momento de ouvir e agir no coletivo, possibilitam às crianças organizar o pensamento e agir no momento que lhes convir não as colocando em situação de constrangimento, mas sim oportunizando uma assimilação mais efetiva;

- exercícios neuromotores e gráficos irão ajudá-las a trabalhar com os símbolos.

Por isso:

-desenvolver atividades específicas com a criança com discalculia é essencial, mas sem a necessidade de isolá-la do restante da turma;

-explique-as suas dificuldades e diga que está ali para ajudá-la;

- proponha jogos para fixar a conceituação simbólica das relações numéricas e geométricas, pois esta ação abre ao cérebro trabalhar as percepções do  “ grande” e do “ pequeno”; do “fino” e do “grosso”; do “ largo” e do “ estreito”; do “ alto “ e do “ baixo”.   

Lembre-se: O jogo é um desafio, que faz com que a criança crie táticas, levante suposições e procure soluções.   

Atividade 2: Vôlei pizza

Figura 2: http://www.ops.com.br/noticias/fotos/FT_20090925_081326.jpg  

acesso dia 16.05.10.

Formação: na quadra de vôlei, em grupos.

Descrição da Atividade: o professor desenhará na quadra de vôlei um circulo dividido em fatias, como pedaços de uma pizza. Cada pedaço corresponderá a uma numeração (ex: 1,2,3,4,5 ). Os alunos serão distribuídos em cada pedaço que corresponde à pizza podendo estar 3,4 ou 5 jogadores em cada pedaço. Esta distribuição deve ocorrer nos dois campos da quadra, tendo a rede de vôlei ou qualquer outro obstáculo no meio da pizza. O objetivo do jogo é lançar a bola para o outro lado da rede, na tentativa de fazer com que a bola caia em qualquer pedaço da pizza, isto é, de um dos grupos que constituem o pedaço.

Ex: pizza 1, lança bola para pizza 7; está não consegue defender a bola e cai no chão: o ponto será atribuído à pizza 1.Assim, os pontos serão somados e após tempo determinado a equipe que fizer mais pontos vence.

Professor! Sempre que planejar suas atividades, leve em consideração as manifestações apresentadas pelos alunos em relação a suas vivências, a fim de que consiga estabelecer um elo de afetividade  tornando a atividade mais prazerosa, trazendo conceitos  já estabelecidos pela criança em outros ambientes, alcançando assim tanto novas apropriações como ampliação de conhecimento, onde ela poderá modificar suas atitudes diante de novos desafios.   

Atividade 3: Dando presentes.

Figura 3: http://guiadicas.net/fotos/2007/12/dicas-presentes-de-natal-tecnologico.jpg  

acesso dia 27.04.10.  

Formação: em circulo. 

Material: cartas de baralho.

Descrição da Atividade: o professor colocará os alunos em círculo e dará a cada aluno uma carta de um baralho (somente as cartas do Às ao 10). Após distribuição, pedirá para que cada um fale um presente no qual gostaria de dar, para quem gostaria de dar e deverá dizer também a quantidade de presente que será dada, a qual corresponde ao número que estiver no baralho que a criança pegou.

Ex. – Quero dar uma bota ao papai, o número do baralho é três, então darei três pares.     

       - Quero dar uma caixa de chocolate para a mamãe, o número do baralho é seis, então darei somente seis bombons da caixa.  

Professor: trabalhar associação de elementos, algumas vezes a criança com discalculia pode apresentar certo descontentamento em realizar a atividade, pois o que ela faz é o que é capaz de fazer no momento;

Por isso: 

- respeite o tempo da criança;

- trabalhe com os colegas de turma da criança com discalculia par a que este não tenha desapontamentos como: ser chamado de preguiçoso, bobo;

- não a deixe desistir; - nunca compare as crianças;

- valorize o esforço e interesse da criança.  

E lembre-se sempre que: Nós não aprendemos pelo fracasso e sim pelo sucesso!

Recursos Complementares

O professor poderá levar os alunos para a sala de informática onde eles utilizarão um software no qual poderão fazer contas utilizando moedas. Como o software sugerido

abaixo, está em espanhol, torna-se importante o professor auxiliá-los na leitura, realizando a atividade passo a passo.

O (OA), Objeto de Aprendizagem solicitará que eles efetuem a soma das moedas indicadas no software.

Objeto disponível em: http://www.vedoque.com/juegos/juego.php?j=suma-monedas  

acesso em: 27.01.10.

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades, onde o professor acompanhará a dificuldade com as numerações de cada aluno, incentivando-o e motivando-o a realizar a atividade até o final.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.