Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Storyboard: a produção de textos não verbais

 

16/06/2010

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a importância de se estar atento à situação comunicativa, que envolve: interlocutores, contexto, finalidades e outras circunstâncias de interlocução.

Reconhecer que as escolhas feitas ao produzir um discurso não são aleatórias, mas decorrentes das condições em que o discurso é realizado.

Elaborar histórias a partir de textos não-verbais, como a Storyboard.

Escrever e fazer a revisão de um texto - processo de retextualização -, a partir do texto produzido, exercitando os diferentes pontos de vista de narração.

Duração das atividades
4 aulas geminadas (1 hora e 40 minutos cada) - 6 horas/aula ou 360 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o melhor entendimento das aulas, é preciso que o aluno:

Diferencie linguagem verbal de linguagem não-verbal e reconhecer outros recursos multimodais de expressão.

Conheça previamente algumas canções antigas que já fizeram muito sucesso em outras décadas e que hoje são relembradas em serestas.

Caso nunca as tenham ouvido, acesse o site:

http://cifrantiga3.blogspot.com/2006/04/seresta.html 

Nele, os alunos terão acesso a várias canções mais antigas, bem como algumas explicações importantes para o conhecimento de todos.

Como será falado também em Storyboard nessa proposta, cabe ensinar aos alunos o significado desse termo. Encontre maiores informações nos sites:

http://www.yaso.in/?p=94    

http://ensino.univates.br/~actogni/trabalhos/STORYBOARD.pdf

(Sites acessados em 12/05/2010)

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

Inicie a aula de uma maneira diferente. Reúna seus alunos no pátio, se possível perto de uma árvore, enfim, um lugar aconchegante e convide alguém que saiba tocar violão para apresentar uma seleção de músicas antigas, tais como:

. Cabecinha no ombro

http://letras.terra.com.br/almir-sater/44079/ (Acesso em 12/05/2010)

. Carinhoso

http://letras.terra.com.br/marisa-monte/109105/ (Acesso em 12/05/2010)

. Gente Humilde

http://letras.terra.com.br/angela-maria/457958/ (Acesso em 12/05/2010)

 . Ronda

http://letras.terra.com.br/maria-bethania/164718/ (Acesso em 12/05/2010)

. Felicidade

http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/44724/ (Acesso em 12/12/05/2010)

. As rosas não falam

http://letras.terra.com.br/beth-carvalho/44506/ (Acesso em 12/05/2010)

. A deusa da minha rua

http://letras.terra.com.br/zelia-duncan/127685/ (Acesso em 12/05/2010)

. Um velho realejo

http://vagalume.uol.com.br/carlos-galhardo/velho-realejo.html (Acesso em 12/05/2010)

. Chalana

http://vagalume.uol.com.br/sergio-reis/chalana.html (Acesso em 12/05/2010)

Faça desse momento de cantoria, um pouco mais "intimista": só os alunos da classe, o convidado violeiro e você. Se você souber tocar o violão, tanto melhor!

Pergunte aos alunos, à medida que as músicas forem tocadas, se já as conheciam, se sabem todas  as letras ou apenas algum(ns) trecho(s) das letras ou se sabem assobiá-las, se as consideram muito antigas.

Ouça as impressões dos alunos e observe como eles se expressam.

Veja se os relatos apresentam coerência, se os alunos sabem se expressar oralmente com clareza e logicidade.

Verifique também se os demais têm a habilidade de ouvir o outro, se respeitam as opiniões alheias, enfim, se apresentam boas atitudes perante o grupo.

Para promover uma maior interação dos alunos nesse momento, distribua as letras das músicas para que acompanhem a cantoria.

Proponha alguns desafios para seus alunos:

  1. E se não fossem músicas e sim, poemas? Como seriam declamados? Ouça a leitura oral de seu(s) aluno(s) e verifique se este(s) possui(em) fluência, entonação, se observa(m) e respeita(m) as pausas e a pontuação (caso as tenham).
  2. Peça que os alunos falem sinônimos de palavras que você já previamente selecionou. Caso não saibam, marque quais foram e em um segundo momento, que consultem o dicionário para a verificação dos significados.

Não se esqueça de fazer um registro da aula: filme, fotografe, faça a gravação das músicas. Em um outro momento, isso lhe será útil.

Aula 2

Professor,

Relembre com seus alunos as músicas cantadas na última aula.

Quais eles mais se identificaram? Peça que justifiquem a(s) escolha(s) oralmente.

Depois, com o auxílio de uma apresentação de slides, de transparências ou até mesmo de pequenos cartazes, apresente a eles um storyboard, sem mencionar este nome técnico a princípio.

Demonstre essa forma de se criar um texto a partir de um roteiro de imagens. Utilize alguns exemplos que estão disponibilizados nos endereços a seguir:

http://amanda.org.br/images/story_board_amanda_alunos.jpg (Acesso em 15/05/2010)

http://www.scamp.ie/wp/wp-content/uploads/2007/08/storyboard.jpg (Acesso em 15/05/2010)

Se caso não puder acessar os sites sugeridos, faça você mesmo um storyboard de uma história já conhecida deles, um conto clássico, por exemplo, ou até mesmo, escolha uma outra música antiga que eles não ouviram na aula 1 e faça a ilustração.

Ao escolher uma outra música, não se esqueça de colocá-la para tocar, juntamente com a letra, antes de mostrar a storyboard.

A partir das imagens do storyboard e dos outros recursos utilizados – conto clássico ou música -, que história poderia ser criada?

Peça aos alunos que elaborem um texto coletivo. À medida que for escrevendo no quadro, procure estimular os alunos a verificarem a coerência e a coesão do texto que estão criando. Solicite que eles também o registrem no caderno.

Aula 3

Professor,   

Divida a turma em grupos, de modo que cada um fique com uma das músicas cantadas na primeira aula.

Proponha que cada grupo crie sua storyboard a partir da música escolhida.

Utilize a gravação feita na primeira aula para que os alunos ouçam novamente as músicas.

No momento de criação do storyboard, observe a habilidade dos alunos em organizar um roteiro através das imagens.

Verifique se eles conseguem apreender o sentido da música, se as imagens demonstram coerência com o que está sendo cantado.

Seria interessante se você, porfessor, convidasse um colega da área de Arte para auxiliar os alunos nesse momento.

Se preferirem não desenhar, que busquem gravuras em revistas, jornais para ilustrarem a storyboard.

Ao produzirem a storyboard, solicite aos grupos que elaborem o texto a partir dele e da música ouvida.

É importante realizar a retextualização ao final dessa aula. Troque as produções entre os grupos para que cada um faça a revisão textual. Destroque-as e peça que reescrevam o que os outros apontaram para correção. Não se esqueça de verificar se a revisão e a correção foram feitas corretamente.

Aula 4

Professor,   

Reúna as produções de seus alunos em uma exposição na escola.

Convide a comunidade, familiares e os outros alunos para apreciarem o trabalho realizado.

A exposição pode ser feita também em outros espaços de sua cidade: biblioteca pública, galerias, praças. Seria um excelente momento para divulgar o trabalho de seus alunos e de sua escola.

Você também pode realizar uma seresta na escola ou no próprio espaço de exposição. Assim, promoveria o encontro da tradição antiga – a seresta – com o contemporâneo – a storyboard. Além disso, seria uma forma de ratificar a parceria escola e família no processo de ensino e aprendizagem de seus alunos.

É de suma importância que tanto a seresta, quanto a exposição dos trabalhos sejam devidamente registrados pelos alunos ou pela mídia impressa ou televisiva da cidade.

Recursos Complementares

Professor,

Sugiro um link para enriquecer as suas aulas sobre storyboards:

http://www.spacca.com.br/educacao/storyboard.htm   - Acesso em 16/05/2010 

Solicite  ajuda de um colega professor da área de Língua Estrangeira para traduzir o video para você, caso seja necessário, visto que a página pode ser traduzida.

http://www.adigitaldreamer.com/articles/animation-storyboard.htm  - Acesso em 16/05/2010

A página acima também pode ser traduzida.

Avaliação

Professor,

Observe como os alunos recepcionaram a ideia de ler imagens e de ouvir uma música para produzir um storyboard. Esta proposta de aula exige uma participação efetiva dos alunos em relação à manifestação oral e expressão de opiniões. Portanto, observe se todos os alunos estão realmente envolvidos nas discussões promovidas em sala. Avalie, ainda, se eles conseguiram estabelecer a devida relação entre a música e as imagens criadas, inferindo informações implícitas em ambos os meios de expressão da linguagem. No âmbito da linguagem, os alunos podem ser avaliados quanto à capacidade de produção escrita, à competência para organização e ao desenvolvimento dos elementos textuais do conto, de forma a tornar o texto coerente e coeso; a aptidão para fazer inferências pertinentes ao texto e extrapolações em relação ao tema e a sua realidade imediata.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.