02/08/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Professor com estas atividades pretendemos que o aluno consiga:
-Comprovar, através de experimentações, como o ar exerce pressão.
-Conhecer as propriedades do ar.
-Vivenciar uma experiência científica.
-Estimular a curiosidade e o espírito investigativo.
-Coletar, transportar, conservar e transvasar líquidos.
Professor é fundamental que você resgate as hipóteses que seus alunos têm sobre o ar que respiramos. Esta é uma etapa importante do trabalho.
É importante que seus alunos estejam no nível alfabético da escrita, mas caso você tenha na sala algum aluno que ainda não produz pequenos textos, acompanhe-o de perto e aproveite a atividade para desafiá-lo em suas hipóteses, pois esta é uma atividade significativa e com certeza vai motivá-lo. Veja a seguir.
Professor nossa aula está estruturada em três atividades integradas.Veja a seguir.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos
-Professor crie um ambiente de curiosidade, estimule seu aluno a pensar no assunto da aula.
-Comece uns dias antes conversando com os alunos sobre o ambiente em que vivemos e o ar que respiramos.
-No dia desta atividade se vista como um cientista tradicional, ou seja, coloque um “jaleco branco”
. Ao chegar à sala se apresente como cientista pesquisador e convoque seus alunos para serem seus auxiliares na tarefa de descobrir como é o ar que respiramos e como ele exerce pressão. Para isto, instigue-os questionando:
- O que é pressão atmosférica?
-Defina com os alunos os combinados da aula, pois toda experiência científica precisa de planejamento, atenção e cuidado.
-Professor antes de iniciar a aula, organize e leve para a sala todos os materiais que irá utilizar na experiência.
Recursos materiais que vamos utilizar:
- 1 garrafa pet com furos finos no fundo, cheia de água e bem fechada.
- 1 garrafa pet transparente, igual a anterior, mas sem furos.
- 1 copo com água e um pedaço de papel.
- 1 canudinho de refrigerante.
- 1 vasilha com água transparente.
Discutindo o tema: levantando hipóteses:
- Professor discuta coletivamente sobre o tema da aula;
Deixe que os alunos levantem hipóteses sobre; a cor, o cheiro, o peso, se pode pegar ou não o ar.
Hipótese: é uma provável teoria, mas ainda não demonstrada, uma suposição admissível.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipóteses
Faça o registro das hipóteses na lousa, organizando as falas dos alunos e peça que registrem no caderno.
Imagem 1- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06
Levante questionamentos sobre como o ar exerce pressão.
-Solicite que procurem no dicionário o significado da palavra pressão.
- Pressão atmosférica - é a pressão exercida pela atmosfera num determinado ponto. É a força por unidade de área, exercida pelo ar contra uma superfície. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Press%C3%A3o_atmosf%C3%A9rica
EXPERIMENTANDO: usando o canudinho
-Professor desperte o interesse da turma colocando que a experiência do canudinho poderá comprovar ou não as suas hipóteses sobre a pressão do ar. Solicite a ajuda de um aluno;
Observe se concluiram que o ar pressionou a água quando o aluno destampou a extremidade superior do canudinho fazendo-a cair.
Imagem 2- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos
EXPERIMENTANDO: usando copo, água e papel.
Pergunte: o que aconteceu com a água.
A partir da primeira experiência vários alunos já levantarão a hipótese da pressão do ar.
Ouça todas as conclusões e verifique se concluíram que o ar exerceu pressão para que a água não caisse.
Solicite o registro no caderno:
Imagem 2- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos
-Professor leve para sala de aula:
-Professor ao iniciar esta experiência levante a garrafa sem furos e questione os alunos sobre as características da garrafa (cor, tamanho, forma...).
-Solicite que um aluno vá até a frente e destampe a garrafa. Pergunte o que aconteceu. Eles irão comprovar que nada aconteceu.
-Levante a garrafa com furos com cuidado, questione sobre as características dela. Após eles concluirem que é exatamente igual à anterior passe a garrafa para outro aluno e peça que a destampe. Eles irão se assustar ao perceberem que ela estava furada, pois vazará como um chuveiro. Neste momento a hipótese da pressão do ar predominará.
Imagem 2- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06
-Professor a avaliação deve permear todo processo, pois é através dela que você poderá verificar se os alunos atingiram os objetivos propostos.
-Observe o envolvimento dos alunos no decorrer das experiências e ao relatarem suas conclusões verifique se compreenderam que o ar exerce pressão e como isto acontece.
-Para avaliar se os alunos compreenderam o processo vivenciado, acompanhe e registre suas observações.
- Verifique também se eles se envolveram e se seus objetivos foram alcançados.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!