Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


VIVENCIANDO E APRENDENDO: AS PROPRIEDADES DO AR

 

02/08/2010

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Professor com estas atividades pretendemos que o aluno consiga:  

-Comprovar, através de experimentações, como o ar exerce pressão.

-Conhecer as propriedades do ar.

-Vivenciar uma experiência científica.

-Estimular a curiosidade e o espírito investigativo.

-Coletar, transportar, conservar e transvasar líquidos.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos - 3 (três) atividades de 60minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Professor é fundamental que você resgate as hipóteses que seus alunos têm sobre o ar que respiramos. Esta é uma etapa importante do trabalho.

É importante que seus alunos estejam no nível alfabético da escrita, mas caso você tenha na sala algum aluno que ainda não produz pequenos textos, acompanhe-o de perto e aproveite a atividade para desafiá-lo em suas hipóteses, pois esta é uma atividade significativa e com certeza vai motivá-lo. Veja a seguir.

Estratégias e recursos da aula

Professor nossa aula está estruturada em três atividades integradas.Veja a seguir.  

 1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos  

 -Professor crie um ambiente de curiosidade, estimule seu aluno a pensar no assunto da aula.

 -Comece uns dias antes conversando com os alunos sobre o ambiente em que vivemos e o ar que respiramos.

-No dia desta atividade se vista como um cientista tradicional, ou seja, coloque um “jaleco branco”

. Ao chegar à sala se apresente como cientista pesquisador e convoque seus alunos para serem seus auxiliares na tarefa de descobrir como é o ar que respiramos e como ele exerce pressão. Para isto, instigue-os questionando:

 - O que é pressão atmosférica?

-Defina com os alunos os combinados da aula, pois toda experiência científica precisa de planejamento, atenção e cuidado.

-Professor antes de iniciar a aula, organize e leve para a sala todos os materiais que irá utilizar na experiência.   

Recursos materiais que vamos utilizar:   

- 1 garrafa pet com furos finos no fundo, cheia de água e bem fechada.

 - 1 garrafa pet transparente, igual a anterior, mas sem furos.

- 1 copo com água e um pedaço de papel.

- 1 canudinho de refrigerante.

 - 1 vasilha com água transparente.     

Discutindo o tema: levantando hipóteses:  

- Professor discuta coletivamente sobre o tema da aula;

  • Como é o ar que está no ambiente?
  • Quais são suas características?
  • O  que é pressão atmosférica?

Deixe que os alunos levantem hipóteses sobre; a cor, o cheiro, o peso, se pode pegar ou não o ar.

 Hipótese:   é uma provável teoria, mas ainda não demonstrada, uma suposição admissível.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipóteses 

Faça o registro das hipóteses na lousa, organizando as falas dos alunos e peça que registrem no caderno.  

Imagem 1- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06   

Levante questionamentos sobre como o ar exerce pressão.  

-Solicite que procurem no dicionário o significado da palavra pressão.

- Pressão atmosférica - é a pressão exercida pela atmosfera num determinado ponto. É a força por unidade de área, exercida pelo ar contra uma superfície. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Press%C3%A3o_atmosf%C3%A9rica      

 EXPERIMENTANDO: usando o canudinho   

-Professor desperte o interesse da turma colocando que a experiência do canudinho poderá comprovar ou não as suas hipóteses sobre a pressão do ar. Solicite a ajuda de um aluno;

  • Peça que pegue um canudinho e mergulhe na água e deixe que entre água nele e o retire.  
  • Repita com vários alunos, dando a oportunidade de vivenciarem a atividade.
  • Questione os alunos sobre o que aconteceu. Em seguida dê a mesma orientação a outro aluno;
  • Peça que ele tampe a extremidade superior do canudinho com o dedo e o levante em seguida.
  • Quando estiver acima do recipiente com água a vista de todos os alunos, solicite que solte o dedo.
  •  A água que estava presa no canudinho irá cair.  Novamente repita a atividade com outros alunos.
  • Questione-os sobre o que aconteceu, sem tampar uma das extremidades e quando tampou e destampou em cima o que aconteceu?
  • Organize a discussão e peça que registrem a conclusão.

Observe se concluiram que o ar pressionou a água quando o aluno destampou a extremidade superior do canudinho fazendo-a cair.

Imagem 2- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06   

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos  

 EXPERIMENTANDO: usando copo, água e papel.   

  • Encha um copo com água, coloque um papel na borda.
  • Convide um aluno e peça que ele aperte o papel.
  • Em seguida, solicite que vire o copo para baixo e o segure.
  • Retire a mão que segurava o papel.

Pergunte: o que aconteceu com a água.  

 A partir da primeira experiência vários alunos já levantarão a hipótese da pressão do ar.

Ouça todas as conclusões e verifique se concluíram que o ar exerceu pressão para que a água não caisse.

  Solicite o registro no caderno:

Imagem 2- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06   

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos   

-Professor leve para sala de aula:

  • 1  garrafa pet com alguns furos (feitos com prego fino) no fundo, cheia de água e bem tampada. Ao transportá-la, coloque em um recipiente (bandeja, balde.) para não correr o risco dos alunos perceberem os furos antes da experiência.
  • Outra garrafa pet igual à anterior, cheia de água, mas sem furos e tampada.

-Professor ao iniciar esta experiência levante a garrafa sem furos e questione os alunos sobre as características da garrafa (cor, tamanho, forma...).

-Solicite que um aluno vá até a frente e destampe a garrafa. Pergunte o que aconteceu. Eles irão comprovar que nada aconteceu.

-Levante a garrafa com furos com cuidado, questione sobre as características dela. Após eles concluirem que é exatamente igual à anterior passe a garrafa para outro aluno e peça que a destampe. Eles irão se assustar ao perceberem que ela estava furada, pois vazará como um chuveiro. Neste momento a hipótese da pressão do ar predominará.

Imagem 2- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06

Recursos Complementares
Avaliação

-Professor a avaliação deve permear todo processo, pois é através dela que você poderá verificar se os alunos atingiram os objetivos propostos.

-Observe o envolvimento dos alunos no decorrer das experiências e ao relatarem suas conclusões verifique se compreenderam que o ar exerce pressão e como isto acontece.

-Para avaliar se os alunos compreenderam o processo vivenciado, acompanhe e registre suas observações.

- Verifique também se eles se envolveram e se seus objetivos foram alcançados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.