07/02/2011
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Esta aula fará mais sentido para as crianças se elas estiverem estudando sobre as abelhas.
Atividade: Reconhecer a importância das abelhas na vida do homem.
1º Momento: Conversando sobre a importância das abelhas na vida do homem.
O professor inicia a aula conversando com as crianças para diagnosticar seus conhecimentos prévios em relação a importância das abelhas na vida do homem.As questões podem está relacionadas aos produtos que beneficiam a vida do homem, bem como sua função na natureza. Tal conversa é orientada por questionamentos como:
A medida que as crianças vão expondo suas ideias, o professor anota em um cartaz que será utilizado ao final da atividade como forma de confrontar as ideias iniciais e as novas descobertas realizadas por elas.
2º Momento: Pesquisando em diferentes fontes de informações
Com o objetivo de incentivar a pesquisa o professor irá pesquisar, junto com as crianças, materiais que contribuam com o estudo. Para isso, poderá levar as crianças a pesquisarem na biblioteca da escola, na internet e em diferentes livros (previamente selecionados) sobre a importância das abelhas na vida do homem e para a natureza. Sugerimos abaixo alguns sites nos quais os alunos poderão realizar suas pesquisas.
http://www.angelfire.com/wy/shangrila/produtos.html
http://www.saudeanimal.com.br/abelha8.htm
3º Momento: Nomeando produtos fabricados pelas abelhas
Após a pesquisa, o professor deverá trazer imagens dos produtos pesquisados e solicitar que as crianças produzam uma lista, coletivamente, destacando os produtos produzidos pelas abelhas e que são utilizados pelo homem no seu dia a dia. Em seguida deverá realizar uma leitura coletiva com as crianças e solicitar que estas registrem, através do desenho e da escrita, alguns desses produtos.
MEL
fonte: http://thumbs.dreamstime.com/thumb_111/1168376548WS9c5H.jpg
CERA
Fonte: http://lh3.ggpht.com/_RlCez5hb3Ak/SS7GqwkB3xI/AAAAAAAAARI/ZiWByqwAV8g/cera_pura_thumb%5B2%5D.jpg
PÓLEN:
4º Momento: A relação de interdependência entre as abelhas e o homem.
Ao final da atividade poderá ser montado um painel coletivo utilizando os desenhos produzidos pelas crianças; para isso o professor dividirá as crianças em pequenos grupos nos quais serão discutidos a importância dos produtos produzidos pelas abelhas para a vida do homem e a função que elas exercem na natureza. Após a discussão cada grupo elegerá um escriba que terá a função de escrever uma legenda com as informações discutidas sobre o produto ilustrado.
Em seguida o professor retomará as questões iniciais da aula e discutirá com as crianças que dúvidas ainda permanecem e quais descobertas foram realizadas para que seja construído um texto coletivo, destacando as relações de interdependência entre as abelhas e o homem.
Avaliar se as crianças conseguiram:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!