Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As abelhas e seus produtos na vida do homem

 

07/02/2011

Autor e Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Nomear os produtos que as abelhas fabricam nas colméias;
  • identificar o uso destes produtos pelo homem;
  • reconhecer que é necessário uma relação de interdependência entre as abelhas e o homem.
Duração das atividades
A atividade será dividida em quatro momentos com duração de 15 a 20 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula fará mais sentido para as crianças se elas estiverem estudando sobre as abelhas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade: Reconhecer a importância das abelhas na vida do homem.

1º Momento: Conversando sobre a importância das abelhas na vida do homem.

O professor inicia a aula conversando com as crianças para diagnosticar seus conhecimentos prévios em relação a importância das abelhas na vida do homem.As questões podem está relacionadas aos produtos que beneficiam a vida do homem, bem como sua função na natureza. Tal conversa é orientada por questionamentos como:

  • Vocês sabiam que as abelhas produzem alguns produtos que são utilizados pelo homem?
  • Conhecem algum alimento produzido pelas abelhas?
  • Como as abelhas produzem esses produtos?
  • Como o homem os utiliza?
  • Será que o homem ajuda as abelhas na produção desses produtos?

A medida que as crianças vão expondo suas ideias, o professor anota em um cartaz que será utilizado ao final da atividade como forma de confrontar as ideias iniciais e as novas descobertas realizadas por elas.

2º Momento: Pesquisando em diferentes fontes de informações

Com o objetivo de incentivar a pesquisa o professor irá pesquisar, junto com as crianças, materiais que contribuam com o estudo. Para isso, poderá levar as crianças a pesquisarem na biblioteca da escola, na internet e em diferentes livros (previamente selecionados) sobre a importância das abelhas na vida do homem e para a natureza. Sugerimos abaixo alguns sites nos quais os alunos poderão realizar suas pesquisas.

http://www.angelfire.com/wy/shangrila/produtos.html

http://www.saudeanimal.com.br/abelha8.htm

3º Momento: Nomeando produtos fabricados pelas abelhas

Após a pesquisa, o professor deverá trazer imagens dos produtos pesquisados e solicitar que as crianças produzam uma lista, coletivamente, destacando os produtos produzidos pelas abelhas e que são utilizados pelo homem no seu dia a dia. Em seguida deverá realizar uma leitura coletiva com as crianças e solicitar que estas registrem, através do desenho e da escrita, alguns desses produtos.

MEL 

 

fonte: http://thumbs.dreamstime.com/thumb_111/1168376548WS9c5H.jpg

CERA

Fonte: http://lh3.ggpht.com/_RlCez5hb3Ak/SS7GqwkB3xI/AAAAAAAAARI/ZiWByqwAV8g/cera_pura_thumb%5B2%5D.jpg

PÓLEN:

Fonte: http://lh4.ggpht.com/_RlCez5hb3Ak/SS7GnFSxhxI/AAAAAAAAAQ4/txorlCohpTs/frasco-de-polen-220gr_thumb%5B2%5D.jpg  

4º Momento: A  relação de interdependência entre as abelhas e o homem.

Ao final da atividade poderá ser montado um painel coletivo utilizando os desenhos produzidos pelas crianças; para isso o professor dividirá as crianças em pequenos grupos nos quais serão discutidos a importância dos produtos produzidos pelas abelhas para a vida do homem e a função que elas exercem na natureza. Após a discussão cada grupo elegerá um escriba que terá a função de escrever uma legenda com as informações discutidas sobre o produto ilustrado.

Em seguida o professor retomará as questões iniciais da aula e discutirá com as crianças que dúvidas ainda permanecem e quais descobertas foram realizadas para que seja construído um texto coletivo, destacando as relações de interdependência entre as abelhas e o homem.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:

  • Reconhecer a importância das abelhas na vida do homem;
  • nomear alguns produtos produzidos pelas abelhas;
  • identificar o uso dos produtos feitos pelo homem;
  • despertar o interesse pelo tema abordado.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.