17/02/2011
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Para vivenciar esta aula é interessante que os alunos já tenham vivenciado discussões iniciais sobre abelhas. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através das aulas, apresentada neste portal, intituladas "Identificando uma abelha" e "Conhecendo outros insetos que visitam as flores".
1º Momento: O professor poderá trazer para sala imagens de insetos semelhantes às abelhas como marimbondos/vespas e realizar alguns questionamentos.
Que inseto é esse? Será que é uma abelha?
Será que ele morde/ferroa?
Como será sua moradia?
Será que ele também produz mel?
Marimbondos/Vespas:
FONTE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000172/0000005565.jpg
O professor vai registrando as ideias iniciais das crianças para que elas sejam confrontadas ao final da aula/pesquisa.
2° Momento:
Após serem registradas as ideias iniciais, o professor irá pesquisar junto com as crianças as características essenciais e suficientes para identificar uma abelha e também um marimbondo. À medida que novos conhecimentos forem sendo adquiridos, as novas informações irão sendo registradas através de textos informativos produzidos pelas crianças, tendo o professor como escriba. Os textos serão montados a partir de pesquisas realizadas através das leituras de livros e na internet pelo professor junto com as crianças.
3° Momento:
O professor irá discutir com os alunos algumas características dos marimbondos/vespas e montar um quadro comparativo entre eles e as abelhas, analisando esses insetos também a partir da analise das imagens, destacando características de ambos, bem como argumentando sobre as semelhanças e diferenças entre abelhas e marimbondos, como no exemplo abaixo:
|
ABELHAS |
MARIMBONDOS |
CARACTERÍSTICAS |
O mel pode ser consumido pelos seres humanos |
O mel produzido não pode ser consumido pelos seres humanos. Esse é consumido pelos próprios insetos. |
|
|
|
4º Momento:
Em roda, o professor deverá discutir com as crianças as características desses dois insetos (abelhas e marimbondos) e solicitar que elas os representem, como também seu habitat utilizando-se de materiais diversos como argila, massinha, palitos, entre outros. Durante a confecção das esculturas o professor deve orientar individualmente as crianças para que produza esculturas o mais aproximado possível da realidade. Depois devem organizar na sala um "cantinho dos insetos" com a exposição dos trabalhos das crianças.
http://www.youtube.com/watch?v=7K9CcQHARQc&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=5Q0Mq-ZStcY&feature=related
http://www.vivaterra.org.br/insetos_3.htm
http://www.youtube.com/watch?v=5Q0Mq-ZStcY&feature=related
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/resultadoBusca.html?tipo=RAPIDA&busca=abelha#resultado
Avaliar se as crianças conseguiram:
·organizar suas falas para expressar suas impressões;
·despertar interesse pelo tema abordado;
·destacar as características essenciais e suficientes das abelhas e marimbondos;
·destacar semelhanças e diferenças entre esses insetos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!