Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Já vi outros bichos parecidos com as abelhas!

 

17/02/2011

Autor e Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descrever as características dos animais que se assemelham a abelha;
  • perceber as propriedades necessárias e suficientes para definir uma abelha;
Duração das atividades
A aula será dividida em quatro momentos de 15 a 20 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula é interessante que os alunos já tenham vivenciado discussões iniciais sobre abelhas. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através das aulas, apresentada neste portal, intituladas "Identificando uma abelha" e "Conhecendo outros insetos que visitam as flores".

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: O professor poderá trazer para sala imagens de insetos semelhantes às abelhas como marimbondos/vespas e realizar alguns questionamentos.

Que inseto é esse? Será que é uma abelha?

Será que ele morde/ferroa?

Como será sua moradia?

Será que ele também produz mel?

Marimbondos/Vespas:

FONTE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000172/0000005565.jpg

O professor vai registrando as ideias iniciais das crianças para que elas sejam confrontadas ao final da aula/pesquisa.

2° Momento:

Após serem registradas as ideias iniciais, o professor irá pesquisar junto com as crianças as características essenciais e suficientes para identificar uma abelha e também um marimbondo. À medida que novos conhecimentos forem sendo adquiridos, as novas informações irão sendo registradas através de textos informativos produzidos pelas crianças, tendo o professor como escriba. Os textos serão montados a partir de pesquisas realizadas através das leituras de livros e na internet pelo professor junto com as crianças.

3° Momento:

O professor irá discutir com os alunos algumas características dos marimbondos/vespas e montar um quadro comparativo entre eles e as abelhas, analisando esses insetos também a partir da analise das imagens, destacando características de ambos, bem como argumentando sobre as semelhanças e diferenças entre abelhas e marimbondos, como no exemplo abaixo:

 

ABELHAS

MARIMBONDOS

CARACTERÍSTICAS

O mel pode ser consumido pelos seres humanos

O mel produzido não pode ser consumido pelos seres humanos. Esse é consumido pelos próprios insetos.  

 

 

 

4º Momento:

Em roda, o professor deverá discutir com as crianças as características desses dois insetos (abelhas e marimbondos) e solicitar que elas os representem, como também seu habitat utilizando-se de materiais diversos como argila, massinha, palitos, entre outros. Durante a confecção das esculturas o professor deve orientar individualmente as crianças para que produza esculturas o mais aproximado possível da realidade. Depois devem organizar na sala um "cantinho dos insetos" com a exposição dos trabalhos das crianças.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:

·organizar suas falas para expressar suas impressões;

·despertar  interesse pelo tema abordado;

·destacar as características essenciais e suficientes das abelhas e marimbondos;

·destacar semelhanças e diferenças entre esses insetos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.