Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Identificando uma abelha

 

24/06/2010

Autor e Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Observar as características da abelha;
  • destacar as características físicas externas da abelha, nomeando-as: (cabeça,  antenas, tórax, abdômen,  patas);
  • vivenciar o jogo simbólico e a dramatização.
Duração das atividades
A atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração de 15 a 20 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As crianças necessitam, para esta aula, ter conhecimentos prévios sobre a abelha.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1- Diagnosticar o conhecimento inicial que as crianças têm sobre as abelhas.

1° Momento-  Observar as características das abelhas a partir da leitura de imagens,  procurando nomeá-las de acordo com o conhecimento de mundo que possuem.

O professor inicia o diagnóstico dos conhecimentos das crianças sobre as abelhas, usando como recurso,  imagens e solicitando que as crianças as observem e descrevam o que vêem. Nesse momento, o professor assume o papel de escriba e registra as observações/impressões das crianças.

Fonte: http://cienciactiva.files.wordpress.com/2009/06/abelha.jpg 

Fonte: http://www.brasilescola.com/upload/e/abelha.jpg

Também pode realizar alguns questionamentos como: 

  • Vocês conhecem esse animal? Já viram algum?
  • Como é o corpo desse animal?
  • O que ele está fazendo?

2º momento – Registrando as primeiras impressões

Após a observação das imagens, o professor irá listar no quadro as características destacadas pelas crianças e solicita que elas registrem através do desenho, o que foi observado.

3° Momento- Reconhecer a abelha como um animal que possui características que lhe são próprias.

Solicite às crianças que pesquisem em casa, junto aos pais, matariais de pesquisa para descobrir informações sobre as abelhas .É importante que o professor envie um bilhete evidenciando o tema para a pesquisa. No dia seguinte, na roda, o professor deverá ler junto com as crianças o material trazido por elas solictando, primeiramente, que elas apresentem o material trazido.

Em seguida o professor deverá montar um cartaz com uma imagem ampliada de um abelha, como no exemplo abaixo, e a medida que forem sendo realizadas novas descobertas em relação as características físicas das abelhas, o professor irá colocando etiquetas para nomear as partes do corpo deste animal.

 

Fonte: http://www.abelha.com.br/historia/abelha12.gif

4° Momento: Brincar de ser abelha

Utilizando o jogo simbólico as crianças irão “brincar de ser abelha” como uma representação da realidade vivenciada pelas crianças; desenvolvendo assim, a habilidade de improvisação. O professor deve combinar com as crianças como será essa vivência e  à medida que elas forem desenvolvendo a brincadeira, o professor deverá conduzir as ações das crianças através de questionamentos. Por exemplo: Como as abelhas se movem? Como elas comem? Como elas trabalham?, dentre outros questionamentos. Ao término desta atividade, o professor faz uma grande roda e avalia, pedindo para as crianças dizerem como se sentiram fazendo o papel de abelhas, quais as dificuldades encontradas etc.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:

  • Observar e destacar as caracteristicas das abelhas expressando-se através da oralidade;
  • registrar através do desenho as abelhas, expressando as suas características;
  • utilizar o jogo simbólico para expressar seus conhecimentos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.