24/06/2010
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
As crianças necessitam, para esta aula, ter conhecimentos prévios sobre a abelha.
ATIVIDADE 1- Diagnosticar o conhecimento inicial que as crianças têm sobre as abelhas.
1° Momento- Observar as características das abelhas a partir da leitura de imagens, procurando nomeá-las de acordo com o conhecimento de mundo que possuem.
O professor inicia o diagnóstico dos conhecimentos das crianças sobre as abelhas, usando como recurso, imagens e solicitando que as crianças as observem e descrevam o que vêem. Nesse momento, o professor assume o papel de escriba e registra as observações/impressões das crianças.
Fonte: http://cienciactiva.files.wordpress.com/2009/06/abelha.jpg
Fonte: http://www.brasilescola.com/upload/e/abelha.jpg
Também pode realizar alguns questionamentos como:
2º momento – Registrando as primeiras impressões
Após a observação das imagens, o professor irá listar no quadro as características destacadas pelas crianças e solicita que elas registrem através do desenho, o que foi observado.
3° Momento- Reconhecer a abelha como um animal que possui características que lhe são próprias.
Solicite às crianças que pesquisem em casa, junto aos pais, matariais de pesquisa para descobrir informações sobre as abelhas .É importante que o professor envie um bilhete evidenciando o tema para a pesquisa. No dia seguinte, na roda, o professor deverá ler junto com as crianças o material trazido por elas solictando, primeiramente, que elas apresentem o material trazido.
Em seguida o professor deverá montar um cartaz com uma imagem ampliada de um abelha, como no exemplo abaixo, e a medida que forem sendo realizadas novas descobertas em relação as características físicas das abelhas, o professor irá colocando etiquetas para nomear as partes do corpo deste animal.
Fonte: http://www.abelha.com.br/historia/abelha12.gif
4° Momento: Brincar de ser abelha
Utilizando o jogo simbólico as crianças irão “brincar de ser abelha” como uma representação da realidade vivenciada pelas crianças; desenvolvendo assim, a habilidade de improvisação. O professor deve combinar com as crianças como será essa vivência e à medida que elas forem desenvolvendo a brincadeira, o professor deverá conduzir as ações das crianças através de questionamentos. Por exemplo: Como as abelhas se movem? Como elas comem? Como elas trabalham?, dentre outros questionamentos. Ao término desta atividade, o professor faz uma grande roda e avalia, pedindo para as crianças dizerem como se sentiram fazendo o papel de abelhas, quais as dificuldades encontradas etc.
Avaliar se as crianças conseguiram:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!