Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Jacaré, larga do meu pé, deixa de ser chato”: o jacaré na literatura.

 

20/05/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Maria Cunha Aguiar Maia
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo; Aline Constância de Figueiredo e Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Manter contato com livros de literatura infanto-juvenil que falem de jacarés.  

- Conhecer músicas e poesias que tratem deste tema.

- Desenvolver a leitura e escrita utilizando diferentes gêneros textuais.

Duração das atividades
Quatro momentos de aproximadamente 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, é importante que as crianças estejam estudando o tema jacaré para que se mostrem interessadas nos livros e músicas que tratam deste animal.

Estratégias e recursos da aula

Para realização desta aula o professor deve, antecipadamente, fazer uma visita à biblioteca da escola para recolher a maior quantidade de livros de literatura que se referem ao jacaré.

 Na roda inicial, o professor deve espalhar no centro desta, todos os livros recolhidos na bioblioteca e permitir que as crianças os manuseiem por um tempo. Em seguida, para perceber se as crianças já conseguem desenvolver estratégias de leitura, como antecipação, inferência ou até mesmo a decodificação, deve perguntar de que tratam eles. Ouvir as respostas das crianças e continuar formulando perguntas que provoquem uma observação maior por parte das crianças, quanto ao conteúdo (textos e ilustrações dos livros).

Livros sugeridos:

Disponível em: http://www.editorabiruta.com.br/sysimgs/1220619034o_jacare_bile_05_09.jpg 

Disponível em:  http://2.bp.blogspot.com/_Wz3owhFiIvw/SsfMBgfG-HI/AAAAAAAAASk/XX2 DxLrjuFE/s200/A+tartaruga+e+o+Jacar%C3%A9+1.jpg 

Disponível em: http://www.traca.com.br/livro/138249/jacares-quem-diria  

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_fcbjcnGWTHU/SkvbMPgbF7I/AAAAAAAAAQs/_djP2XT38nA/s320/O+JACARE+E+O+SAPO.jpg   

1º Momento: Pedir que as crianças escolham um dos livros para ser lido no grupo. Depois da leitura feita, a professora deve comprovar junto com as crianças, suas hispóteses iniciais a respeito do que tratava o livro. As crianças devem ser encorajadas a falar sobre a comprovação ou não, de suas hipóteses. Terminado este momento, a professora deve pedir que as crianças representem, com desenho e escrita, a história que acabaram de ouvir. De volta à roda, as crianças socializam suas produções umas para as outras e a professora faz as intervenções e mediações necessárias. Os livros de literatura trabalhados neste momento devem permanecer na sala, no "cantinho da história", até terminar este tema de estudo, para que as crianças possam voltar a eles se/e quando desejarem.

2º Momento: Numa outra aula, a professora deve selecionar poesias que falem de jacarés, levar para roda e ler para as crianças. Depois, a professora deve fazer uma discussão sobre a estrutura do texto de uma poesia, enfatizando sua forma e características. Pode aproveitar para trabalhar palavras que rimem e comparar com os textos narrativos já trabalhados na sala. Em seguida, pedir que as crianças criem ilustrações para as poesias trabalhadas e propor que, num momento posterior, quando as crianças tiverem memorizado as poesias trabalhadas, realizar um sarau poético e apresentar para uma turma da escola.

Sugestões de poesias:

Poema Chatice de José Paulo Paes, disponível em. http://baudashistoriasepoemas.blogspot.com/2010/04/poemas-de-jose-paulo-paes.html 

Poema Animais de Gabriel Queiroz Rodrigues, disponível em:

http://www.geracaoraizes.com.br/Projetos/Arquivos/poesias_site.pdf  

Poema Os dentes do jacaré, disponível em:

http://www.ciberpoesia.com.br/zoom/zoom.swf 

Poema Tartaruga e jacaré de Regina Sormani, disponível em:

http://vivaolivroinfantil.blogspot.com/2010/05/viva-poesia-tartaruga-e-jacare.html 

3º Momento: Quando as crianças conseguirem falar estas poesias de cor, a professora deve convidá-las a organizar e marcar o dia do sarau poético. A turma pode confeccionar, com a mediação da professora, um convite para a turma que será convidada. No momento da produção do convite, a professora deve chamar atenção para os detalhes que não podem faltar no seu texto, para que o outro grupo saiba para que está sendo convidado, bem como o dia, hora e local da atividade. Convite entregue, poesias decoradas, é hora da realização do sarau. De volta à sala, avaliar junto com as crianças a atividade realizada, os sentimentos despertados, como: medo, vergonha, prazer, felicidade etc.

4º Momento: A professora deve fazer uma sondagem para perceber se as crianças conhecem alguma música que fale de jacarés. Se houver alguma criança que conheça, pedir para ensinar a letra da música e a melodia ao grupo. Se nenhuma criança conhecer músicas sobre o jacaré, a professora pode apresentar a música "O jacaré" (vê site indicado abaixo), trabalhar a letra, a melodia e as possibilidades de expressão e movimento oferecidas por ela.

 http://www.youtube.com/watch?v=KtUXKsWsZvg&feature=related

Com esta aula, as crianças podem compreender que há muitas formas de aprender sobre um tema e que uma delas é pela via da literatura, da música e da poesia. Que estes diferentes textos têm caracterísitcas e formas distintas, permitindo diferentes formas de expressão, sendo também, fontes de conhecimento. 

Recursos Complementares
Avaliação

Com esta aula é possível avaliar o nível de interesse e as estratégias de leitura desenvolvidas pelas crianças em relação aos livros de literatura infanto-juvenil que falam de jacarés; o desejo das crianças em aprender as poesias e o envolvimento destas no sarau poético, bem como se demonstram interesse em cantar e executar movimentos para a música trabalhada.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Eneide soares do nascimento, E.EST. Profº Paulo Freire , Rio Grande do Norte - disse:
    eneidesoaresdasilva@hotmail.com

    21/09/2011

    Cinco estrelas

    muito boa sugestão de aula,toda contextualizada,embasada em conhecimentos prévios das crianças.parabéns! Dá pra seguir a mesma estratégia com temas diversos. Com certeza a incorporarei a minha prática. obrigada!


  • Ivete Gottardi da Silva, Escola Municipal Bairro Antena , Santa Catarina - disse:
    ivetegps@hotmail.com

    05/09/2011

    Cinco estrelas

    Bom dia, Ana! Sou Professora efetiva na Escola Municipal Bairro Antena, habilitada em Pedagogia Séries Iniciais e Educação Infantil. Trabalho na Educação há 28 anos e minhas aulas são preparadas de forma semelhante ao que você apresentou. Com muitas histórias, declamações, encenações..., procurando sempre aumentar o gosto pela leitura e formando assim bons leitores. Parabenizo seu trabalho! Abços! Ivete Gottardi da Silva


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.