11/06/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
a) Construir um conceito para ilusionismo ou mágica;
b) Aprender a realizar alguns tipos de mágicas.
Conhecimentos tratados na aula:"Identificando as práticas corporais presentes no circo". http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18907
Atividade 1: “O que é mágica ou ilusionismo”?
Iniciar aula apresentando para a turma os seguintes vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=99YZLZewDx8
http://www.youtube.com/watch?v=X5S1j6v4qPo
Após apreciação do vídeo, questionar às cianças o que elas acharam dos vídeos, se o que elas assistiram era real ou não e o que aconteceu então. O professor poderá questionar ainda:
1) Será que o homem foi realmente cortado ao meio?
2) Como é possível alguém trocar de roupa tão rápido?
Neste momento, destacar que aprenderemos hoje sobre a arte da mágica ou do ilusionismo do circo, que como a própria palavra já indica, é a arte de entreter e sugestionar um público criando ilusões que confundem e surpreendem geralmente por darem a impressão de que algo impossível aconteceu, como se o executante tivesse poderes sobrenaturais. No entanto, esta ilusão da mágica é criada totalmente por meios naturais. Os praticantes desta atividade designam-se mágicos ou ilusionistas. Ou seja, por trás de toda mágica existe sempre um truque que explica como ela foi realizada.
Atividade 2: “Aprendendo os truques das mágicas”
Nesta atividade o professor poderá ensinar às crianças alguns turques de mágicas simples de serem executadas utilizando os vídeos abaixo relacionados:
http://www.youtube.com/watch?v=sPb6LMq9Ej4
http://www.youtube.com/watch?v=ab2_a7qkNBo
http://www.youtube.com/watch?v=LmXNQ4TdNCw
http://www.youtube.com/watch?v=2CChm_ZpTAU
http://www.youtube.com/watch?v=q7HdZI-ueq8
Após este momento, o professor poderá propor à turma um passeio pela escola para que eles apresentem suas mágicas para alunos de outras turmas, para professores e para funcionários da escola.
Atividade 3: “Criando minhas mágicas”
Nesta atividade, a proposta é motivar as crianças para criarem mágicas diferentes. O professor poderá oferecer materiais diversos tais como lenços, moedas, cartas de baralho, cartola de mágico, dentre outros.
Site sobre mágicas : http://magic-secret.altosdaweb.com/
Avaliação: “Registrando o que aprendemos”
1) Complete o texto abaixo utilizando as seguintes palavras:
IMPOSSÍVEL, ARTE, NATURAL, TRUQUE, ILUSÃO.
Mágica ou ilusionismo é a______________ de criar uma_____________ de que algo_______________ aconteceu. Mas, toda mágica tem um ____________, ou seja, uma forma_________________ de se realizar sem poderes sobrenaturais.
2) Faça um texto de instrução sobre como realizar uma das mágicas que você aprendeu hoje. (Essa atividade poderá ser feita em conjunto com a disciplina língua portuguesa).
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/11/2014
Cinco estrelasmuito bom
14/04/2011
Cinco estrelasGostei muito,conhecimento sempre deve ser passado adiante. Show de bola mesmo! Nota 1000.