Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo sobre a arte do ilusionismo

 

11/06/2010

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a) Construir um conceito para ilusionismo ou mágica;

b) Aprender a realizar alguns tipos de mágicas.

Duração das atividades
60 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos tratados na aula:"Identificando as práticas corporais presentes no circo".  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18907 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: “O que é mágica ou ilusionismo”?

Iniciar aula apresentando para a turma os seguintes vídeos: 

http://www.youtube.com/watch?v=99YZLZewDx8       

http://www.youtube.com/watch?v=X5S1j6v4qPo        

Após apreciação do vídeo, questionar às cianças o que elas acharam dos vídeos, se o que elas assistiram era real ou não e o que aconteceu então. O professor poderá questionar ainda:

1) Será que o homem foi realmente cortado ao meio?

2) Como é possível alguém trocar de roupa tão rápido?

Neste momento, destacar que aprenderemos hoje sobre a arte da mágica ou do ilusionismo do circo, que como a própria palavra já indica, é a arte de entreter e sugestionar um público criando ilusões que confundem e surpreendem geralmente por darem a impressão de que algo impossível aconteceu, como se o executante tivesse poderes sobrenaturais. No entanto, esta ilusão da mágica é criada totalmente por meios naturais. Os praticantes desta atividade designam-se mágicos ou ilusionistas. Ou seja, por trás de toda mágica existe sempre um truque que explica como ela foi realizada.

Atividade 2: “Aprendendo os truques das mágicas”  

 Nesta atividade o professor poderá ensinar às crianças alguns turques de mágicas simples de serem executadas utilizando os vídeos abaixo relacionados:

http://www.youtube.com/watch?v=sPb6LMq9Ej4    

http://www.youtube.com/watch?v=ab2_a7qkNBo   

http://www.youtube.com/watch?v=LmXNQ4TdNCw  

http://www.youtube.com/watch?v=2CChm_ZpTAU  

http://www.youtube.com/watch?v=q7HdZI-ueq8    

 Após este momento, o professor poderá propor à turma um passeio pela escola para que eles apresentem suas mágicas para alunos de outras turmas, para professores e para funcionários da escola.

Atividade 3: “Criando minhas mágicas”   

Nesta atividade, a proposta é motivar as crianças para criarem mágicas diferentes. O professor poderá oferecer materiais diversos tais como lenços, moedas, cartas de baralho, cartola de mágico, dentre outros.  

Recursos Complementares

 Site sobre mágicas : http://magic-secret.altosdaweb.com/ 

Avaliação

Avaliação: “Registrando o que aprendemos”   

1) Complete o texto abaixo utilizando as seguintes palavras:  

IMPOSSÍVEL, ARTE, NATURAL, TRUQUE, ILUSÃO.     

Mágica ou ilusionismo é a______________ de criar uma_____________ de que algo_______________ aconteceu. Mas, toda mágica tem um ____________, ou seja, uma forma_________________ de se realizar sem poderes sobrenaturais.  

 

2) Faça um texto de instrução sobre como realizar uma das mágicas que você aprendeu hoje. (Essa atividade poderá ser feita em conjunto com a disciplina língua portuguesa).

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.