Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Aprendendo a arte do malabarismo

 

26/05/2010

Autor y Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a) Conhecer as diferentes formas de malabarismo: de lançamento, de equilíbrio, de giro e de contato;

b) Identificar que a prática constante do malabarismo é elemento determinante para seu aprendizado e aperfeiçoamento;

c) Apreender rudimentos das técnicas do malabarismo de lançamento.

Duração das atividades
60 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos tratados na aula "Identificando as práticas corporais presentes no circo".  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18907 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Iniciar a aula dizendo à turma que aprenderemos uma nova arte circense: o malabarismo! Perguntar se eles sabem explicar o que é malabarismo. Neste momento, após as respostas dadas pelas crianças, o professor poderá, utilizando-se de elementos destacados pelas crianças, sintetizar a idéia de que malabarismo é a arte de manipular objetos com muita habilidade. Em seguida, convidará a turma para assistir aos vídeos abaixo relacionados, pedindo que eles prestem atenção nas formas como as pessoas fazem malabarismo.

http://www.youtube.com/watch?v=-f0dVkI0pms 

http://www.youtube.com/watch?v=fWikEVCT_OI 

http://www.youtube.com/watch?v=z3IfLaCUvB4   

http://www.youtube.com/watch?v=h22o6cDMH3g    

http://www.youtube.com/watch?v=Sb6fSyt1sCk  

Após apreciação dos vídeos, encaminhar as seguintes questões: 

1) Que tipos de objetos as pessoas usaram para fazer malabarismo?

2) O que elas fizeram com esses objetos? Que tipo de movimentos?

Após as respostas dadas pela turma, explicar que existem quatro tipos de malabarismo:  

De lançamento: onde a pessoa utiliza ações com os braços para lançar e receber objetos (bola, aros)

De equilíbrio: onde a pessoa consegue manter objetos em equilíbrio (clave, chapéu, bola, cadeira, bastões). 

De contato: onde a pessoa manipula um ou mais objetos, praticamente sem que este perca o contato com seu corpo (bola e contato, chapéu).

Giroscópico: onde a pessoa mantém um objeto girando o tempo todo de diferentes formas (diabolô, pratos, chapéu, iô iô) 

Atividade 2: Brincando de malabarismo 

Nesta atividade será proposto que as crianças criem formas de malabarismos.

a) Utilizando duas bolinhas pequenas: criar formas de lançar e agarrar (sozinho ou em grupo). 

b) Utilizando bolas maiores (tipo GR): criar formas de passar essa bola pelo corpo, sem perder o contato e nem o equilíbrio da mesma.

c) Utilizando claves, pequenos bastões ou chapéus: criar formas variadas de equilibrar esses objetos. 

d) Utilizando-se de pratos de plástico ou acrílico e/ou tampas de latas de tamanhos variados: criar formas de manter esses objetos girando (sobre a cabeça, sobre a ponta dos dedos, etc.).  

Atividade 3: Aprendendo uma técnica de malabarismo

Apresentar às crianças os vídeos abaixo e destacar que o desafio agora é aprender uma técnica de malabarismo de lançamento. Porém, para conseguir realizá-la será preciso insistir bastante, pois o malabarismo requer muita prática até conseguirmos.  

http://www.senhorpalhaco.com/videos 

Atividade 4: Avaliação

Quais são os tipos de malabarismo que aparecem nas imagens? 

http://www.funparty.pt/imagens/13.jpg

 acesso em 14/05/10

Malabarismo de :_____________________________________

http://3.bp.blogspot.com/_DxrLpKJqR24/SvsAa1qWVGI/AAAAAAAAAM4/x5P152elQSY/s400/MALABARES.jpg 

 acesso em 14/05/10

Malabarismo de :_____________________________________

http://farm3.static.flickr.com/2436/3881820998_a5e2e5065f.jpg  

 acesso em 14/05/10

Malabarismo de:______________________________________

http://2.bp.blogspot.com/_ID0osv_IarU/R-riqcs8hzI/AAAAAAAABbs/fNPtIWfDlFo/s400/plates.gif  

 acesso em 14/05/10

Malabarismo:________________________________________

Recursos Complementares

Livro: Introdução à pedagogia das atividades circenses. Marco Antônio Bortoleto (org) - Jundiaí, SP: Fontoura, 2008.

Avaliação

Atividade de número 4.

 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.