26/05/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
a) Conhecer as diferentes formas de malabarismo: de lançamento, de equilíbrio, de giro e de contato;
b) Identificar que a prática constante do malabarismo é elemento determinante para seu aprendizado e aperfeiçoamento;
c) Apreender rudimentos das técnicas do malabarismo de lançamento.
Conhecimentos tratados na aula "Identificando as práticas corporais presentes no circo". http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18907
Atividade 1:
Iniciar a aula dizendo à turma que aprenderemos uma nova arte circense: o malabarismo! Perguntar se eles sabem explicar o que é malabarismo. Neste momento, após as respostas dadas pelas crianças, o professor poderá, utilizando-se de elementos destacados pelas crianças, sintetizar a idéia de que malabarismo é a arte de manipular objetos com muita habilidade. Em seguida, convidará a turma para assistir aos vídeos abaixo relacionados, pedindo que eles prestem atenção nas formas como as pessoas fazem malabarismo.
http://www.youtube.com/watch?v=-f0dVkI0pms
http://www.youtube.com/watch?v=fWikEVCT_OI
http://www.youtube.com/watch?v=z3IfLaCUvB4
http://www.youtube.com/watch?v=h22o6cDMH3g
http://www.youtube.com/watch?v=Sb6fSyt1sCk
Após apreciação dos vídeos, encaminhar as seguintes questões:
1) Que tipos de objetos as pessoas usaram para fazer malabarismo?
2) O que elas fizeram com esses objetos? Que tipo de movimentos?
Após as respostas dadas pela turma, explicar que existem quatro tipos de malabarismo:
De lançamento: onde a pessoa utiliza ações com os braços para lançar e receber objetos (bola, aros)
De equilíbrio: onde a pessoa consegue manter objetos em equilíbrio (clave, chapéu, bola, cadeira, bastões).
De contato: onde a pessoa manipula um ou mais objetos, praticamente sem que este perca o contato com seu corpo (bola e contato, chapéu).
Giroscópico: onde a pessoa mantém um objeto girando o tempo todo de diferentes formas (diabolô, pratos, chapéu, iô iô)
Atividade 2: Brincando de malabarismo
Nesta atividade será proposto que as crianças criem formas de malabarismos.
a) Utilizando duas bolinhas pequenas: criar formas de lançar e agarrar (sozinho ou em grupo).
b) Utilizando bolas maiores (tipo GR): criar formas de passar essa bola pelo corpo, sem perder o contato e nem o equilíbrio da mesma.
c) Utilizando claves, pequenos bastões ou chapéus: criar formas variadas de equilibrar esses objetos.
d) Utilizando-se de pratos de plástico ou acrílico e/ou tampas de latas de tamanhos variados: criar formas de manter esses objetos girando (sobre a cabeça, sobre a ponta dos dedos, etc.).
Atividade 3: Aprendendo uma técnica de malabarismo
Apresentar às crianças os vídeos abaixo e destacar que o desafio agora é aprender uma técnica de malabarismo de lançamento. Porém, para conseguir realizá-la será preciso insistir bastante, pois o malabarismo requer muita prática até conseguirmos.
http://www.senhorpalhaco.com/videos
Atividade 4: Avaliação
Quais são os tipos de malabarismo que aparecem nas imagens?
http://www.funparty.pt/imagens/13.jpg
Malabarismo de :_____________________________________
http://3.bp.blogspot.com/_DxrLpKJqR24/SvsAa1qWVGI/AAAAAAAAAM4/x5P152elQSY/s400/MALABARES.jpg
Malabarismo de :_____________________________________
http://farm3.static.flickr.com/2436/3881820998_a5e2e5065f.jpg
Malabarismo de:______________________________________
http://2.bp.blogspot.com/_ID0osv_IarU/R-riqcs8hzI/AAAAAAAABbs/fNPtIWfDlFo/s400/plates.gif
Malabarismo:________________________________________
Livro: Introdução à pedagogia das atividades circenses. Marco Antônio Bortoleto (org) - Jundiaí, SP: Fontoura, 2008.
Atividade de número 4.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!