11/06/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
a) Reconhecer o tecido como uma atividade circense;
b) Aprender e vivenciar figuras básicas do tecido;
c) Criar figuras a partir do tecido com nó.
Não são necessários conhecimentos prévios específicos sobre esta temática.
Atividade 1: Conhecendo o tecido
Iniciar a aula destacando para a turma que aprenderemos hoje uma nova modalidade circense, que é um tipo de acrobacia aérea, ou seja, é feita fora do chão. Para tal, apresentaremos as seguintes imagens.
http://www.batuquedogato.com.br/circo/tecido/tecido01.jp acesso em 14/05/05/10
http://veja.abril.com.br/vejarj/051103/imagens/reportagemcapa_1.jpg acesso em 14/05/05/10
http://www.ciadecirco.com.br/web/fotos/show_aereo_tecido_acrobatico.jpg acesso em 14/05/10
Em seguida, questionar se eles conhecem essa atividade, se sabem como se chama e se já viram em algum lugar. Após as respostas da turma, destacar que trata-se de uma modalidade circense chamada de tecido aéreo. Dizer também que existem alguns tipos de tecido, mas, que nós vamos aprender com o tecido liso que tem duas partes iguais que serão usadas para fazer as figuras.
Atividade 2: Brincando no tecido
Nesta atividade o professor deverá fazer um nó no tecido - como mostram as imagens abaixo - para a realização das figuras com as crianças. Este nó deverá ser realizado numa altura de mais ou menos 1 metro do chão e sobre colchões para garantir a segurança. As figuras feitas a partir deste nó, são de fácil execução e mais indicadas para serem trabalhadas com crianças.
Figura 1- Balancinho
Nesta figura, a criança deverá posicionar-se de costas para o tecido segurando cada parte com uma das mãos e a partir de um impulso dado com as pernas e com a ajuda dos braços, sentar-se sobre o nó é brincar de balançar e girar.
Figura 2 – De pé no nó
Utilizando-se de uma alça que resulta do nó dado no tecido, a criança deverá segurar cada parte do tecido com as mãos (uma em cada parte) e apoiar um dos pés nesta alça. Em seguida, apoiar o outro pé no nó e ficar de pé no nó com as pernas esticadas (segurando agora o tecido mais acima).
Figura 3 – Casulo
Partindo da posição anterior (de pé no nó), a criança deverá posicionar-se de costas para uma das partes do tecido, elevar as mãos acima e atrás da cabeça e tentar abrir o tecido das costas até conseguir sentar-se (como em uma rede). Após abrir o tecido das costas, deverá abrir o da frente e manter-se “escondida” agachada dentro do casulo. Para sair do casulo, a criança deve ficar de pé novamente e descer pela alça do nó.
Figura 4 – De cabeça para baixo
Nesta atividade, a criança deverá posicionar-se de pé no chão de costas para tecido. O nó deverá ficar apoiado na altura da lombar da criança que deverá estar segurando as partes do tecido com as mãos. A partir de um impulso dado com as pernas a criança deverá lança-las trás, abertas, e por fora do tecido. É preciso destacar que nesta figura o importante é que as pernas (abertas e afastadas) fiquem na linha de visão do executante para evitar quedas. Quando a criança estiver de cabeça para baixo e com o tecido passando entre as pernas, ela poderá soltar as mãos permanecendo pendurada pela lombar. O retorno à posição inicial se dará, quando a criança segurar novamente as partes do tecido (que estão entre as pernas) e impulsionar as pernas de volta para frente e para o chão.
Fotos do arquivo particular do CA João XXIII/UFJF
Atividade 3: criando uma figura
Nessa atividade, o professor poderá propor que cada criança, partindo da posição sentada, de pé no tecido ou agachada no casulo, crie uma nova figura dando a ela um nome especial!
Livro: Introdução à pedagogia das atividades circenses/ Marco Antônio Bortoleto (org)-Jundiai, SP:Fontoura,2008.
Desenhe as figuras que você aprendeu a fazer hoje na aula sobre tecido aéreo.
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