Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


APRENDENDO A LIDAR COM A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA

 

28/05/2010

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Refletir criticamente sobre as diversas formas de violência simbólica presentes nas relações estabelecidas dentro da escola.

2) Proteger-se de situações de violência simbólica presentes nas escolas e em outros espaços.

3) Romper com a violência simbólica presente na relação com colegas e professores na escola, respeitando todos os indivíduos com dignidade

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Comentários ao/a professor/a:

É muito comum hoje em dia encontrarmos na escola alunos/as que desrespeitam colegas e professores, que se opõem a toda e qualquer regra, que agridem fisicamente e psicologicamente as pessoas. A violência simbólica é uma das formas de violência em que os agressores manipulam e expõem os agredidos de uma forma velada. Exemplo disso é o Bullying, muito presente nas escolas e que tem provocado conseqüências desastrosas para as vítimas. Os simples apelidos que muitas vezes as crianças utilizam para se referir aos colegas podem ser considerados como elementos que provocam a violência simbólica ou velada, pois discriminam, excluem e agridem as pessoas. Essa aula tem o propósito de refletir sobre essa e outras formas de violência que acontecem na escola auxiliando os/as alunos/as a romperem com a mesma. Professor/a, você poderá utilizar as aulas intituladas "VIOLÊNCIA SIMBÓLICA: O QUE É? ONDE ESTÁ?” e   "NEM VIOLÊNCIA SIMBÓLICA, NEM VIOLÊNCIA ALGUMA: EU QUERO É PAZ", publicadas no Portal do Professor para complementar a sua aula.  Sugere-se que essa aula seja desenvolvida com alunos com idade acima de 9 anos devido ao tema e aos recursos utilizados para abordar o mesmo.

Atividade 1:

1º Momento: Contar a história: “Apelido não tem cola”, disponível em:

http://www.jacotei.com.br/apelido-nao-tem-cola-otero-regina-8510016038.html  

Sinopse: O livro leva o leitor a refletir sobre o quanto muitas vezes um apelido pode despertar um sentimento ruim nas crianças, deixando-as envergonhada, exposta, triste.

2º Momento: Em duplas os/as alunos/as deverão recordar apelidos que já receberam de seus/suas amigos/as e que não lhe agradaram. Caso a ciança nunca tenha vivido essa situação, sugerir que procure se lembrar de alguém que conheça e que muitas vezes é alvo de apelidos pejorativos dos colegas.

3º Momento: Após essa etapa os/as alunos/as deverão buscar formas de combater esse ato discriminatório de apelidarem propondo ações concretas para romper com isso. 

Atividade 2:

1º Momento: Dividir a turma em trios para assistirem aos vídeos:

Bullying  no programa Altas Horas, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=4Us_X30qEl4 

Matéria sobre bullying em Altas Horas, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=GEZdqDX41rQ&feature=related     

2º Momento: Explorar os vídeos: O que vocês acharam do depoimento do garoto? Como vocês se sentiram ao escutá-lo dizer que já foi muito agredido? Que sentimentos mobilizaram em você o depoimento da mãe da garota? O que é bullying para você? Você já ouviu esse termo antes? 

3º Momento: Dividir a turma em pequenos grupos para que discutam e busquem encaminhamentos conjuntos para os dois casos relatados no vídeo: Caso 1: Mediante tantas situações de humilhação, o que o garoto do vídeo deveria fazer para romper com isso? Caso 2: Na percepção de vocês como a garota deveria agir para se defender das agressões que sofreu? Se vocês fossem essa garota o que fariam?

Atividade 3:

1º Momento: Dividir a tuma em duplas para que realizem a atividade de cruzadinha com a palavra VIOLÊNCIA. No entanto essa não será  uma cuzadinha comum. Os/as alunos/as terão algumas palavras disponíveis para procurar e preencher a cruzadinha. Após essa etapa, caberá aos alunos construir os enunciados para cada palvra encaixada na cruzadinha. Para auxiliar os/as alunos/as nessa tarefa, professor/a, acesse o endereço abaixo que orienta sobre como construir cruzadinhas. 

"Como criar uma cruzadinha?", disponível em: http://vanusaviana.blogspot.com/2008/04/como-criar-uma-cruzadinha.html 

Escreva a palavra VIOLÊNCIA na vertical e oriente os/as alunos/as a colocarem espaços laterais para garantir a inclusão das  palavras. Escreva diversas palavras em cartões que serão afixados na lousa como opções para o preenchimento das lacunas. As palavras que completam a cruzadinha são:  vergonha, apelidos, simbólica, bullying, violência ,dominação, combater, humilhação, velada. Entretanto, para trazer desafio aos/as alunos/as, professor/a, sugere-se que você inclua outras palavras e embaralhe-as.

     1)                         V __  __  __  __  __  __ __

     2)  __  __  __  __   I  __  __  __

     3)  __  __  __   __ O __  __  __  __

     4)        __  __   __ L __  __  __  __  

     5)  __  __  __  __  Ê __  __  __  __

     6) __  __  __  __   N __  __  __  __ 

     7)                        C __  __  __  __  __  __  __

     8)    __   __   __    I __  __  __  __  __  __

     9)      __  __  __   A __  __  

2º Momento:

Após o preenchimento da cruzadinha, os/as alunos/as deverão construir os enunciados das palavras, como por exemplo:

1) As pessoas que recebem apelidos podem sentir......................(vergonha)

Assim, os s/as alunos/as dão continuidade à tarefa e constroem todos os enunciados até o número 9 (nove).

3º Momento: Após a realização da cruzadinha, explorar com os/as alunos/as: Vocês tiveram dificuldade nessa tarefa? Na sua percepção as palavras encontradas estão diretamente relacionadas ao tema trabalhado nessa aula? O que vocês aprenderam a partir dessa atividade?

Recursos Complementares

Violência simbólica, disponível em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Viol%C3%AAncia_simb%C3%B3lica    

Vídeo: Violência simbólica nas escolas, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=B4CC_L4aO_I  

Artigo: A violência simbólica: uma difícil percepção, disponível em:

http://www.unimontes.br/unimontescientifica/revistas/Anexos/artigos/revista_v6_n2/word%20e%20pdf/10rev_cientifica_v6_n2_decimo_artigo.pdf 

Vídeo: Bullying, disponível em: 

http://www.youtube.com/watch?v=Z54ba4gKjhs&feature=related 

Vídeo:Você sabe o que é Bullying?, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=EmgxeUh7GmA&feature=related   

Avaliação

Professor/a pergunte aos/as alunos/as sobre os sentimentos mobilizados durante essa aula e procure identificar se lidaram com seriedade mediante o tema. Solicite que produzam um texto contendo informações sobre como as pessoas devem agir para se protegeram da violência simbólica muito presente na atualidade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.