28/05/2010
LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
1) Refletir criticamente sobre as diversas formas de violência simbólica presentes nas relações estabelecidas dentro da escola.
2) Proteger-se de situações de violência simbólica presentes nas escolas e em outros espaços.
3) Romper com a violência simbólica presente na relação com colegas e professores na escola, respeitando todos os indivíduos com dignidade
Não há necessidade de conhecimentos prévios
Comentários ao/a professor/a:
É muito comum hoje em dia encontrarmos na escola alunos/as que desrespeitam colegas e professores, que se opõem a toda e qualquer regra, que agridem fisicamente e psicologicamente as pessoas. A violência simbólica é uma das formas de violência em que os agressores manipulam e expõem os agredidos de uma forma velada. Exemplo disso é o Bullying, muito presente nas escolas e que tem provocado conseqüências desastrosas para as vítimas. Os simples apelidos que muitas vezes as crianças utilizam para se referir aos colegas podem ser considerados como elementos que provocam a violência simbólica ou velada, pois discriminam, excluem e agridem as pessoas. Essa aula tem o propósito de refletir sobre essa e outras formas de violência que acontecem na escola auxiliando os/as alunos/as a romperem com a mesma. Professor/a, você poderá utilizar as aulas intituladas "VIOLÊNCIA SIMBÓLICA: O QUE É? ONDE ESTÁ?” e "NEM VIOLÊNCIA SIMBÓLICA, NEM VIOLÊNCIA ALGUMA: EU QUERO É PAZ", publicadas no Portal do Professor para complementar a sua aula. Sugere-se que essa aula seja desenvolvida com alunos com idade acima de 9 anos devido ao tema e aos recursos utilizados para abordar o mesmo.
Atividade 1:
1º Momento: Contar a história: “Apelido não tem cola”, disponível em:
http://www.jacotei.com.br/apelido-nao-tem-cola-otero-regina-8510016038.html
Sinopse: O livro leva o leitor a refletir sobre o quanto muitas vezes um apelido pode despertar um sentimento ruim nas crianças, deixando-as envergonhada, exposta, triste.
2º Momento: Em duplas os/as alunos/as deverão recordar apelidos que já receberam de seus/suas amigos/as e que não lhe agradaram. Caso a ciança nunca tenha vivido essa situação, sugerir que procure se lembrar de alguém que conheça e que muitas vezes é alvo de apelidos pejorativos dos colegas.
3º Momento: Após essa etapa os/as alunos/as deverão buscar formas de combater esse ato discriminatório de apelidarem propondo ações concretas para romper com isso.
Atividade 2:
1º Momento: Dividir a turma em trios para assistirem aos vídeos:
Bullying no programa Altas Horas, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=4Us_X30qEl4
Matéria sobre bullying em Altas Horas, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=GEZdqDX41rQ&feature=related
2º Momento: Explorar os vídeos: O que vocês acharam do depoimento do garoto? Como vocês se sentiram ao escutá-lo dizer que já foi muito agredido? Que sentimentos mobilizaram em você o depoimento da mãe da garota? O que é bullying para você? Você já ouviu esse termo antes?
3º Momento: Dividir a turma em pequenos grupos para que discutam e busquem encaminhamentos conjuntos para os dois casos relatados no vídeo: Caso 1: Mediante tantas situações de humilhação, o que o garoto do vídeo deveria fazer para romper com isso? Caso 2: Na percepção de vocês como a garota deveria agir para se defender das agressões que sofreu? Se vocês fossem essa garota o que fariam?
Atividade 3:
1º Momento: Dividir a tuma em duplas para que realizem a atividade de cruzadinha com a palavra VIOLÊNCIA. No entanto essa não será uma cuzadinha comum. Os/as alunos/as terão algumas palavras disponíveis para procurar e preencher a cruzadinha. Após essa etapa, caberá aos alunos construir os enunciados para cada palvra encaixada na cruzadinha. Para auxiliar os/as alunos/as nessa tarefa, professor/a, acesse o endereço abaixo que orienta sobre como construir cruzadinhas.
"Como criar uma cruzadinha?", disponível em: http://vanusaviana.blogspot.com/2008/04/como-criar-uma-cruzadinha.html
Escreva a palavra VIOLÊNCIA na vertical e oriente os/as alunos/as a colocarem espaços laterais para garantir a inclusão das palavras. Escreva diversas palavras em cartões que serão afixados na lousa como opções para o preenchimento das lacunas. As palavras que completam a cruzadinha são: vergonha, apelidos, simbólica, bullying, violência ,dominação, combater, humilhação, velada. Entretanto, para trazer desafio aos/as alunos/as, professor/a, sugere-se que você inclua outras palavras e embaralhe-as.
1) V __ __ __ __ __ __ __
2) __ __ __ __ I __ __ __
3) __ __ __ __ O __ __ __ __
4) __ __ __ L __ __ __ __
5) __ __ __ __ Ê __ __ __ __
6) __ __ __ __ N __ __ __ __
7) C __ __ __ __ __ __ __
8) __ __ __ I __ __ __ __ __ __
9) __ __ __ A __ __
2º Momento:
Após o preenchimento da cruzadinha, os/as alunos/as deverão construir os enunciados das palavras, como por exemplo:
1) As pessoas que recebem apelidos podem sentir......................(vergonha)
Assim, os s/as alunos/as dão continuidade à tarefa e constroem todos os enunciados até o número 9 (nove).
3º Momento: Após a realização da cruzadinha, explorar com os/as alunos/as: Vocês tiveram dificuldade nessa tarefa? Na sua percepção as palavras encontradas estão diretamente relacionadas ao tema trabalhado nessa aula? O que vocês aprenderam a partir dessa atividade?
Violência simbólica, disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Viol%C3%AAncia_simb%C3%B3lica
Vídeo: Violência simbólica nas escolas, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=B4CC_L4aO_I
Artigo: A violência simbólica: uma difícil percepção, disponível em:
Vídeo: Bullying, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=Z54ba4gKjhs&feature=related
Vídeo:Você sabe o que é Bullying?, disponível em:
Professor/a pergunte aos/as alunos/as sobre os sentimentos mobilizados durante essa aula e procure identificar se lidaram com seriedade mediante o tema. Solicite que produzam um texto contendo informações sobre como as pessoas devem agir para se protegeram da violência simbólica muito presente na atualidade.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!