18/06/2010
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Habilidades básicas de leitura e escrita.
1ª aula
Para a primeira aula, não é necessário que o professor se preocupe com a conceituação ou apesentação de textos teóricos sobre poesia ou futebol. Esta aula será um debate, ou melhor, uma coleta de informações que se dará entre os alunos para que saibam até que ponto conhecem a cultura do futebol: origem, manifestações sociais, clubes e seleções, edições de copas do mundo, principais atletas e expressões comuns entre os boleiros. O professor será o mediador e poderá pedir que se dividam em pequenos grupos (3 alunos ou duplas) e que cada um desses grupos pesquise determinado aspecto referente ao esporte, entre aqueles que tenham sido os mais lembrados durante a aula (o professor anota as observações dos alunos e pede para que cada grupo pesquise sobre um tópico diferente).
Essa pesquisa pode ser feita em jornais e revistas especializadas, enciclopédias, livros, e em sites da internet. Abaixo algumas dicas de sites sobre o assunto:
http://www.suapesquisa.com/futebol/
http://www.futebolnarede.com/espec/hist.php
http://www.jogos.antigos.nom.br/fbotao.asp
http://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_futebolmundial.html
http://www.cbf.com.br/php/home.php?e=0
2ª aula
Na segunda aula, os grupos apresentam o resultado de suas pesquisas. Nesse momento eles poderão expor dados e imagens referentes à origem do esporte, clubes mais antigos e famosos, jogadores importantes etc. Essa exposição deverá ser oral, enriquecida com cartazes, vídeos, hinos de clubes etc.
A partir daí o professor poderá fazer a ligação entre o futebol, a poesia e a música. O professor estimula também os alunos a demonstrar o que sabem sobre essa relação, muito provavelmente conhecem textos ou músicas relacionadas ao futebol. Para alguns pode parecer incomum essa ligação, mas logo verão que ela é muito recorrente não só na literatura como na arte musical.
O primeiro texto sugerido é a canção de Chico Buarque, cujo titulo é "O futebol":
O Futebol (Chico Buarque)
Para estufar esse filó
Como eu sonhei
Só
Se eu fosse o Rei
Para tirar efeito igual
Ao jogador
Qual
Compositor
Para aplicar uma firula exata
Que pintor
Para emplacar em que pinacoteca, nega
Pintura mais fundamental
Que um chute a gol
Com precisão
De flecha e folha seca
Parafusar algum joão
Na lateral
Não
Quando é fatal
Para avisar a finta enfim
Quando não é
Sim
No contrapé
Para avançar na vaga geometria
O corredor
Na paralela do impossível, minha nega
No sentimento diagonal
Do homem-gol
Rasgando o chão
E costurando a linha
Parábola do homem comum
Roçando o céu
Um
Senhor chapéu
Para delírio das gerais
No coliseu
Mas
Que rei sou eu
Para anular a natural catimba
Do cantor
Paralisando esta canção capenga, nega
Para captar o visual
De um chute a gol
E a emoção
Da idéia quando ginga
(Para Mané para Didi para Mané Mané para Didi para Mané para Didi
para Pagão para Pelé e Canhoteiro)
Letra disponível em: http://www.chicobuarque.com.br/construcao/mestre.asp?pg=ofutebol_89.htm
Após a atividade de leitura e escuta, o professor abre novamente o espaço de debate para que os alunos exponham seus pontos de vista sobre a letra de Chico Buarque.
O professor, então, com o auxílio de enciclopédias ou do laboratório de informática, propõe aos alunos o preenchimento da seguinte tabela para que fiquem claras algumas alusões e comparações trabalhadas pelo autor do texto:
OBS.: (para as três atividades abaixo envolvendo as tabelas, a sugestão é que os alunos façam duplas de meninos e meninas - dado que elas culturalmente se interessam menos por futebol - para que haja interação e enriquecemento dos conhecimentos de ambos)
REFERÊNCIAS A JOGADORES FAMOSOS |
QUEM FOI? |
Rei (Pelé) |
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Mané |
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Didi |
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Pagão |
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Canhoteiro |
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3ª aula
Após o conhecimento das biografias e carreiras futebolísticas dos atletas citados na canção, a segunda tabela destina-se a interpretação das variadas expressões metafóricas referentes à linguagem futebolística presente no texto:
EXPRESSÕES METAFÓRICAS |
INTERPRETAÇÃO |
Para estufar esse filó |
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Com precisão/ De flecha e folha seca |
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Parafusar algum joão |
|
No sentimento diagonal |
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Do homem-gol |
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Rasgando o chão |
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E costurando a linha |
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Parábola do homem comum/ Roçando o céu |
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Senhor chapéu |
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E a emoção/ Da idéia quando ginga |
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Para a atividade de interpretação, o professor poderá, antes, conceituar metáfora e linguagem figurada, se não for do conhecimento dos alunos. Porém, mesmo que não dominem o conceito de metáfora, os exemplos corriqueiros presentes não só na linguagem do futebol como na cotidiana, facilitam a compreensão e sua interpretação de acordo com o contexto. Apenas as expressões "folha seca" (chute batizado por Didi) e "parafusar algum joão" (como dizia Garrincha sobre a imobilidade de seus marcadores), inicialmente, poderão não ser claras para alguns alunos, mas com a pesquisa feita para o preenchimento da primeira tabela é provável que não tenham dificuldades para compreender as metáforas.
4ª aula
Para esta aula será utilizado um outro texto, agora um poema de João Cabral de Melo Neto, intitulado "O futebol brasileiro evocado da Europa":
O futebol brasileiro evocado da Europa (João Cabral de Melo Neto)
A bola não é a inimiga
como o touro, numa corrida;
e, embora seja um utensílio
caseiro e que se usa sem risco,
não é o utensílio impessoal,
sempre manso, de gesto usual:
é um utensílio semivivo,
de reações próprias como bicho
e que, como bicho, é mister
(mais que bicho, como mulher)
usar com malícia e atenção
dando aos pés astúcias de mão.
MELO NETO, João Cabral de. Novas seletas. Organização de Luiz Raul Machado. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002, p. 36.
Após a leitura do poema, o professor propõe aos alunos que tentem explicar a comparação que o poeta faz entre a bola e o touro, ou seja, entre o jogo de futebol e a corrida de touros, culturalmente, manifestações populares que simbolizam o Brasil e a Espanha.
Com o auxílio de enciclopédias ou da internet os alunos poderão pesquisar dados da vida de João Cabral de Melo Neto, que como Chico Buarque era apaixonado por futebol, e perceber que sua ligação com a Espanha não é mera coincidência, pois o autor viveu em algumas cidades daquele país e em outras da Europa como funcionário do Itamaraty. Em sua obra é comum referâncias a essa vivência na Espanha.
A partir da pesquisa sobre João Cabral, o professor sugere aos alunos uma outra atividade, agora relatando as imagens que são usadas na comparação entre a bola (futebol) e o touro (corrida), que simbolizam a cultura de cada país, e as metáforas usadas para caracterizar o contato humano com a bola e o touro.
bola - futebol - Brasil |
touro - corrida - Espanha |
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Para a avaliação, o professor se baseará na compreensão dos alunos sobre os textos, no preenchimento correto das tabelas e dos conhecimentos demonstrados sobre o futebol e sua relação com a poesia e a música, assunto dos debates propostos.
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