13/10/2010
Miriam kaiuca; Soymara Vieira Emilião e Glória Maria Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e direitos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
*Realizar as habilidades de interação oral e escrita;
*Aprender os conceitos de sociedade e cidadania;
*Realizar a escrita de textos com função social definida;
*Reconhecer a necessidade de planejamento sobre o que se pretende escrever e adequá-la aos objetivos.
Ser leitor e escritor iniciante.
Recursos:
CD "Canção de todas as crianças" - Toquinho
Estratégias:
Atividade 1: Motivadora
O professor inicia a aula mostrando o CD do Toquinho, "Canção de todas as crianças" e coloca a primeira faixa para tocar (Deveres e Direitos) que trata sobre o direito à igualdade. Informa os alunos que a aula irá tratar sobre os direitos das crianças.
Na primeira vez que o professor reproduz a música é indicado que deixe os alunos ouvirem, sem sinalizar muitas questões.
Após a música ser tocada o professor pergunta para os alunos, o que eles perceberam sobre a letra da música? Que tema a música aborda? Qual direito das crianças é comentado na música?
Atividade 2 - O trabalho com a letra da música
O professor propõe uma nova escuta da música, desta vez, entregando a letra para cada criança acompanhar enquanto ouve.
Terminada mais esta reprodução, novamente o professor explora com a turma o enredo da música, perguntando também se eles acham que todas as crianças têm os mesmos direitos. Como estes direitos podem ser garantidos?
OBS: Tratando-se de uma turma de alfabetização, é importante que o professor não perca a oportunidade de trabalhar com as questões de construção da leitura e da escrita.
Seguem abaixo algumas propostas de exploração da letra da música que contribuem para o avanço da leitura e da escrita:
* Pedir que os alunos encontrem no texto algumas palavras como: criança, menino, menina, bombeiro, padeiro e doutor.
*Colocar a música e pedir que cada criança acompanhe a letra com o dedo, quando o professor parar a música, verificar quem consegue dizer qual a parte da música estava tocando quando o professor parou. Neste momento o professor registra ou pede para um aluno registrar no quadro a última palavra ouvida.
*Marcar o título da música e fazer a leitura coletivamente.
Segue abaixo a letra da música.
Deveres e Direitos
(Toquinho)
Crianças: iguais são seus deveres e direitos.
Crianças: viver sem preconceito é bem melhor.
Crianças: a infância não demora,
Logo, logo vai passar,
Vamos todos juntos brincar.
Meninos e meninas, Não olhem cor, nem religião nem raça.
Chamem os que não têm mamãe,
Que o papai tá lá no céu,
E os que dormem lá na praça.
Meninos e meninas,
Não olhem raça, religião nem cor.
Chamem os filhos do bombeiro,
Os dois gêmeos do padeiro
E o caçula do doutor.
Meninos e meninas,
O futuro ninguém adivinha.
Chamem os que não têm ninguém,
Pois criança é também
O menino trombadinha.
Meninos e meninas,
Não olhem cor nem raça ou religião.
Bons amigos valem ouro,
A amizade é um tesouro
Guardado no coração.
O professor pode encontrar a letra da música também no link:
http://www.vagalume.com.br/toquinho/deveres-e-direitos.html
Atividade 3:
Após a exploração da música, o professor informa aos alunos que a música ouvida, surgiu de um documento feito em 1959 pela UNICEF para garantir os direitos das crianças de todo o mundo.
O professor entrega uma folha previamente digitada com os princípios da "Declaração Universal dos Direitos da Criança", lê e discute com os alunos cada princípio.
Esta folha deverá conter somente o texto "Declaração Universal dos Direitos das Crianças".
O professor deverá disponibilizar uma cópia dessa folha para cada criança. Mesmo os alunos que ainda não leem convencionalmente precisam acompanhar a leitura e fazer deste momento uma atividade de letramento, onde o contato com um texto traz sentido à aprendizagem da leitura.
Para nortear a elaboração desta folha, que deverá conter o texto da Declaração Universal dos Direitos da Criança, seguem abaixo os 10 princípios e o link onde pode ser encontrada a Declaração na íntegra.
http://www.dhnet.org.br/direitos/sip/onu/c_a/lex41.htm
Declaração Universal dos Direitos da Criança
Princípio I
"Toda criança tem direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade."
Princípio II
"A criança tem direito a ser compreendida, deve ter a oportunidade de se desenvolver em condições de se desenvolver em igualdade de oportunidades, com liberdade e dignidade."
Princípio III
"A criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade".
Princípio IV
"A criança tem direito à alimentação, direito de crescer sob a proteção dos pais, com afeto e segurança."
Princípio V
"A criança deficiente tem direito à cuidados especiais."
Princípio VI
"A criança tem direito ao amor e à compreensão, deve crescer sob a proteção dos pais, com afeto e segurança para desenvolver a sua personalidade."
Princípio VII
"A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, suas opiniões e o seu sentimento de responsabilidade moral e social."
Princípio VIII
"A criança em qualquer circunstância deve ser a primeira a receber proteção e socorro."
Princípio IX
"A criança não deve ser abandonada, espancada ou explorada, não deve trabalhar quando isso atrapalhar a sua educação, saúde e o seu desenvolvimento físico, mental e moral."
Princípio X
"A criança deve ser protegida do preconceito, deve ser educada com o espírito de amizade entre os povos, de paz e fraternidade, deve desenvolver as suas capacidades para o bem dos seus semelhantes.
Atividade 4: Ilustração dos princípios da Declaração Universal dos diretos da Criança.
Após a leitura e discussão de cada princípio, o professor entrega uma folha para cada dupla ou trio, conforme a quantidade de alunos na turma, e pede que cada um desenhe sobre o princípio que recebeu. Isto é, o professor deverá digitar em cada folha um princípio e entregar as duplas ou trios de alunos para que elaborem uma ilustração.
Atividade 5: Debate
Para finalizar a atividade, o professor propõe um debate entre os alunos enfocando esses direitos na sociedade que vivemos.
O professor pode selecionar notícias que tratem de maus tratos de crianças e de crianças abandonadas que vivem nas ruas da cidade, para fornecer mais elementos no debate.
Atividade 6 - Atividade final - produção de texto
Após toda essa vivência sobre o tema, o professor faz a proposta de fechar o assunto com cada aluno produzindo um texto: "Como eu queria que as crianças do país vivessem".
É importante que cada aluno tenha a oportunidade de ler para a turma seu texto.
Veja abaixo alguns vídeos que tratam do Estatuto da Criança e do Adolescente, um documento mais atual que transformou em leis alguns direitos das crianças.
http://www.youtube.com/watch?v=94uwLc12KkE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=UmYrApzqUIE&feature=related
No link abaixo o professor tem apresentação da música do Toquinho sobre os Direitos das crianças.
A avaliação ocorrerá durante toda a aula, através da observação do professor pelo interesse dos alunos às questões de cidadania e direitos.
No final da aula com a escrita do texto, o professor poderá avaliar o quanto o aluno aprendeu sobre o assunto e também como está avançando na escrita de textos.
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