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EXERCENDO MEUS DIREITOS: A ESCRITA COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA

 

13/10/2010

Autor y Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam kaiuca; Soymara Vieira Emilião e Glória Maria Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

*Realizar as habilidades de interação oral e escrita;

*Aprender os conceitos de sociedade e cidadania;

*Realizar a escrita de textos com função social definida;

*Reconhecer a necessidade de planejamento sobre o que se pretende escrever e adequá-la aos objetivos.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e escritor iniciante.

Estratégias e recursos da aula

Recursos:

CD "Canção de todas as crianças" - Toquinho

Estratégias:

Atividade 1: Motivadora

O professor inicia a aula mostrando o CD do Toquinho, "Canção de todas as crianças" e coloca a primeira faixa para tocar (Deveres e Direitos) que trata sobre o direito à  igualdade.  Informa os alunos que a aula irá tratar sobre os direitos das crianças. 

Na primeira vez que o professor reproduz a música é indicado que deixe os alunos ouvirem, sem sinalizar muitas questões.

Após a música ser tocada o professor pergunta para os alunos, o que eles perceberam sobre a letra da música? Que tema a música aborda? Qual direito das crianças é  comentado na música?

Atividade 2 - O trabalho com a letra da música

O professor propõe uma nova escuta da música, desta vez, entregando a letra para cada criança acompanhar enquanto ouve.

Terminada mais esta reprodução, novamente o professor explora com a turma o enredo da música, perguntando também se eles acham que todas as crianças têm os mesmos direitos. Como estes direitos podem ser garantidos?

OBS:  Tratando-se de uma turma de alfabetização, é importante que o professor não perca a oportunidade de trabalhar com as questões de construção da leitura e da escrita.

Seguem abaixo algumas propostas de exploração da letra da música que contribuem para o avanço da leitura e  da escrita:

* Pedir que os alunos encontrem no texto algumas palavras como: criança, menino, menina, bombeiro, padeiro e doutor.   

*Colocar a música e pedir que cada criança acompanhe a letra com o dedo, quando o professor parar a música, verificar quem consegue dizer qual a parte da música estava tocando quando o professor parou. Neste momento o professor registra ou pede para um aluno registrar no quadro a última palavra ouvida.

*Marcar o título da música e fazer a leitura coletivamente.       

Segue abaixo a letra da música.

Deveres e Direitos

(Toquinho)

Crianças: iguais são seus deveres e direitos.

Crianças: viver sem preconceito é bem melhor. 

Crianças: a infância não demora,

Logo, logo vai passar,

Vamos todos juntos brincar.

 Meninos e meninas, Não olhem cor, nem religião nem raça.

Chamem os que não têm mamãe,

Que o papai tá lá no céu,

E os que dormem lá na praça.

Meninos e meninas,

Não olhem raça, religião nem cor.

Chamem os filhos do bombeiro,

Os dois gêmeos do padeiro

E o caçula do doutor.

Meninos e meninas,

O futuro ninguém adivinha.

Chamem os que não têm ninguém,

Pois criança é também

O menino trombadinha.

Meninos e meninas,

Não olhem cor nem raça ou religião.

Bons amigos valem ouro,

A amizade é um tesouro

Guardado no coração.

O professor pode encontrar a letra da música também no link:

http://www.vagalume.com.br/toquinho/deveres-e-direitos.html

Atividade 3: 

Após a exploração da música, o professor informa aos alunos que a música ouvida, surgiu de um documento feito em 1959 pela UNICEF para garantir os direitos das crianças de todo o mundo.

O professor  entrega uma folha previamente digitada com os princípios da "Declaração Universal dos Direitos da Criança", lê e discute com os alunos cada princípio.

Esta folha deverá conter somente o texto "Declaração Universal dos Direitos das Crianças".

O professor deverá disponibilizar uma cópia dessa folha para cada criança.  Mesmo os alunos que ainda não leem convencionalmente precisam acompanhar a leitura e fazer deste momento uma atividade de letramento, onde o contato com um texto traz sentido à aprendizagem da leitura.

Para nortear a elaboração desta folha, que deverá conter o texto da Declaração Universal dos Direitos da Criança, seguem abaixo os 10 princípios e o link onde pode ser encontrada a Declaração na íntegra.

http://www.dhnet.org.br/direitos/sip/onu/c_a/lex41.htm 

Declaração Universal dos Direitos da Criança

Princípio I

"Toda criança tem direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade."

Princípio II

"A criança tem direito a ser compreendida, deve ter a oportunidade de se desenvolver em condições de se desenvolver em igualdade de oportunidades, com liberdade e dignidade."

Princípio III

"A criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade".

Princípio IV

"A criança tem direito à alimentação, direito de crescer sob a proteção dos pais, com afeto e segurança."

Princípio V

"A criança deficiente tem direito à cuidados especiais."

Princípio VI

"A criança tem direito ao amor e à compreensão, deve crescer sob a proteção dos pais, com afeto e segurança para desenvolver a sua personalidade."

Princípio VII

"A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, suas opiniões e o seu sentimento de responsabilidade moral e social."

Princípio VIII

"A criança em qualquer circunstância deve ser a primeira a receber proteção e socorro."

Princípio IX

"A criança não deve ser abandonada, espancada ou explorada, não deve trabalhar quando isso atrapalhar a sua educação, saúde e o seu desenvolvimento físico,  mental e moral."

Princípio X

"A criança deve ser protegida do preconceito, deve ser educada com o espírito de amizade entre os povos, de paz e fraternidade, deve desenvolver as suas capacidades para o bem dos seus semelhantes.

Atividade 4: Ilustração dos princípios da Declaração Universal dos diretos da Criança.

Após a leitura e discussão de cada princípio, o professor entrega uma folha para cada dupla ou trio, conforme a quantidade de alunos na turma, e pede que cada um desenhe sobre o princípio que recebeu. Isto é, o professor deverá digitar em cada folha um princípio e entregar as duplas ou trios de alunos para que elaborem uma ilustração.

Atividade 5: Debate

Para finalizar a atividade, o professor propõe um debate entre os alunos enfocando esses direitos na sociedade que vivemos.

O professor pode selecionar notícias que tratem de maus tratos de crianças e de crianças abandonadas que vivem nas ruas da cidade, para fornecer mais elementos no debate.

Atividade 6 - Atividade final - produção de texto

Após toda essa vivência sobre o tema,  o professor faz a proposta de fechar o assunto com cada aluno produzindo um texto: "Como eu queria que as crianças do país vivessem".

É importante que cada aluno tenha a oportunidade de ler para a turma seu texto. 

Recursos Complementares

Veja abaixo alguns vídeos que tratam do Estatuto da Criança e do Adolescente, um documento mais atual que transformou em leis alguns direitos das crianças.

http://www.youtube.com/watch?v=94uwLc12KkE&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=UmYrApzqUIE&feature=related  

No link abaixo o professor tem apresentação da música do Toquinho sobre os Direitos das crianças. 

http://www.youtube.com/watch?v=uBqD4xLl1kk&feature=related 

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante toda a aula, através da observação do professor pelo interesse dos alunos às questões de cidadania e direitos.

No final da aula com a escrita do texto, o professor poderá avaliar o quanto o aluno aprendeu sobre o assunto e também como está avançando na escrita de textos.

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