07/06/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores culturais |
Relacionar aspectos esportivos e estéticos com a qualidade de vida
Conceito de qualidade de vida.
Os benefícios das atividades físicas para a saúde.
Atividade 1:
Reunir a turma e introduzir o assunto através da pergunta:
“Entendemos os benefícios das atividades físicas para o organismo humano, mas será que quem realiza atividades físicas tem 'saúde'?”.
Para aprofundar o debate, o professor mediará a discussão através dos questionamentos:
“Será que a atividade física como fator isolado pode promover a saúde?”
“Qual é a sua opinião sobre aquelas pessoas chamada de atletas de final de semana, que só praticam alguma forma de atividade física no final de semana, e que acabam ficando com o corpo todo doído? Esse tipo de atividade traz algum beneficio? Por quê?”
O professor deverá registrar alguns pontos comuns nas falas dos alunos e para encaminhar o tema da aula, realizar os seguintes questionamentos:
“Se esporte é saúde, como devemos tratar do uso do doping, além do grande número de pessoas afastadas devido a lesões esportivas, não deixando de falar dos casos de morte súbita de atletas?”
“Ser magro é ser saudável? Devemos fazer uso de dietas e sacrificar nosso corpo em busca de um corpo 'sarado'?"
E apresentar os vídeos abaixo:
Sobre doping:
http://www.youtube.com/watch?v=UGcs_uMs6K8&feature=related (acesso em 17/05/10)
http://www.youtube.com/watch?v=8eKYVELWmCU&feature=related (acesso em 17/05/10)
Atividade 2:
Propor, para uma maior compreensão dos efeitos do doping, uma atividade de pesquisa na internet através dos sites abaixo relacionados, onde os alunos, organizados em duplas, deverão responder às seguintes questões:
- Quais os tipos de doping existem atualmente?
- Quais as principais substâncias utilizadas no doping químico (relacionar os efeitos desejados com os efeitos colaterais no organismo)
Sites para a pesquisa:
http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=583
http://www.tenispontenova.hpg.ig.com.br/doping.htm
Os alunos deverão redigir, ao final da atividade, um texto onde as duas perguntas acima serão respondidas.
Atividade 3:
Perguntar aos alunos se eles estão satisfeitos com a sua imagem e com o seu peso. Dizer, em seguida, que existem métodos, criado por especialistas, que conseguem nos dizer qual a imagem que nós temos no nosso próprio corpo. Apresentar, então, a figura abaixo e pedir que eles assinalem qual é a figura que eles acham que representam o seu corpo.
http://www.efdeportes.com/efd132/imagen-corporal-e-indice-de-masa-corporal-01.jpg (acesso em 01/06/10)
Em seguida pedir que eles relacionem essa imagem corporal com outro método que avalia o Índice de Massa Corpórea (IMC). Esse método, indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), verifica se o indivíduo está acima ou abaixo do peso ideal. Para fazer o cálculo do IMC, basta dividir o peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros). O número que será gerado deve ser comparado aos valores da tabela IMC para saber se está abaixo ou acima do seu peso ideal. Por exemplo, se o aluno pesa 60Kg e mede 1,67m, você deve utilizar a seguinte fórmula para calcular o IMC:
IMC = 60 ÷ 1,67²
IMC = 60 ÷ 2,78
IMC = 21,5
Em seguida, pedir que os alunos calculem o seu IMC e pedir que eles comparem o seu resultado com a tabela abaixo.
Cálculo IMC |
Situação |
Abaixo de 18,5 |
Você está abaixo do peso ideal |
Entre 18,5 e 24,9 |
Parabéns — você está em seu peso normal! |
Entre 25,0 e 29,9 |
Você está acima de seu peso (sobrepeso) |
Entre 30,0 e 34,9 |
Obesidade grau I |
Entre 35,0 e 39,9 |
Obesidade grau II |
40,0 e acima |
Obesidade grau III |
Tabela retirada de: DAMASCENO, V.O.; DUTRA, L.N.; VIANNA, J.M.; NOVAES, S.R.; DANTAS, E.H.M.;LIMA, J.R.P.; NOVAES, J.S. Imagem Corporal na Academia. In: XXV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, São Paulo, 2002.
Para auxílio nas discussões, o professor poderá consultar o tema imagem corporal em: http://www.efdeportes.com/efd71/imagem.htm (acesso em 17/05/10) e http://www.youtube.com/watch?v=BqjbCkmxOLM&feature=related (acesso em 17/05/10).
Elaborar uma redação com a seguinte temática:
"O doping presente em nossos meios de atividade física".
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