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O PASSO A PASSO DA CIDADANIA: COBRANDO RESULTADOS.

 

31/08/2010

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Kaiuca, Soymara Vieira Emilião e Glória Maria de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender a desenvolver uma pesquisa
  • Desenvolver os conceitos de sociedade e cidadania;
  • Realizar a escrita e leitura de textos com função social definida;
  • Reconhecer a necessidade de planejamento sobre o que se pretende escrever e adequá-la aos objetivos.
  • Conhecer as dificuldades do seu bairro.
  • Exercer a cidadania cobrando seus direitos.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e escritor iniciante.

Estratégias e recursos da aula

Recursos:

Notícia ou foto do bairro que relate um problema.

Folhas para a pesquisa.

Estratégias:

Atividade 1: Motivação para aula

O professor inicia a aula mostrando e lendo para os alunos uma notícia sobre o bairro onde estudam. Caso não disponha desta notícia, pode previamente fotografar algum problema do bairro, como buracos, animais abandonados, ruas sem pavimentação, etc.

Desta foto ou notícia o professor inicia uma conversa com os alunos falando sobre os problemas do bairro onde estudam. Neste momento é importante fazer uma lista no quadro anotando as questões levantadas pelos alunos.

É proposto então uma visita pelos arredores da escola, para uma melhor observação do bairro e seus problemas. É indicado que cada aluno leve uma prancheta, ou caderno pequeno que possibilite as anotações durante o passeio pelo bairro.

Atividade 2: Visita ao bairro 

Neste dia previamente marcado e com a autorização dos pais, cada aluno leva seu material de anotação para verificar os problemas do bairro, fazendo livremente todas as observações que julgar pertinente.

Atividade 3 - Coletando dados

Após a visita pela localidade, o professor em sala, ouve a leitura das observações de cada aluno, anotando as observações que na primeira lista da atividade 1, não tinham sido observadas.

Depois de todas as observações registradas, o professor sugere uma pesquisa com a população do bairro para saber os problemas que mais perturbam os moradores.

Atividade 4 - Confeccionando um questionário de pesquisa

A turma então, a partir das questões postas como problemas do bairro, elabora com a ajuda do professor uma ficha para ser respondida pela população local. Nesta ficha a turma pode escolher os quatro problemas mais citados e elabora o questionário, perguntando aos entrevistados quais dos quatro problemas do bairro mais os incomoda.

Exemplo de ficha:

COLÉGIO xxxxxxx

                                                                     FICHA DE PESQUISA

QUAL O PIOR PROBLEMA DE SEU BAIRRO:

BURACOS

CALÇADAS FALTANDO PAVIMENTAÇÃO

ANIMAIS DE RUA

VIOLÊNCIA

BARULHO

 Escolhe-se o dia, local e tempo que os alunos ficarão colhendo as respostas da pesquisa. Mais uma vez é importante que todas as crianças estejam autorizadas pelos pais, por escrito, para saída da escola.

Pode-se combinar uma quantidade de fichas respondidas por cada aluno. Por exemplo: cada aluno termina o trabalho de pesquisa quando conseguir a resposta para 5 fichas.

Atividade 5  - coleta de dados

Em sala o professor registra no quadro a quantidade de respostas para cada item e verifica com os alunos, qual o problema que mais perturba a população do bairro.

Atividade 6 - Elaboração da "carta de reclamação"

O professor propõe aos alunos a elaboração de um texto coletivo, cobrando das autoridades uma providência para o problema. O melhor veículo para entrega deste texto deve ser escolhido de acordo com a cidade ou localidade. Caso tenha um subprefeito de bairro, pode-se enviar para o gabinete o texto, caso exista uma ouvidoria na cidade ou bairro o documento pode ser encaminhado para esta instância.  Enfim, é muito importante que os alunos percebam que texto produzido tem uma função social, isto é, vai chegar ao seu destino.

Para a elaboração do texto, o professor deve ser o norteador da escrita, indicando e revendo com os alunos, a forma correta de escrita, o estilo do texto, conforme a citação abaixo que se encontra no link:

http://www.brasilescola.com/redacao/carta-reclamacao.htm

que expõe de forma clara os objetivos deste tipo de texto. 

"De acordo com os estudos realizados por Schneuwly e Dolz (2004), o gênero textual“carta de reclamação” estaria dentro da ordem do argumentar, uma vez que o mesmo apresenta uma predominância de sequências tipológicas argumentativas. Estes textos teriam como função primordial convencer o leitor de algo. São exemplos, as cartas ao leitor, os textos de opinião, as resenhas críticas e as dissertações."`

É importante que o texto informe como os dados foram coletados e que o objetivo da pesquisa e da elaboração do texto é a busca pela melhoria das condições do bairro onde está situado o colégio.

Atividade 7 - Encaminhamento do texto.

O próximo passo o professor após fazer revisões do texto com  a turma, chegando a um texto satisfatório para o grupo, encaminha a "carta de reclamação" para o veículo mais apropriado para sua cidade ou bairro.

 

Recursos Complementares

Abaixo segue o link onde pode ser encontrado o Estatuto da Cidade. Uma boa leitura para o professor adaptar e levar para sala de aula, para mais conhecimentos para os alunos, dos direitos e deveres da população.

http://www.assis.sp.gov.br/planodiretor/estatuto.htm 

O vídeo abaixo trata de forma bem interessante a necessidade do Estatuto das Cidades:

http://www.youtube.com/watch?v=OasQLHGsLUM 

Avaliação

Durante a atividade o professor deverá avaliar em seus alunos: o envolvimento com o tema, a participação durante as entrevistas, se apresentou um olhar sobre o bairro e se participou na construção da carta.

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