Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ESTUDANDO AS PROFISSÕES ATUAIS

 

16/11/2010

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Kaiuca; Soymara Vieira Emilião e Glória Maria de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 * Aprender procedimentos de pesquisa.

* Pesquisar algumas profissões atuais.          

*Aprender a trabalhar em grupos.

*Relacionar as profissões pesquisadas com as dos familiares dos alunos.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor inicial e já ter experiência em pesquisa de dados em textos.

Estratégias e recursos da aula

Recursos:

*Alguns exemplares da Revista Ciência Hoje das Crianças, que tenham a coluna " Quando eu crescer, vou ser ...."

Esta é uma coluna que sai na maioria das edições da revista trazendo um texto explicativo sobre diversas profissões.

 Para a aula, o professor deverá disponibilizar para turma em média  10 revistas contendo esta coluna.

A revista Ciência Hoje das Crianças, é distribuida gratuitamente em várias escolas da rede pública. Caso o professor não tenha acesso as revistas pode também entrar no site e fazer a pesquisa com os alunos ou imprimir algumas matérias e levar para sala.

Abaixo o site para consulta do professor:   

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/ 

Na página abaixo o professor encontra um exemplo da coluna "Quando crescer, vou ser..."

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/quando-crescer-vou-ser 

Abaixo a capa de uma duas edições da Revista Ciência hoje das Crianças para o reconhecimento do professor.

 Estratégias da aula

Atividade 1: Motivação

Professor inicie sua aula perguntando aos alunos se eles já pensaram em que profissão gostariam de escolher.

Faça uma lista no quadro com as profissões que cada um for dizendo, podendo anotar mais de uma por aluno.

Depois converse com a turma sobre as profissões dos pais, fazendo o registro no quadro ou mural.

Atividade 2 : Profissões dos pais

Peça que cada aluno desenhe seus pais no trabalho e na folha registre o nome da profissão.

Após o desenho, permita que cada aluno, mostre seu trabalho e ofereça espaço para o posicionamento dos alunos à respeito das profissões dos pais, fazendo algumas perguntas sobre a profissão dos pais, se eles gostariam de seguir a mesma profissão dos pais, se não gostariam e quais motivos.

Faça com o produto desta atividade um mural com título. "As profissões da minha família."

Imagem do desenho feito pelo aluno ilustrando seu pai no trabalho, segundo a criança, o pai é dono de uma confecção de roupas.

Atividade 3: Conhecendo outras profissões.

A próxima atividade, embora seja continuidade da aula, deverá ser feita em um outro dia de aula, para garantir a maior disponibilidade dos alunos.

Inicie a aula com os alunos sentados em uma roda e apresente para a turma as revistas Ciência Hoje das Crianças. Escolha pelo menos uns dez exemplares.

Primeiro explore a capa da revista lendo com os alunos o nome da revista.

Procure fazer perguntas que levem os alunos à descoberta sobre o que trata a revista, através da observação da capa.

Leia o título da matéria principal que vem na capa, mostre onde está escrito as informações da revista, como número, edição e valor.

Discuta com a turma porque tem estas informações.

Aproveite ao máximo a capa da revista para propiciar aos alunos o hábito da observação, da leitura de informações, pois estas são estratégias do leitor, que precisam ser estimuladas e ensinadas pelo professor.

Em seguida mostre a revista, apresente algumas de suas reportagens, lendo os títulos.

Depois, explique que você escolheu trazer estas revistas para sala para dar continuidade a aula do dia anterior sobre as profissões. 

 Apresente neste momento a coluna "Quando crescer, vou ser...

Leia junto com os alunos os títulos das matérias que você escolheu, isto é, as profissões que poderão ser lidas.

Explique que cada dupla de alunos deverá escolher uma profissão para apresentar à turma.

Para compor as duplas, o professor poderá deixar que os alunos se organizem por afinidade ou poderá já trazer as duplas formadas, unindo alunos de diferentes níveis de aprendizagem para as duplas ficarem bem equilibradas.

Após a escolha das duplas e da profissão escolhida, o professor deverá entregar uma cópia da página da revista que contém a profissão escolhida por cada dupla. É importante esta estratégia para que o aluno possa marcar as informações no seu texto, para facilitar a busca das informações.

Atividade 4 - Pesquisando

Professor explique para turma que o objetivo é que a turma amplie seus conhecimento sobre novas profissões e também profissões tradicionais, para isso, é importante que cada dupla apresente o que aprendeu e passe para os colegas.  Mostre para a turma uma ficha que deverá guiar a pesquisa de cada dupla e auxiliará na apresentação.

Exemplo de ficha:

PROFISSÃO:  ___________________________________________________________________

FORMAÇÃO NECESSÁRIA: _______________________________________________________

TRABALHA COMO: ______________________________________________________________

 QUANDO SURGIU A PROFISSÃO:_________________________________________________

Combine com a turma alguns passos que deverão ser seguidos por todas as duplas;

1) Leitura em dupla de todo o texto.

2) Segunda leitura marcando as partes do texto onde estão as respostas para o preenchimento das fichas.

3) Preenchimento da ficha, utilizando as marcações feitas no texto.

4) Revisão da ficha, para verificar se tudo foi escrito corretamente.

5) Última leitura do texto para torná-lo mais familiar, no momento da apresentação da profissão.

 

Atividade 5 - Preparando para a apresentação:

Explique para a turma que a apresentação deverá iniciar com uma encenação da profissão pra que a turma tente descobrir.

Disponibilize um tempo para a preparação da apresentação.

Atividade 6 - Apresentação

No momento da apresentação não esqueça de combinar com os alunos, que este é um momento de troca de informações e que é preciso respeito durante a apresentação dos amigos.

Organize a apresentação das duplas iniciando pelas dramatizações até a turma descobrir a profissão que será apresentada.

A apresentação tanto pode ser a leitura das fichas preenchidas ou caso a dupla já tenha decorado pode contar o que descobriu sobre a profissão estudada.

Oriente seus alunos para que fiquem tranquilo, pois o objetivo não é de testar e sim socializar os conhecimentos que cada dupla adquiriu 

Atividade 7 - Avaliação do grupo

Depois da apresentação, converse com o grupo sobre as apresentações.

Pergunte se a turma conseguiu aprender sobre profissões antes desconhecidas.

Deixe que comentem quais profissões acharam mais interessante e se despertaram para o desejo de seguir alguma delas.

 

 

Recursos Complementares

Professor, neste site você encontra uma lista com muitas profissões e explicações simples sobre cada uma delas. Você usar estas informações para complementar suas aulas.

http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes 

O canal RaTimBum apresenta um programa chamado "O que vou ser quando crescer?" sua exibição acontece às 10h10, 20h e 4h10, todos os dias da semana. Para mais informações consulte o site:    http://www.tvratimbum.com.br/      

Avaliação

A avaliação deverá ser feita durante toda a aula, observando a motivação dos alunos com o tema  e os conhecimentos adquiridos sobre o assunto, verificando também, o desenvolvimento das habilidades de pesquisa.

O professor no desenvolvimento das atividades deverá observar se os alunos estão trabalhando em grupo com autonomia e responsabilidade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.