Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


IDENTIDADE E PRODUÇÃO DE TEXTOS

 

05/10/2010

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Vieira Emilião, Glória Maria e Oliveira e Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 * Conhecer diversas estruturas familiares.           

* Representar as características dos seus familiares.           

*Elaborar textos utilizando os objetivos propostos.          

*Confeccionar bonecos de seus familiares próximos relacionando características próprias.

*Compreender os diversos núcleos familiares existentes no mundo e em nossa sociedade

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser escritor inicial.

Estratégias e recursos da aula

Recursos e estratégias da aula:  

O que você vai precisar para a aula:

Um exemplar do livro "Cada família é de um jeito"

Imagens de famílias

Material para a confecção das famílias ( descrito no corpo da aula)

Papel para registro do texto sobre as pessoas da família.

 

Primeira atividade  - Motivadora  

Professor, inicie sua aula perguntando o que cada aluno entende pela palavra “Família”?

Deixe que seus alunos coloquem suas ideias sobre o assunto família, garanta um espaço de discussão onde os valores e realidades sejam colocados com respeito e verdade.   

Em um papel pardo vá anotando as definições que cada aluno vai  elaborando e dizendo para a palavra família.   

Segunda atividade: Leitura

Leia para a turma o livro “Cada família é de um jeito” autora: Aline de Abreu

O livro mostra de maneira poética, colorida e singela as variadas famílias, que nem sempre são só de pai, mãe e irmão.   

Mostre para a turma algumas imagens de famílias em diferentes composições.

Professor  você desta forma irá desenvolver a capacidade de observação, de compreensão das diferenças entre grupos

sociais.

A partir da leitura do livro e da observação das imagens, promova uma outra roda de debates sobre o tema, verificando se a turma ampliou seu conceito de família. Irá, também, verificar  se o livro e as imagens ajudaram a fortalecer concepções já colocadas por algum aluno.   

Terceira atividade  - O desenho da família   

Peça para cada aluno desenhar a sua família escrevendo o nome das pessoas e o grau de parentesco. Desenvolverá, assim, a escrita de nomes próprios dentro dos objetivos mais amplos da aula.     

Quarta atividade  – Produzindo textos:   

A partir do desenho dos seus familiares cada  aluno  deverá escrever um pequeno texto descritivo de cada pessoa de sua família. Oriente os alunos a  lembrarem das características físicas e da personalidade de cada pessoa da família.

Após a atividade, cada aluno  poderá ler para os colegas da classe as características das pessoas de sua família. Por se tratar de um tema muito pessoal, é importante que o professor  e a turma saibam respeitar a todos e que o professor esteja atento a possíveis desconfortos que alguns alunos possam apresentar ao falar de sua família, ou de algum membro familiar, em especial.       

Quinta atividade  – Confecção da família   

Após cada aluno  fazer o desenho da família, entregue aos alunos diversos materiais como: lã, papéis variados, panos, palitos de sorvete, botões, bolinhas de isopor e  rolinhos de papel higiênico e de papel toalha.

Peça que os alunos representem cada membro de sua família com os materiais ofertados, não esquecendo de colocar as características das pessoas, que antes eles assinalaram no texto. Faça junto com os alunos a revisão dos textos, procurando garantir a legibilidade.                  

Sexta atividade  - A exposição   

Promova uma exposição dos trabalhos realizados e convide as famílias para conhecer a produção dos alunos.

Organize a exposição junto com os alunos, colocando cada família (feita pelos alunos) em uma mesa e junto delas os textos dos alunos.

Com a turma pense também um nome para exposição.

Alguns exemplos: “Cada família tem seu jeito.” “Família, cada uma tem a sua.”, e outros.   

Esse trabalho propicia que a turma compreenda e respeite a diversidade de composições familiares existentes na turma e na comunidade em geral, fortalece os vínculos com as famílias e possibilita também ao professor conhecer melhor seu aluno. 

Por trabalhar com a linguagem  escrita e plástica esta aula favorece o desenvolvimento das potencialidades dos alunos.   

Sétima atividade - avaliação

 Na próxima aula converse com os alunos, sobre a exposição, o que cada família comentou em casa e o que cada um sentiu ao expor sua própria família. Avalie com os alunos acerca  de como foi   representar as características dos seus familiares.   Avalie quanto ao grau de conhecimento dos alunos em relação as diversas  estruturas familiares.  Analise com os alunos como foi confeccionar bonecos de seus familiares próximos relacionando características próprias e depois identificá-los.

Recursos Complementares

Professor abaixo uma relação de livros que tratam do assunto da aula de forma variada.

Familia Da Flora, Coleção: SENTIMENTOSAutor: AUBREY, ANNETTE Editora: GIRASSOL Assunto: INFANTO-JUVENIS - LITERATURA INFANTIL

Livro Da Familia, Autor: PARR, TODD Editora: PANDA BOOKS Assunto: INFANTO-JUVENIS - LITERATURA INFANTIL

Problemas Da Familia Gorgonzola, Autor: FURNARI, EVA Editora: GLOBAL EDITORA Assunto: INFANTO-JUVENIS - LITERATURA INFANTIL

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer durante toda a aula, onde o professor poderá observar a motivação dos alunos com o tema, e as concepções de modelos de família. Nos momentos de troca de informações e análise das imagens verificar se o debate provocou demonstrações de respeito à diversidade.

Observar se a turma conseguiu colocar características de seus familiares no boneco e no texto.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.