05/10/2010
Soymara Vieira Emilião, Glória Maria e Oliveira e Miriam Kaiuca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
* Conhecer diversas estruturas familiares.
* Representar as características dos seus familiares.
*Elaborar textos utilizando os objetivos propostos.
*Confeccionar bonecos de seus familiares próximos relacionando características próprias.
*Compreender os diversos núcleos familiares existentes no mundo e em nossa sociedade
Ser escritor inicial.
Recursos e estratégias da aula:
O que você vai precisar para a aula:
Um exemplar do livro "Cada família é de um jeito"
Imagens de famílias
Material para a confecção das famílias ( descrito no corpo da aula)
Papel para registro do texto sobre as pessoas da família.
Primeira atividade - Motivadora
Professor, inicie sua aula perguntando o que cada aluno entende pela palavra “Família”?
Deixe que seus alunos coloquem suas ideias sobre o assunto família, garanta um espaço de discussão onde os valores e realidades sejam colocados com respeito e verdade.
Em um papel pardo vá anotando as definições que cada aluno vai elaborando e dizendo para a palavra família.
Segunda atividade: Leitura
Leia para a turma o livro “Cada família é de um jeito” autora: Aline de Abreu
O livro mostra de maneira poética, colorida e singela as variadas famílias, que nem sempre são só de pai, mãe e irmão.
Mostre para a turma algumas imagens de famílias em diferentes composições.
Professor você desta forma irá desenvolver a capacidade de observação, de compreensão das diferenças entre grupos
sociais.
A partir da leitura do livro e da observação das imagens, promova uma outra roda de debates sobre o tema, verificando se a turma ampliou seu conceito de família. Irá, também, verificar se o livro e as imagens ajudaram a fortalecer concepções já colocadas por algum aluno.
Terceira atividade - O desenho da família
Peça para cada aluno desenhar a sua família escrevendo o nome das pessoas e o grau de parentesco. Desenvolverá, assim, a escrita de nomes próprios dentro dos objetivos mais amplos da aula.
Quarta atividade – Produzindo textos:
A partir do desenho dos seus familiares cada aluno deverá escrever um pequeno texto descritivo de cada pessoa de sua família. Oriente os alunos a lembrarem das características físicas e da personalidade de cada pessoa da família.
Após a atividade, cada aluno poderá ler para os colegas da classe as características das pessoas de sua família. Por se tratar de um tema muito pessoal, é importante que o professor e a turma saibam respeitar a todos e que o professor esteja atento a possíveis desconfortos que alguns alunos possam apresentar ao falar de sua família, ou de algum membro familiar, em especial.
Quinta atividade – Confecção da família
Após cada aluno fazer o desenho da família, entregue aos alunos diversos materiais como: lã, papéis variados, panos, palitos de sorvete, botões, bolinhas de isopor e rolinhos de papel higiênico e de papel toalha.
Peça que os alunos representem cada membro de sua família com os materiais ofertados, não esquecendo de colocar as características das pessoas, que antes eles assinalaram no texto. Faça junto com os alunos a revisão dos textos, procurando garantir a legibilidade.
Sexta atividade - A exposição
Promova uma exposição dos trabalhos realizados e convide as famílias para conhecer a produção dos alunos.
Organize a exposição junto com os alunos, colocando cada família (feita pelos alunos) em uma mesa e junto delas os textos dos alunos.
Com a turma pense também um nome para exposição.
Alguns exemplos: “Cada família tem seu jeito.” “Família, cada uma tem a sua.”, e outros.
Esse trabalho propicia que a turma compreenda e respeite a diversidade de composições familiares existentes na turma e na comunidade em geral, fortalece os vínculos com as famílias e possibilita também ao professor conhecer melhor seu aluno.
Por trabalhar com a linguagem escrita e plástica esta aula favorece o desenvolvimento das potencialidades dos alunos.
Sétima atividade - avaliação
Na próxima aula converse com os alunos, sobre a exposição, o que cada família comentou em casa e o que cada um sentiu ao expor sua própria família. Avalie com os alunos acerca de como foi representar as características dos seus familiares. Avalie quanto ao grau de conhecimento dos alunos em relação as diversas estruturas familiares. Analise com os alunos como foi confeccionar bonecos de seus familiares próximos relacionando características próprias e depois identificá-los.
Professor abaixo uma relação de livros que tratam do assunto da aula de forma variada.
Familia Da Flora, Coleção: SENTIMENTOSAutor: AUBREY, ANNETTE Editora: GIRASSOL Assunto: INFANTO-JUVENIS - LITERATURA INFANTIL
Livro Da Familia, Autor: PARR, TODD Editora: PANDA BOOKS Assunto: INFANTO-JUVENIS - LITERATURA INFANTIL
Problemas Da Familia Gorgonzola, Autor: FURNARI, EVA Editora: GLOBAL EDITORA Assunto: INFANTO-JUVENIS - LITERATURA INFANTIL
A avaliação deverá ocorrer durante toda a aula, onde o professor poderá observar a motivação dos alunos com o tema, e as concepções de modelos de família. Nos momentos de troca de informações e análise das imagens verificar se o debate provocou demonstrações de respeito à diversidade.
Observar se a turma conseguiu colocar características de seus familiares no boneco e no texto.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!