Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O movimento pausado e contínuo no trabalho de dança

 

22/06/2010

Autor e Coautor(es)
leonardo lima costa
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos:

·         Identificar as mudanças na qualidade visual do movimento na dança quando ele é realizado de forma contínua (ou fluida) pausado (ou dissecado);

·         Definir o que é qualidade de movimento contínuo;

·         Definir o que é qualidade de movimento pausado;

·         Definir o que vem a ser qualidade do movimento;

·         Experimentar movimentar-se de forma contínua e de forma pausada;

·         Criar estruturas de movimentos representando as qualidades de movimento contínuo e pausado.

Duração das atividades
100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: 

Juntar a turma para conceituar as seguintes denominações:

*        Qualidade do movimento: pensar em qualidade do movimento é aprofundar no estudo do “POR QUE” se movimenta na dança. Como transmitir a quem assiste o que realmente é para ser mostrado? A dança usa da expressão artística como ponte que liga o artista a sociedade sem, no entanto, usar da fala. Dessa maneira se torna muito importante estudar e aperfeiçoar cada gesto ou passo realizado.

*        Qualidade de movimento contínuo ou fluido: Movimentar o corpo de forma contínua seria manter o corpo em constante movimentação ao ponto de não se perceber quando começa o primeiro movimento e quando termina o segundo. asistir ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=pOMsshItujc 16/05/2010.

*        Qualidade de movimento pausado ou dissecado: Nessa situação o corpo tem duas potencialidades. A primeira seria mais conceitual – cada corpo em repouso na dança demonstra que seu potencial em entrar em movimentação é o maior possível e pode acontecer a qualquer instante (atenção ou susto). Assistir ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=8G4Xci5nHk0&feature=related 16/05/2010.

A segunda potência seria se movimentar alternando movimento e pausa sucessivas vezes. Essa qualidade pode oferecer para quem assiste várias sensações, como: movimento em velocidade lenta; movimento quebrado ou interrompido; movimento robótico; entre outras relações. Pode também ser adotado com grande força por linguagens como o hip hop ou a dança de rua. assistir ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=4BFWQopPHKY 16/05/2010. 

Sugestões para início de conversa com os alunos:

1.    Qual é o que significa da palavra QUALIDADE? Citar como ela pode ser usada no dia a dia. (é interessante partir do conceito comum a definição do termo qualidade do movimento para melhor a compreensão dos alunos).

2.    Como e por que o corpo entra em movimento? (deixar que as respostas se relacionem com várias atividades como esporte, lutas, jogos, lazer, entre outros. Para depois direcionar a dança). E na dança?

3.    Na dança existe uma preocupação relativa à qualidade dos movimentados realizados com o corpo? Quais seriam essas preocupações? (a idéia é mostrar que existe essa preocupação)

4.    Quais aspectos do movimento poderiam ser escolhidos para representar as qualidades de se movimentar na dança? (é interessante nesse momento escutar as respostas dos alunos, mas introduzir com calma os conceitos MOVIMENTO PAUSADO E CONTÍNUO, afunilando bem a discussão sobre qualidade do movimento).

5.    Conceituar movimentos pausados e contínuos.

Atividade 2: 

Estudar a seguinte sequência de movimentos (ensaiar e decorar): 

1.    Dar quatro passos para frente e retornar com quatro passos também;

2.    Dar dois giros para direita e dois para a esquerda;

3.    Agachar, ajoelhar e deitar;

4.    Rolar uma vez para a esquerda;

5.    Agachar e levantar;

6.    Saltar.

A turma realizará essa sequência de movimentos introduzindo uma pausa entre cada um deles. Em seguida unindo o final de um com o início de outro, tentando manter o corpo em constante movimentação.

Obs.: escolher uma música que agrade a maioria dos alunos para acompanhar os movimentos propostos.

Atividade 3: 

·         Primeira etapa: Dividir a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Cada grupo deverá criar sua própria sequência de movimentos e escolher uma das duas qualidades, pausada ou contínua, para orientar a execução das movimentações. ·         Segunda etapa: Em seguida inverter a qualidade (por exemplo: se o grupo escolheu pausado da primeira vez, agora deverá executar de forma contínua sua sequência de movimento).

·         Terceira etapa: Após a inversão, estudar quais movimentos ficaram melhor executados pausadamente e continuamente para incorporar essas qualidades na sequência criada.

·         Quarta etapa: Cada grupo apresentará sua sequência de movimentos para o restante da turma.

Recursos Complementares

Texto de referência (Atividade 1)

http://www.arteesociedade.com/laban.htm

Avaliação
  • Discutir com os alunos se compreenderam bem os conceitos de movimento pausado e contínuo, se essa diferenciação ficar nítida na prática das atividades.
  • Verificar se os alunos foram capazes de criar sequências de movimentos utilizando os conceitos trabalhados e fazer uso das qualidades para a criação de sequências de movimentos é também sinal positivo.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.