09/06/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
§ Aprender como saudar e se despedir de alguém em espanhol;
§ Conceituar saudações e despedidas;
§ Conhecer algumas expressões utilizadas frequentemente nas relações sociais cotidianas.
Não são necessários conhecimentos prévios.
1º MOMENTO:
Numa roda de conversa, mobilize os alunos para o tema da aula, a partir de questões do tipo:
a) Em nossa sociedade, quando chegamos ou saímos de algum lugar, nós utilizamos algumas expressões convencionais. Que expressões são essas? Como elas se chamam?
b) Será que em todas as sociedades ocidentais se usa essas mesmas expressões? Da mesma forma?
c) Vocês conhecem alguma saudação ou despedida em espanhol?
2º MOMENTO:
Exiba um vídeo em espanhol ou trechos de filmes comerciais produzidos em países de língua espanhola, nos quais se possam ver algumas das possibilidades de saudação e despedida em situações cotidianas. Peça aos alunos que se detenham nos seguintes aspectos: formas de pronúncia, vocabulário utilizado, reações e expressões corporais e contextos de enunciação.
Para as turmas iniciais do Ensino Fundamental sugerimos As saudações em espanhol, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ykFIGXno9GU> e acessado em: 15 de maio de 2010. Já para as turmas maiores, dos anos finais, poderá ser exibida a reportagem Saludos y despedidas, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=J7aBF1FXBFs>, acesso em: 15 de maio de 2010.
3º MOMENTO:
Discutam, no grande grupo, as percepções das imagens vistas sobre as saudações e despedidas em espanhol. Registre no quadro negro/na lousa a síntese das ideiais e peça que, em seguida, os alunos as copiem no caderno.
4º MOMENTO:
Introduza/retome o vocabulário em espanhol, trazendo placas contendo imagens e palavras referentes às saudações e despedidas. Ensine aos alunos como se apresentar a alguém e como dizer as saudações básicas na língua espanhola. Crie situações teatrais, nas quais transmitirá um pouco da cultura de apresentação pessoal nos países onde se fala o espanhol e das possibilidades de pronúncia das saudações.
Numa roda de conversa, retome oralmente as informações iniciais (1º momento da aula) comparando-as com as informações discutidas/aprendidas durante as interações da aula. Sintetize as aprendizagens por meio da construção de um texto coletivo sobre a temática.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/06/2010
Cinco estrelasPerfeita a aula.