Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O jacaré: características físicas, alimentação e habitat.

 

21/05/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Maria Cunha Aguiar Maia
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo; Aline Constância de Figueiredo e Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Identificar características externas do jacaré;

-descobrir do que se alimentam:

-conhecer o habitat natural dos jacarés;

-entrevistar um biólogo e tirar dúvidas sobre o jacaré;

-conhecer diferentes espécies de jacarés.

- visitar um local onde exista jacarés em cativeiro. 

Duração das atividades
Seis momentos de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula as crianças devem ter construído conceitos sobre habitat, como local onde vivem espécies animais, vegetais, humanas etc.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

Para esta aula, a professora deverá levar um cartaz com uma imagem bem grande e colorida de um jacaré. Pedir para as crianças apreciarem e depois nomearem as partes externas do jacaré: olho, rabo, focinho, dentes, pele etc. Depois listar em uma folha de papel ofício o nome das partes externas do jacaré e ilustar com desenho. Montar um painel na sala com estas produções.

Arquivo da autora

2º Momento:

A professora deve lançar um questinamento para o grupo: do que vocês acham que se alimentam os jacarés? Ouvir as crianças e registar suas impressões iniciais. Levá-las para fazer uma pesquisa na internet e comprovar ou não, suas hispóteses sobre a alimentação dos jacarés. De volta à sala, a professora deve disponibilizar revistas, tesoura e cola, para que as crianças encontrem imagens de animais que pertencem a cadeia alimentar dos jacarés e produzam cartazes, utilizando-se de recorte e colagem. A professora pode aproveitar para discutir os motivos que levam um jacaré a atacar e até devorar uma pessoa humana, e , juntos encontrar formas de evitar ataques deste animal, como: não se aproximar muito deles; se for tomar banho em açudes e rios, certificar-se de que nesta região não há jacarés, dentre muitas outras possibilidades.

http://www.youtube.com/watch?v=HJoLbrJTw5M

3º Momento:

Para realização desta aula, a professora deve combinar previamente com as crianças, a visita de um biólogo à sala, para que as crianças façam perguntas e tirem dúvidas sobre este animal. Se houver na turma algum pai/mãe biólogo(a) é uma ótima oportunidade de levá-lo/la àescola para contribuir com este estudo. Ao convidar o profissional, a professora deve perguntar que materiais e recursos ele vai precisar, se dispõe de imagens e vídeos para exibir para as crianças e, ainda, se pode levar cópias dos materiais para deixar com o grupo. As crianças devem listar, junto com a professora, as dúvidas e possíveis perguntas a serem feitas a este profissional e decidirem quem vai ficar responsável por registrar o que o biólogo respondeu. A professora deve também fazer seus registros para garantir que circule no grupo, a maior quantidade de informação possível.

No dia marcado para esta aula, o grupo recebe o biólogo na sala, faz uma roda e começa a entrevistá-lo. As crianças que ficaram responsáveis pelos registros, fazem as anotações. Se o biólogo levar vídeo e/ou imagens para ser exibidos, o grupo vê junto, fazendo as perguntas que julgar necessário para tirar as possíveis dúvidas.

Depois que o biólogo se despedir da turma, a  professora propõe a escrita de um texto coletivo, no qual estará expresso todos os conhecimentos adquiridos pela turma, com a visita deste, à sala.

 4º Momento:

Para explorar as diferentes espécies de jacarés, a professora leva para sala textos que tratem dos vários tipos de jacarés e depois divide as crianças em grupos, oferecendo imagens e informações (cada grupo fica com uma espécie) e orienta as crianças que registrem o nome da espécie, habitat natural, características físicas, do que se alimentam etc, e ilustrem com imagens da respectiva espécie. O grupo deve organizar uma exposição com todo o metrial produzido nesta aula e também com o texto coletivo produzido com a visita do biólogo à sala.

jacaré do pantanal: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacar%C3%A9-do-pantanal 

jacaré de papo-amarelo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacar%C3%A9-de-papo-amarelo

jacaré-açu: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/jacare-acu.php

jacaré do nilo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Crocodilo-do-nilo 

5º Momento:

A professora deve convidar as crianças a assistirem a vídeos que mostrem o jacaré em seu habitat natural: no pantanal brasileiro, em rios, nos oceanos, em lagos etc. Depois de assistirem aos vídeos, explorar junto com as crianças os locais onde vivem estes animais, pedir para que situem no mapa do Brasil onde fica a Amazônia e relacionar as espécies de jacarés que vivem lá. O mesmo pode ser feito com o pantanal, o estado ou região em que que vivem as crianças, observando se há alguma espécie destes locais. Solicitar que as crianças façam um quadro com o local do Brasil e as espécies existentes nestes locais.

6º Momento:

O grupo pode planejar a visita a um local onde exista jacarés em cativeiro. A visita/aula passeio deve ser planejada, os pais devem ser avisados e autorizar a saída do seu filho(a) da escola, cientes dos horários de saída e de chegada. Chegando ao local da visita, as crianças devem ser advertidas sobre as normas e procedimentos de segurança no local, serem guiadas pelas professoras e por profissionais que ali trabalham. As crianças devem ser conduzidas ao lugar onde estão os jacarés, observá-los,  fazer fotos e, se possível, entrevistar a pessoa que cuida deles em cativeiro. Embora o objetivo da visita seja observar os jacarés, as crianças podem observar também outros animais presentes no local, em especial se houver répteis já que são animais da mesma classe dos jacarés. De volta à escola e depois de reveladas as fotos, professora e crianças devem organizar uma exposição de todo o trajeto da aula passeio, dando ênfase ao jacaré, com imagens e texto.

Recursos Complementares

vídeos sobre o pantanal brasileiro: habitat de várias espécies de jacarés.

http://planetapantanal.com/planeta_pantanal_tv.php?id=30&t=1 

Avaliação

Com esta aula é possível avaliar:

- Se as crianças conseguem identificar as partes externas do jacaré; nomear animais que fazem parte da cadeia alimantar dos jacarés, se conseguem localizar no mapa, o local onde vivem os jacarés no Brasil.

- se conseguem registar de forma escrita ou memorizando as informações oferecidas pelo biólogo na entrevista e pelo funcionário que cuida dos jacarés em cativeiro. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • bilinu, criança feliz , Piauí - disse:
    pamela.samantha210@gmail.com

    09/11/2011

    Cinco estrelas

    pos e legal essa coissa aprendevarias coisas interesante pois apreandemos divwersas coisa na internet


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.