Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como nascem os jacarés.

 

03/06/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Maria Cunha Aguiar Maia
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo; Aline Constância de Figueiredo e Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer a forma de reprodução dos jacarés;

- perceber a relação que os filhotes estabelecem com a mãe ao nascer.

- representar, através do desenho e de maquetes, o nascimento de um jacaré. 

Duração das atividades
Quatro momentos de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, as crianças já deverão ter construído conhecimentos sobre os jacarés, suas características físicas e a classe a que pertencem.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: de onde vêm o Jacaré?

 Fazer uma discussão na sala que leve as crianças a pensar de onde vêm os jacarés. Na roda, a professora vai ouvindo as crianças e anotando suas respostas. O importante nesta aula é que as crianças cheguem à concluão de que os jacarés nascem do ovo, que a mãe escolhe um lugar seguro para por seus ovos e os enterram, que a mãe fica sempre na região perto do ninho, até o nascimento. Quando chega a hora da eclosão dos ovos, os filhotes fazem um ruído muito forte e a mãe vem ajudá-los a nascer. Quando todos saem do ovo, a mamãe jacaré coloca um filhote na boca e o leva para a água. Os outros seguem atrás. De posse destas informações, a professora deve sugerir ao grupo, a realização de jogos teatrais que consiste em representar: quem sou eu, onde estou e o que estou fazendo. A professora deve dividir a turma em 4 grupos e uma vez afastados, orientar que eles devem apresentar uma situação que envolva o nascimento do jacaré, sem usar a voz, somente com movimentos do corpo. Os demais grupos irão apreciar e adivinhar/dizer o que o grupo apresentou. Quando todos os grupos se apresentarem, a professora deve conduzir uma avaliação para as crianças exporem seus pontos de vista, sentimentos, dificuldades na realização da atividade.

2º Momento: como nasce um jacaré?

A professora deve iniciar esta aula perguntando, por exemplo: será que a casca do ovo do jacaré é forte ou fraca? Como será que o jacaré faz para quebrar o ovo e sair? Ouvir as crianças e anotar as respostas na lousa. Em seguida, a professora deve ler um texto que ofereça estas informações e discutir com as crianças as aproximações ou não com as respostas dadas por elas.

Informação importante: os ovos de jacarés têm a casca muito forte, por isso os filhotes de jacarés, ainda no ovo, desenvolvem uma espécie de martelo no final do focinho que tem exatamente a função de quebrar o ovo para nascer; os filhotes perdem o martelinho logo após o nascimento. Depois que as crianças souberem dessas informações, a professora solicita que desenhem e pintem, bem bonito, o nascimento de um jacaré, em seguida coloquem balões e escrevam a fala/ruído do jacaré ao nascer, imitando um quadrinho. Estas produções deverão ser expostas no mural da sala.

jacaré saindo do ovo:

http://3.bp.blogspot.com/_0bUqU9S-6Vs/S1pfVlFQV8I/AAAAAAAADzI/Gs09c-fYkX4/s400/filhotes-bizarros-12.jpg

filhotes de jacarés: http://odia.terra.com.br/portal/brasil/fotos/09/04/07_jacare280x250.jpg

3º Momento:   o jacaré nasceu, e agora?

Nesta aula, a professora deve começar discutindo com as crianças os cuidados que a mãe humana tem com os bebês ao nascer, e perguntar: será que as mães jacarés têm todos estes cuidados com seus filhotes? As crianças deverão expor seus pontos de vista. Depois, a professora pode ver, junto com elas, vídeos que mostrem a relação das mães jacarés com seus filhotes e montar um quadro comparativo da relação destas duas espécies com seus filhos. Com esta aula as crianças podem aprender que, embora os cuidados entre as mães humanas e as mães jacarés sejam diferentes, ambas as espécies se preocupam em cuidar e proteger seus filhotes.

                   MÃE HUMANA

        MÃE JACARÉ

     Tem poucos filhos por vez

 Tem muitos filhotes por ninhada

     Amamenta os bebês

 Caça para os filhotes se alimentarem

     Coloca o bebê no colo ou no berço para protegê-lo

 Quando tem perigo por perto, coloca os filhotes dentro da sua enorme boca

    Leva os bebês para tomar sol no colo ou no carrinho

 Coloca os bebês nas suas costas para tomar sol

4º Momento: montando pequenas maquetes e representando o que aprenderam.

 Nesta aula, a professora deve sugerir que as crianças representem, plasticamente, o que aprenderam sobre o nascimento dos jacarés. Para isto deve oferecer às crianças, as bandejinhas de isopor usadas para fazer a xilogravura na aula "Dançando como os jararés" apresentada nesta coleção de aulas, massa de modelar, papel celofane, além de ir ao parque da escola com as crianças, colher pedrinhas, folhas e caules secos de plantas. Na sala, cada criança de posse do material, deve ser orientada a compor, dentro de sua bandejinha, uma maquete que mostre o nascimento e o local onde estão os jacarés. As crianças podem modelar ovos e filhotes de jacarés com  massa de modelar, podem fazer um jacaré maior para representar a mãe e depois montar um espaço na bandeja que represente o local de nascimento, os filhotes dentro da água com a mãe etc. Depois devem organizar uma exposição com todas as pequenas maquetes construídas individualmente pelas crianças, junto com um texto coletivo contendo todo o conhecimento construído acerca do nascimento dos jacarés.

Fotos: arquivos da autora

Recursos Complementares
Avaliação

Com esta aula é possível avaliar se as crianças:

- conseguem compreender que os jacarés nascem do ovo e que mesmo antes de nascer já estabelecem uma forma de comunicação com a mãe;

- representam com propriedade,  através do desenho e de maquetes, o nascimento de um jacaré e a relação deste com o meio e com a mãe. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • fatimadrumond, projeto de deus , Minas Gerais - disse:
    fatimadrumond@yahoo.com.br

    13/06/2012

    Cinco estrelas

    otima aula e o visual excelente.estamos realizando um projeto sobrre animais .e esta semana vou falar sobre o jacare.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.