03/06/2010
Maria de Fátima Araújo; Aline Constância de Figueiredo e Souza
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
- Conhecer a forma de reprodução dos jacarés;
- perceber a relação que os filhotes estabelecem com a mãe ao nascer.
- representar, através do desenho e de maquetes, o nascimento de um jacaré.
Para realização desta aula, as crianças já deverão ter construído conhecimentos sobre os jacarés, suas características físicas e a classe a que pertencem.
1º Momento: de onde vêm o Jacaré?
Fazer uma discussão na sala que leve as crianças a pensar de onde vêm os jacarés. Na roda, a professora vai ouvindo as crianças e anotando suas respostas. O importante nesta aula é que as crianças cheguem à concluão de que os jacarés nascem do ovo, que a mãe escolhe um lugar seguro para por seus ovos e os enterram, que a mãe fica sempre na região perto do ninho, até o nascimento. Quando chega a hora da eclosão dos ovos, os filhotes fazem um ruído muito forte e a mãe vem ajudá-los a nascer. Quando todos saem do ovo, a mamãe jacaré coloca um filhote na boca e o leva para a água. Os outros seguem atrás. De posse destas informações, a professora deve sugerir ao grupo, a realização de jogos teatrais que consiste em representar: quem sou eu, onde estou e o que estou fazendo. A professora deve dividir a turma em 4 grupos e uma vez afastados, orientar que eles devem apresentar uma situação que envolva o nascimento do jacaré, sem usar a voz, somente com movimentos do corpo. Os demais grupos irão apreciar e adivinhar/dizer o que o grupo apresentou. Quando todos os grupos se apresentarem, a professora deve conduzir uma avaliação para as crianças exporem seus pontos de vista, sentimentos, dificuldades na realização da atividade.
2º Momento: como nasce um jacaré?
A professora deve iniciar esta aula perguntando, por exemplo: será que a casca do ovo do jacaré é forte ou fraca? Como será que o jacaré faz para quebrar o ovo e sair? Ouvir as crianças e anotar as respostas na lousa. Em seguida, a professora deve ler um texto que ofereça estas informações e discutir com as crianças as aproximações ou não com as respostas dadas por elas.
Informação importante: os ovos de jacarés têm a casca muito forte, por isso os filhotes de jacarés, ainda no ovo, desenvolvem uma espécie de martelo no final do focinho que tem exatamente a função de quebrar o ovo para nascer; os filhotes perdem o martelinho logo após o nascimento. Depois que as crianças souberem dessas informações, a professora solicita que desenhem e pintem, bem bonito, o nascimento de um jacaré, em seguida coloquem balões e escrevam a fala/ruído do jacaré ao nascer, imitando um quadrinho. Estas produções deverão ser expostas no mural da sala.
jacaré saindo do ovo:
filhotes de jacarés: http://odia.terra.com.br/portal/brasil/fotos/09/04/07_jacare280x250.jpg
3º Momento: o jacaré nasceu, e agora?
Nesta aula, a professora deve começar discutindo com as crianças os cuidados que a mãe humana tem com os bebês ao nascer, e perguntar: será que as mães jacarés têm todos estes cuidados com seus filhotes? As crianças deverão expor seus pontos de vista. Depois, a professora pode ver, junto com elas, vídeos que mostrem a relação das mães jacarés com seus filhotes e montar um quadro comparativo da relação destas duas espécies com seus filhos. Com esta aula as crianças podem aprender que, embora os cuidados entre as mães humanas e as mães jacarés sejam diferentes, ambas as espécies se preocupam em cuidar e proteger seus filhotes.
MÃE HUMANA |
MÃE JACARÉ |
Tem poucos filhos por vez |
Tem muitos filhotes por ninhada |
Amamenta os bebês |
Caça para os filhotes se alimentarem |
Coloca o bebê no colo ou no berço para protegê-lo |
Quando tem perigo por perto, coloca os filhotes dentro da sua enorme boca |
Leva os bebês para tomar sol no colo ou no carrinho |
Coloca os bebês nas suas costas para tomar sol |
4º Momento: montando pequenas maquetes e representando o que aprenderam.
Nesta aula, a professora deve sugerir que as crianças representem, plasticamente, o que aprenderam sobre o nascimento dos jacarés. Para isto deve oferecer às crianças, as bandejinhas de isopor usadas para fazer a xilogravura na aula "Dançando como os jararés" apresentada nesta coleção de aulas, massa de modelar, papel celofane, além de ir ao parque da escola com as crianças, colher pedrinhas, folhas e caules secos de plantas. Na sala, cada criança de posse do material, deve ser orientada a compor, dentro de sua bandejinha, uma maquete que mostre o nascimento e o local onde estão os jacarés. As crianças podem modelar ovos e filhotes de jacarés com massa de modelar, podem fazer um jacaré maior para representar a mãe e depois montar um espaço na bandeja que represente o local de nascimento, os filhotes dentro da água com a mãe etc. Depois devem organizar uma exposição com todas as pequenas maquetes construídas individualmente pelas crianças, junto com um texto coletivo contendo todo o conhecimento construído acerca do nascimento dos jacarés.
Ninho de jacaré: http://static.hsw.com.br/gif/alligator-nest.jpg
Com esta aula é possível avaliar se as crianças:
- conseguem compreender que os jacarés nascem do ovo e que mesmo antes de nascer já estabelecem uma forma de comunicação com a mãe;
- representam com propriedade, através do desenho e de maquetes, o nascimento de um jacaré e a relação deste com o meio e com a mãe.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/06/2012
Cinco estrelasotima aula e o visual excelente.estamos realizando um projeto sobrre animais .e esta semana vou falar sobre o jacare.