03/06/2010
Maria de Fátima Araújo; Aline Constância de Fiquieredo e Souza
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
- Conhecer as classes dos animais;
- identificar a classe a que pertencem os jacarés;
- nomear características necessárias para que um animal seja um réptil;
- situar o jacaré dentro da classe dos répteis.
Para esta aula, as crianças necessitam ter construído o conceito de classe e saber que os animais pertencem a classes diferentes.
Para realização desta aula, a professora deve levar para roda imagens de vários tipos de animais que representem todas as classes: mamíferos, aves, répteis, peixes e anfíbios.
1º Momento: Na roda inicial a professora deve mostrar as imagens para as crianças e pedir que agrupem os animais pelas características que eles têm em comum. A professora deve mediar esta atividade, procurando saber a lógica dos agrupamentos, fazendo pergunta as crianças, do tipo: por que este animal está junto com este? O que eles têm em comum? Por que não pode estar junto deste outro? Ouvir as crianças. Em seguida, centrar a atenção no agrupamento de animais no qual se encontra o jacaré e explorar as características dos animais deste grupo: como é o corpo, se tem patas, quantas são as patas, se elas são longas ou são curtas etc.
2º Momento: A professora deve conduzir as crianças para sala de multimídia e propor uma pesquisa na internet sobre a classe dos jacarés. As crianças farão esta atividade sentadas em duplas, em cada computador e a professora vai dando comandos para que elas entrem na internet, usem o filtro "classe dos jacarés", abram a página e tentem ler com ajuda do colega, o texto que fala sobre os répteis.
Site que fala sobre os répteis: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe-reptilia/classe-reptilia-2.php
3º Momento: De volta à sala, a professora faz uma roda de discussão e as crianças falam sobre suas descobertas na pesquisa e, uma vez apropriadas da nova informação, a de que os jacarés pertencem a classe dos répteis, a professora propõe uma atividade de escrita, em que, sentadas em duplas, as crianças escreverão as caracterísitcas necessárias para que um animal seja um réptil. As crianças voltam à roda, socializam suas produções com o grupo e em seguida montam um painel na sala que pode ser ilustrado com as imagens de répteis, utilizadas no primeiro momento desta aula.
http://paoeecologia.files.wordpress.com/2009/08/tartarugadecouro.jpg
http://www.pucrs.br/fabio/histologia/tecnerv/Repteis/Repteis.jpg
http://images.forbestraveler.com/media/photos/inspirations/adventure/wildlife-watching-02-g.jpg
4º Momento: O professor deve assistir a um vídeo com as crianças, depois desencadear uma discussão para elas falarem sobre o que aprenderam com o vídeo. Em seguida sugerir a costrução de uma tabela em que as crianças vão citando nomes de animais répteis com e sem patas.
Répteis com patas |
Répteis sem patas |
- Jacarés |
- Cobras de duas cabeças |
- Crocodilos |
- Víboras |
- Lagartos |
- Serpentes |
Para saber mais sobre os jacarés: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacar%C3%A9
Com esta aula é possível avaliar se as crianças:
- Conhecem as classes dos animais e conseguem identificar a classe a que pertencem os jacarés;
- nomeam características necessárias para que um animal seja um réptil;
- conseguem situar o jacaré dentro da classe dos répteis.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/04/2013
Cinco estrelasexcelente
31/07/2012
Cinco estrelasótimo!!!