20/05/2010
Maria de Fátima Araújo; Aline Constância de Figueiredo e Souza
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
- Identificar as características dos crocodilos;
- estabelecer semelhanças e diferenças entre jacarés e crocodilos;
- localizar no mapa lugares onde vivem os crocodilos;
- produzir textos através de desenho e escrita.
Para desenvolver esta aula, as crianças já devem ter se apropriado do conceito de répteis como uma classe de animais.
1º Momento:
A professora deve iniciar esta aula perguntando as crianças se jacarés e crocodilos são a mesma coisa. Ouvir as crianças depois ler para elas o texto jacaré e crocodilo diponível em: http://animais.bicodocorvo.com.br/informacoes/repteis/jacare-e-crocodilo
Em seguida, dividir as crianças em 2 grupos: para um, pedir que registre as características dos crocodilos e ao outro, as do jacaré. Ao terminar, as crianças devem socializar as informações que devem estar registradas numa cartolina e afixar no mural da sala. É interessante que as crianças tenham imagens de jacarés e crocodilos para ilustar os cartazes que falam das caracterísitcas dos respectivos animais.
2º Momento:
Ainda de acordo com a leitura do texto, a professora pode explorar com as crianças, os locais onde vivem os jacarés e os crocodilos. As crianças aprenderão que no Brasil existem cerca de cinco espécies de jacarés que vivem em àguas doces e salgadas e que os crocodilos, animais dos oceanos, são oriundos da África, Ásia e Austrália. De posse dessas informações, a professora deve pedir que as crianças localizem no mapa mundi, o local onde vivem os jacarés e crocodilos.
3ª Momento:
Para realização desta aula a professora deve assistir, junto com as crianças, á videos que mostrem jacarés e crocodilos, depois fazer discussões e registar as informações trazidas pelos vídeos em forma de desenho e escrita. Este trabalho pode ser em grupo e cada grupo pode ficar com uma tarefa diferente.
Apresentamos algumas sugestões:
Grupo 1: do que se alimentam os jacarés?
Grupo 2: do que se alimentam os crocodilos?
Grupo 3: quem é o predador natural dos crocodilos?
Grupo 4: há uma possibilidade de os crocodilos serem descendentes dos dinossauros, o que vocês acham disso? Por que?
Depois de finalizados os trabalhos, a professora deve promover um debate para que circule no grupo o maior número de informações sobre estas espécies e, especialmente, o que pensam as crianças.
criação de jacarés: http://www.youtube.com/watch?v=Ncd2L9mlb_8&feature=related
sucuri: predador natural dos jacarés: http://www.youtube.com/watch?v=0h-F6NwrWK0&feature=related
4ª Momento:
Para esta aula a professora deve lançar um qustionamento/ tema para escrita de um texto pelas crianças. "Imagine que você está fazendo um piquenique às margens de um lago e de repente aparece em sua frente, um enorme jacaré. O que você faz?" As crianças devem ser encorajadas a falar, na roda, sobre o que cada uma faria numa situação dessas. Em seguida, a professora pede para que elas produzam um texto, ilustrem com desenho e dêem um título bem legal para ele. Os textos das crianças devem ser lidos em seguida por cada uma delas e colocados no varal da sala. Com esta aula espera-se que as crianças desenvolvam suas capacidades criadoras, a leitura e escrita, bem como demonstrem que atitudes tomariam na resolução de um problema/situação como esta.
vídeo crocodilo: http://mais.uol.com.br/view/e8h4xmy8lnu8/crocodilo-australiano-x-tartaruga-04023062CC998326?types=A
jacarés: http://mais.uol.com.br/view/gv9uhu9gojh2/passeio-com-jacares-04023862DCC18346?types=A
Com esta aula é possível avaliar se as crianças conseguem identificar e nomear características dos crocodilos, estabelecendo semelhanças e diferenças destes com os jacarés; localizar no mapa os lugares onde vivem os crocodilos e jacarés e se conseguem produzir textos através do desenho e da escrita. É possível avaliar, também, o nível de criatividade e capacidade de apresentar sugestão para resolução de um problema.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!