Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os crocodilianos: parentes próximos dos jacarés

 

20/05/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Maria Cunha Aguiar Maia
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo; Aline Constância de Figueiredo e Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar as características dos crocodilos;

- estabelecer semelhanças e diferenças entre jacarés e crocodilos;

- localizar no mapa lugares onde vivem os crocodilos;

- produzir textos através de desenho e escrita.  

Duração das atividades
Quatro momentos de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para desenvolver esta aula, as crianças já devem ter se apropriado do conceito de répteis como uma classe de animais.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

A professora deve iniciar esta aula perguntando as crianças se jacarés e crocodilos são a mesma coisa. Ouvir as crianças depois ler para elas o texto jacaré e crocodilo diponível em:   http://animais.bicodocorvo.com.br/informacoes/repteis/jacare-e-crocodilo 

Em seguida, dividir as crianças em 2 grupos: para um,  pedir que registre as características dos crocodilos e ao outro, as do jacaré. Ao terminar, as crianças devem socializar as informações que devem estar registradas numa cartolina e afixar no mural da sala. É interessante que as crianças tenham imagens de jacarés e crocodilos para ilustar os cartazes que falam das caracterísitcas dos respectivos animais.

2º Momento:

Ainda de acordo com a leitura do texto, a professora pode explorar com as crianças, os locais onde vivem os jacarés e os crocodilos. As crianças aprenderão que no Brasil existem cerca de cinco espécies de jacarés que vivem em àguas doces e salgadas e que os crocodilos, animais dos oceanos, são oriundos da África, Ásia e Austrália. De posse dessas informações, a professora deve pedir que as crianças localizem no mapa mundi, o local onde vivem os jacarés e crocodilos.

3ª Momento: 

Para realização desta aula a professora deve assistir, junto com as crianças, á videos que mostrem jacarés e crocodilos, depois fazer discussões e registar as informações trazidas pelos vídeos em forma de desenho e escrita. Este trabalho pode ser em grupo e cada grupo pode ficar com uma tarefa diferente.

Apresentamos algumas sugestões:

Grupo 1: do que se alimentam os jacarés?

Grupo 2: do que se alimentam os crocodilos?

Grupo 3: quem é o predador natural dos crocodilos?

Grupo 4: há uma possibilidade de os crocodilos serem descendentes dos dinossauros, o que vocês acham disso? Por que?

Depois de finalizados os trabalhos, a professora deve promover um debate para que circule no grupo o maior número de informações sobre estas espécies e, especialmente, o que pensam as crianças. 

criação de jacarés: http://www.youtube.com/watch?v=Ncd2L9mlb_8&feature=related 

sucuri: predador natural dos jacarés: http://www.youtube.com/watch?v=0h-F6NwrWK0&feature=related

4ª Momento: 

Para esta aula a professora deve lançar um qustionamento/ tema para escrita de um texto pelas crianças. "Imagine que você está fazendo um piquenique às margens de um lago e de repente aparece em sua frente, um enorme jacaré. O que você faz?" As crianças devem ser encorajadas a falar, na roda, sobre o que cada uma faria numa situação dessas. Em seguida, a professora pede para que elas produzam um texto, ilustrem com desenho e dêem um título bem legal para ele. Os textos das crianças devem ser lidos em seguida por cada uma delas e colocados no varal da sala. Com esta aula espera-se que as crianças desenvolvam suas capacidades criadoras, a leitura e escrita, bem como demonstrem que atitudes tomariam na resolução de um problema/situação como esta.

Recursos Complementares
Avaliação

Com esta aula é possível avaliar se as crianças conseguem identificar e nomear características dos crocodilos, estabelecendo semelhanças e diferenças destes com os jacarés;  localizar no mapa os lugares onde vivem os crocodilos e jacarés e se conseguem produzir textos através do desenho e da escrita. É possível avaliar, também, o nível de criatividade e capacidade de apresentar sugestão para resolução de um problema.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.