Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produção de finais diferentes para a história lida/ ouvida

 

19/05/2010

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno:  

-  Aprenda a escrever histórias, respeitando seu tema central e desdobramentos.

- Aprofunde o aprendizado das habilidades de planejar e revisar o texto de acordo com o tema  e o gênero, no caso a narrativa.

Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 40 a 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa sequência didática é indicada para as crianças que já se apropriaram do sistema alfabético e já tenham participado de atividades de revisão textual.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, um dos focos dessa sequência didática é o trabalho de revisar textos de uma forma autônoma. Lembramos que essa capacidade é desenvolvida a partir de orientações e que necessita ser trabalhada permanentemente.

 A proposta é dirigida para alunos que já tiveram experiências com a revisão e reescrita de textos e, por isso, já tenham se apropriado de alguns conhecimentos em relação a esse procedimento. Caso os alunos ainda não tenham participado de atividades que envolvem a produção e a revisão de textos, recomendamos que você desenvolva outras atividades sugeridas pelo portal que enfoquem essas capacidades. É importante que, antes de revisarem um texto individualmente, as crianças participem de diversas atividades que proponha a revisão coletiva dos textos.

Atividade 1: Conhecendo a história “A menina e o leite”

Objetivo: Conhecer a história “A menina e o leite”

              Desenvolver estratégias de leitura  

 Sugerimos que sejam desenvolvidas duas atividades de leitura da história “A menina e o leite”, retirada do site: http://www.aletria.com.br/ (pesquisado no dia 06/05/2010): 

 1. Leitura com pausa protocolada. Por meio desse procedimento, o professor interromperá a leitura e pedirá às crianças que levantem hipóteses sobre o conteúdo da história de acordo com que já foi lido. Assim, recomendamos que, primeiramente, você leia somente o título da história. As crianças deverão dizer o que pode acontecer em uma história envolvendo uma menina e o leite. Em seguida, continue a leitura e a interrompa novamente no momento em que a personagem cai no chão. Proceda da mesma forma e pergunte aos alunos o que pensam que a menina irá fazer após essa 'tragédia'. Ao final, a turma poderá verificar se as hipóteses levantadas se confirmaram.

2. Em outra aula, divida o texto em partes, entregue-as para as crianças e peça que montem a história. Por meio desse procedimento, os alunos deverão ler e entender cada parte da história para que seja colocada na ordem correta.

A Menina e o Leite        

Catarina, com seu vestido xadrez e avental branco, chinelinhas de palhas trançadas de vermelho, ia para o mercado, levando na cabeça uma lata com o primeiro leite de sua vaquinha mocha. Ia contente da vida e a falar sozinha:

 - Vendo o leite e compro uma dúzia de ovos de raça poedeira. Ponho os ovos para chocar e, depois de vinte e um dias, sai uma dúzia de pintos. Morrem uns dois, eu sei, mas ficam dez: cinco frangos e cinco frangas. Crio os frangos e vendo-os a Cr$ 1,20. As frangas viram cinco botadeiras. Pondo cada uma 150 ovos por ano, mais ou menos, fico com 750 ovos. Choco todos. Fico, então, com 750 pintos, descontando uns 100, que, decerto, morrem, fico com 650 entre frangos e frangas. Vendo os frangos, uns 300, talvez, a Cr$ 1,20 ou Cr$1,30 e fico, fico, então, com ...

E Catarina deteve-se para fazer as contas. Tentou, tentou e não acertou. Era muito dinheiro, e a conta muito difícil para fazer de cor.

 - Com esse dinheiro hei de comprar umas seis porcas de cria e uma cabrita. Nisso, Catarina tropeçou e caiu com a lata e tudo.

Levantou-se depressa, limpou o vestido e olhou triste para o leite que escorria pelo caminho.

 - E agora? E as 5 botadeiras, os 656 frangos, as 6 porcas e a cabritinha? Catarina levou o avental aos olhos e pôs-se a chorar.

Fonte: As mais belas histórias: terceiro livro de Lúcia Casasanta. Editora do Brasil em Minas Gerais. 

Atividade 2: Imaginando finais diferentes para a história. 

Objetivo: Em duplas, escrever um final criativo para a história lida.

Proponha aos alunos a escrita de um novo final para a história. Primeiramente você solicitará a realização da atividade oralmente. As crianças deverão falar o que poderia acontecer na história após a queda de Catarina. Estimule-as a serem criativas e faça as intervenções necessárias para que o texto criado seja coerente com a história.

Sugerimos que você converse com a turma sobre o que significa produzir um texto. Procure deixar claro que devemos planejar o queremos dizer de acordo com o tipo de texto que devemos elaborar. No caso da produção do final de uma história, podemos organizar um pequeno esquema com as informações que desejamos usar, por exemplo. Além disso, é importante não terminar o texto logo após a primeira escrita. É necessário revisá-lo, ler novamente o que foi escrito e verificar se atendemos ao objetivo do texto e não nos esquecemos de nada.

Após as discussões, sugerimos que a turma eleja um final para ser escrito coletivamente. Recomendamos que você escreva no quadro, em tópicos, o que aconteceria nesse novo final. Em seguida, peça aos alunos que contem novamente (de forma oral) o novo final. Se necessário, a turma deverá consultar o esquema feito para que não se esqueçam de nenhuma informação.

 Divida a turma em duplas e peça que escrevam o final selecionado em uma folha separada.  Relembre os tópicos registrados no quadro e peça que não se esqueçam de nenhum deles. Durante a atividade, os alunos poderão consultar o esquema feito coletivamente. Nesse momento, é importante que você esteja à disposição das crianças para esclarecer as dúvidas.

Ao final os alunos deverão entregar o texto para que a revisão seja feita em outro dia.

Atividade 3: Revisão do texto do colega

Objetivo: Revisar o texto de acordo com os critérios combinados anteriormente com a turma.

Nessa atividade, cada dupla revisará o texto produzido pelos colegas. É importante explicar à turma que quando escrevemos um texto devemos revisá-lo para verificar se nossas idéias estão claras e se não estão faltando informações para o leitor entender o que queremos dizer. Relembre aos alunos algumas atividades em que tiveram que revisar e reescrever os textos produzidos. Uma das formas de revisar o texto é pedir ao colega que o leia e avalie se escrevemos de uma forma que outras pessoas possam compreender.  Com esse procedimento, os alunos poderão aprender a revisar textos de acordo com critérios pré estabelecidos.   

Deixe disponível no quadro o esquema feito na aula anterior com os tópicos que deveriam ser abordados no novo final da história. Esclareça aos alunos que deverão fazer a revisão do texto produzido pelo colega. Para isso, sugerimos que você oriente as crianças a seguirem os seguintes procedimentos:  

  1. Primeiramente, deverão ler o texto e verificar se ele está de acordo com o esquema feito pela turma. Para isso, incentive os alunos a consultarem o esquema no quadro. Caso falte alguma informação, o revisor deverá escrever a seguinte frase: “Faltou você colocar que...”
  2.   Após esse procedimento, os alunos deverão ler novamente o texto e marcar de lápis de cor alguma parte que possam não ter entendido. A dificuldade de entendimento da frase pode ser causada por frases confusas ou por palavras escritas erradas, por exemplo.  Durante a atividade, é importante que você oriente os alunos em relação à revisão. Se necessário, após recolher o texto, complemente a revisão feita pelo aluno. 

Atividade 4 Reescrita do texto 

Objetivo: Reescrever o texto de acordo com as observações feitas pelo colega   

Nessa atividade, os alunos deverão reescrever o texto em outra folha de acordo com as observações feitas pelo colega. Antes de iniciar a reescrita, relembre às crianças os critérios adotados na revisão realizada na aula anterior.

Os alunos poderão escrever o texto no caderno, reescrevendo a frase que não pode ser entendida e complementando as informações que faltaram, caso necessário. Esteja disponível para ajudá-los nessa atividade, orientando-os em relação ao modo de reestruturar o texto.

Recursos Complementares

A leitura do livro abaixo poderá oferecer mais elementos para refletir sobre a prática de produção de textos na escola:

 Reflexões sobre práticas escolares de produção de textos. Autora: Gladys Rocha Editora: Autêntica

Avaliação

Para verificar se os alunos avançaram no processo de aprendizagem da escrita de histórias, você poderá pedir que elejam uma história que já dominem, ou seja, que saibam recontar oralmente, e escrevam um novo final para ela.

É importante observar se, em comparação com a primeira escrita, as crianças avançaram no domínio dessa competência. Além disso, os alunos deverão revisar o texto de acordo com os critérios combinados pela turma.   

Essas atividades permitirão perceber o que já foi aprendido pelos alunos e o que ainda necessita ser trabalhado.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.