17/12/2010
MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Identificar e representar retas coplanares concorrentes e paralelas.
Obter a paralela a uma reta dada.
Reconhecer retas perpendiculares.
Obter a perpendicular a uma reta dada.
Representar, reconhecer e verificar, através de construções geométricas, que duas retas concorrentes formam ângulos adjacentes suplementares e ângulos opostos pelos vértices.
Estabelecer a relação de inclusão entre reta e plano e traduzi-la simbolicamente.
Verificar através de construções geométricas que ângulos opostos pelos vértices são congruentes.
Resolver problemas gráficos envolvendo retas coplanares
Ponto, reta e plano e ângulos.
Professor, inicie a aula com exemplos concretos de superfície plana, como por exemplo, as paredes da sala de aula, o tampo de uma mesa, a folha do caderno dos alunos, etc. O entendimento de plano como superfície é importante. Como representamos o plano por um paralelogramo, é comum que ao perguntarmos quantas retas existem em um plano, alguns alunos responderem que existem quatro retas, que são os lados do paralelogramo. Explore os conceitos de pertinência de reta a plano e retas coplanares, utilizando materiais concretos que possam representar retas.
Exiba algumas imagens que representem as posições relativas entre retas paralelas e concorrentes, classificando-as pelos critérios de serem coplanares e possuírem ponto comum, definindo-as.
Exemplo de imagens:
http://charquinho.weblog.com.pt/arquivo/blogosfera/reciprocidade_links/index0
http://exilioandarilho.blogspot.com/2009_03_01_archive.html
http://www.vilamoveis.com/prod.asp?prod=129&cat=CARPINTARIA
Atividade 1:
Apresente aos alunos os traçados de retas paralelas e perpendiculares. Você pode exibir os vídeos contendo os procedimentos ou realizá-los no quadro, usando os materiais de Desenho Geométrico. Para informações complementares sobre traçado de retas paralelas e perpendiculares, consulte a apostila disponível no site http://www.scribd.com/doc/271620/apostila-de-desenho-geometrico.
Procedimentos:
Traçado de retas paralelas e perpendiculares com o auxílio do par de esquadros:
http://wiki.ifsc.edu.br/mediawiki/images/9/9f/Aulas_PBA_2009_1_aula3.pdf
http://www.stefanelli.eng.br/webpage/demos/geometri/dem_geom.html
Divida a turma em grupos e entregue a eles um material contendo as imagens das construções geométricas e peça que escolham um procedimento de cada para descreverem o processo de construção, com base nas propriedades de retas paralelas e concorrentes perpendiculares.
Atividade 2
Leve os alunos para o laboratório de informática para trabalharem com o software Geogebra. Este software é livre e pode ser baixado no endereço http://www.geogebra.org/download/install.htm. Com base em suas anotações, os alunos devem construir retas paralelas e perpendiculares utilizando apenas as ferramentas circunferência, reta, segmento e ponto.
Se necessário eles devem rever as anotações, fazendo as correções necessárias.
Em uma nova tela, peça que tracem um par de retas concorrentes e tomem as medidas dos quatro ângulos existentes. Movimentando as retas, eles podem chegar a algumas conclusões a respeitos desses ângulos. Peça que registrem as conclusões e em sala de aula defina ângulos adjacentes suplementares e ângulos opostos pelo vértice.
Atividade 3
Esta é uma atividade onde serão aplicados os conceitos trabalhados. Ela pode ser realizada em conjunto com os professores de língua portuguesa e Geografia.
http://nautilus.fis.uc.pt/astro/hu/magn/bussola_orientacao.html
http://nautilus.fis.uc.pt/astro/hu/magn/bussola_orientacao.html
Leve para a sala de aula um globo terrestre e investigue com os alunos os meridianos e paralelos. Instigue-os a tentar descobrir porque a latitude e a logitude são dadas em graus. Onde estão os vértices dos ângulos? Como é calculado o fuso-horário? Mostre algumas imagens e deixe que eles tirem suas próprias conclusões e para complementar, sugira uma pesquisa em sites.
Divida-os em grupos. Cada grupo deve criar um roteiro de viagem, contendo as seguintes informações:
Deve haver uma apresentação oral de cada grupo para o resto da turma.
Ao final das apresentações avalie junto com os alunos todo o processo.
Sites para pesquisa sobre paralelos, meridianos e fuso-horário:
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/283155
http://calendario.iv.org.br/portal/textos/professor/os-meridianos-e-o-fuso-horario
http://www.brasilescola.com/geografia/coordenadas-geograficas.htm
Avalie a aula pelos registros e construções geométricas realizados pelos alunos, observando se os objetivos foram alcançados.
Duas estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/02/2012
Quatro estrelasMutio pratico e facil de trabalhar
03/10/2011
Três estrelasvc fez um otmo trabalho cara
16/04/2011
Uma estrelamuito legal mais não é oque eu preucuro