Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DISCUTINDO E SISTEMATIZANDO: O AR EXERCE PRESSÃO

 

28/05/2010

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Participando desta aula o aluno poderá:   

-Desenvolver a habilidade de registro a partir de experimentações.

-Reconhecer a estrutura do gênero “texto instrucional ou injuntivo”.

-Relatar oralmente suas observações para o grupo, em discussões coletivas.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 min - três (3) atividades de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor resgate com seus alunos o que eles conhecem por texto instrucional. Questione-os sobre como são escritos e sua função.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos  

 -Professor leve para sala de aula alguns exemplos de diferentes gêneros textuais: textos jornalísticos, literários (narrativos, descritivos), científicos, bulas de remédios, instruções de jogos, para isso utilize os diferentes portadores de textos: jornais, livros de histórias, livros científicos, revistas, manuais e outros.

-Questione-os sobre os diferentes gêneros textuais, mas focalize o texto instrucional ou injutivo, pois vamos trabalhar com ele. Como o nome já indica este tipo de texto tem como objetivo instruir e orientar o leitor. Não antecipe as conclusões, afinal nosso objetivo é formar alunos pesquisadores. Instigue-os a observarem as características do texto e tirarem suas conclusões.  -Distribua para eles cópia de um texto instrucional como por exemplo, uma receita de bolo ou a instrução de um jogo. Veja as sugestões a seguir: 

 

 Fonte:www.sesimt.com.br/mostra.php?noticia=3454&secao=casasesi_receitas_cozinha_brasil  

http://lazer.hsw.uol.com.br/como-jogar-memoria.htm 

Imagem 1- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06   

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos      

 -Professor o objetivo desta atividade é sistematizar o trabalho vivenciado pelos alunos nas experiências sobre pressão do ar, para isso vamos utilizar uma experiência que possibilita ao aluno verificar esta pressão do ar.

-Consulte a aula postada no Portal sob o TÍTULO: Vivenciando e aprendendo: as propriedades do ar, nela você terá acesso a três diferentes experiências. Vamos utilizar apenas uma como exemplo.

-Leve o material para sala de aula e solicite que observem todo procedimento.  

 EXPERIMENTANDO: usando copo, água e papel.  

  • Encha um copo com água, coloque um papel na borda.
  • Convide um aluno e peça que ele aperte o papel.
  • Em seguida, solicite que vire o copo para baixo e o segure.
  • Retire a mão que segurava o papel.    

 Exploração oral: questione os alunos.   

- Para realizar a experiência, quais foram os materiais que utilizamos?

- Quais foram os passos utilizados na experimentação?

- Antes de realizarmos a experiência qual era a hipótese que vocês tinham?

- O aconteceu com a água?

- Achavam que ela ia cair? Por que não caiu?

 - O que vocês concluíram com esta experiência?  

 3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.       

-Professor, na primeira atividade você trabalhou com seus alunos o que é um texto instrucional, portanto ele já está pronto para sistematizar o registro da experiência utilizando este gênero textual Nesta atividade você trabalhará as características do texto instrucional além de mostrar que a ciência se baseia em práticas e em  registros escritos.

-Motive os alunos para esta atividade propondo que a turma se subdivida em três grupos de “cientistas” que terão a tarefa de registrar para as gerações futuras  as descobertas feitas na experiência.    

 -Professor crie coletivamente a partir de discussões com a turma, o roteiro que os três grupos deverão seguir ao fazer o registro. Este é o momento de conduzir a discussão para a estrutura do texto instrucional. Pode ser:

Imagem 1- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06   Socialização:

-Professor solicite que o relator de cada grupo apresente para a sala como ficou estruturado seu texto.  

Recursos Complementares
Avaliação

-Professor o objetivo desta aula não é avaliar ortografia, pontuação, coesão ou coerência; aproveite este material para levantar dados e intervir nas aulas futuras.

 -Na apresentação dos grupos, proponha que avaliem se os colegas conseguiram registrar todo o processo da experimentação conforme foi realizado.

 -Verifique também se obedeceram a estrutura do texto instrucional.

-Observe no decorrer da discussão coletiva se os alunos são claros e coerentes em suas exposições.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.