28/05/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Participando desta aula o aluno poderá:
-Desenvolver a habilidade de registro a partir de experimentações.
-Reconhecer a estrutura do gênero “texto instrucional ou injuntivo”.
-Relatar oralmente suas observações para o grupo, em discussões coletivas.
Professor resgate com seus alunos o que eles conhecem por texto instrucional. Questione-os sobre como são escritos e sua função.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos
-Professor leve para sala de aula alguns exemplos de diferentes gêneros textuais: textos jornalísticos, literários (narrativos, descritivos), científicos, bulas de remédios, instruções de jogos, para isso utilize os diferentes portadores de textos: jornais, livros de histórias, livros científicos, revistas, manuais e outros.
-Questione-os sobre os diferentes gêneros textuais, mas focalize o texto instrucional ou injutivo, pois vamos trabalhar com ele. Como o nome já indica este tipo de texto tem como objetivo instruir e orientar o leitor. Não antecipe as conclusões, afinal nosso objetivo é formar alunos pesquisadores. Instigue-os a observarem as características do texto e tirarem suas conclusões. -Distribua para eles cópia de um texto instrucional como por exemplo, uma receita de bolo ou a instrução de um jogo. Veja as sugestões a seguir:
Fonte:www.sesimt.com.br/mostra.php?noticia=3454&secao=casasesi_receitas_cozinha_brasil
http://lazer.hsw.uol.com.br/como-jogar-memoria.htm
Imagem 1- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos
-Professor o objetivo desta atividade é sistematizar o trabalho vivenciado pelos alunos nas experiências sobre pressão do ar, para isso vamos utilizar uma experiência que possibilita ao aluno verificar esta pressão do ar.
-Consulte a aula postada no Portal sob o TÍTULO: Vivenciando e aprendendo: as propriedades do ar, nela você terá acesso a três diferentes experiências. Vamos utilizar apenas uma como exemplo.
-Leve o material para sala de aula e solicite que observem todo procedimento.
EXPERIMENTANDO: usando copo, água e papel.
Exploração oral: questione os alunos.
- Para realizar a experiência, quais foram os materiais que utilizamos?
- Quais foram os passos utilizados na experimentação?
- Antes de realizarmos a experiência qual era a hipótese que vocês tinham?
- O aconteceu com a água?
- Achavam que ela ia cair? Por que não caiu?
- O que vocês concluíram com esta experiência?
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
-Professor, na primeira atividade você trabalhou com seus alunos o que é um texto instrucional, portanto ele já está pronto para sistematizar o registro da experiência utilizando este gênero textual Nesta atividade você trabalhará as características do texto instrucional além de mostrar que a ciência se baseia em práticas e em registros escritos.
-Motive os alunos para esta atividade propondo que a turma se subdivida em três grupos de “cientistas” que terão a tarefa de registrar para as gerações futuras as descobertas feitas na experiência.
-Professor crie coletivamente a partir de discussões com a turma, o roteiro que os três grupos deverão seguir ao fazer o registro. Este é o momento de conduzir a discussão para a estrutura do texto instrucional. Pode ser:
Imagem 1- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06 Socialização:
-Professor solicite que o relator de cada grupo apresente para a sala como ficou estruturado seu texto.
No sitio http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/972065 você encontra orientações sobre texto instrucional. http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec.
-Professor o objetivo desta aula não é avaliar ortografia, pontuação, coesão ou coerência; aproveite este material para levantar dados e intervir nas aulas futuras.
-Na apresentação dos grupos, proponha que avaliem se os colegas conseguiram registrar todo o processo da experimentação conforme foi realizado.
-Verifique também se obedeceram a estrutura do texto instrucional.
-Observe no decorrer da discussão coletiva se os alunos são claros e coerentes em suas exposições.
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