28/05/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
-Professor é importante que seus alunos já escrevam pequenos textos, ou seja, estejam no nível alfabético ou no nível ortográfico da escrita, porém mesmo o aluno que apresenta dificuldade na escrita poderá se envolver nas atividades, mas o acompanhe de perto ou solicite que um colega o auxilie nos momentos em que ele tiver dificuldade nos registros. Utilize a produção de texto para desafiá-lo em suas hipóteses.
1ª Atividade - aproximadamente 60 minutos.
O SUSPENSE
-Professor crie na sala de aula um ambiente de suspense.
-Conte que um mágico amigo seu, que está passando pela cidade irá fazer-lhes uma visita, mas não antecipe nada sobre a mágica.
-Estimule os alunos a levantarem hipóteses sobre a mágica que ele irá fazer para eles.
-Deixe pronta uma capa (pode ser de não tecido preto) uma cartola/ ou chapéu preto (vale improvisar), um copo de água transparente de plástico (pode ser aqueles que vêm com requeijão) com três furos nas bordas e três cordões amarrados nos furos, de mais ou menos 80 cm cada, com água abaixo da borda. Faça a experiência antes e se assegure que conseguirá fazer a mágica sem errar. Gire o copo segurando pelas pontas dos cordões, rapidamente.
Imagem 1- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06
-Professor peça que alguém anuncie na sala de aula a chegada do mágico, solicite aos alunos que aguardem em silêncio absoluto, pois irá recebê-lo e levá-lo até a sala, mas como ele não é professor é bom que não façam barulho, para não estressá-lo.
-Retorne com a indumentária adequada (vestimenta de mágico), pinte o contorno dos olhos de preto, para realçá-los, pegue o copo com água e chegue à sala com a metade do rosto tampado com a capa. Só descubra quando estiver na frente dos alunos e se anuncie com ênfase:
__Senhoras e senhores o grande... o magnífico... o famoso mágico do copo girante se apresenta!!!!...
__Prestem atenção caríssimos alunos, pois este copo cheio de água irá girar ficar de boca para baixo e a água não irá cair... -Peça que repitam com você: __Tcham, tcham, tcham... (ou crie uma onomatopéia que represente suspense, como por exemplo: Plaft! Pleft, Pluft!)
-Irá surgir a hipótese da pressão do ar, mas vão ter alunos que não acreditarão que era só água que estava no copo.
-Deixe que coloquem um dedinho dentro d’água e deixe alguns alunos fazerem a atividade.
-Questione se o que fizemos é realmente mágica ou é ciência?
-Deixe que eles apresentem suas hipóteses e discuta com eles sobre o método que utilizou.
-Conclua a experiência, reafirmando que se fantasiou de mágico para chamar atenção, mas que a experiência que realizaram é pura ciência, pois mostra nas atividades práticas a importância do ar e como ele age sobre os corpos.
-Informe que vários cientistas já comprovaram isto anteriormente e deixaram registros para nós, portanto irão ler um texto para confirmar isto.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
TEXTO DE APOIO
Poderá ser utilizado na íntegra, ou ser a base para elaboração de um texto adequado ao nível de seus alunos. Solicite que leiam ou faça a leitura por partes com os alunos e discuta com base nas experiências e no que diz o texto.
O AR
O ar é uma mistura de vários gases, vapor de água e partículas sólidas presentes na atmosfera.
Respiramos o oxigênio que está no ar e as plantas precisam do gás carbônico, água e luz, para fazer a fotossíntese (produção do alimento realizada pelos vegetais).
Os carros e as fábricas jogam na atmosfera vários gases que poluem, provocando muitas doenças e prejudicando a vida no planeta.
Sem o oxigênio que está no ar o ser humano não pode respirar e morre assim como vários seres vivos no planeta. O ar apesar de não ter cor, forma ou cheiro, ele está a nossa volta (no ambiente) e exerce uma pressão sobre os objetos, pessoas, animais e tudo que está a nossa volta, mas nós não percebemos esta pressão no dia-a-dia.
Texto adaptado pela autora. Referencial teórico: PÁSSOS, Evandro F. Caderno de atividades Pró-ciência - Projeto de capacitação de professores de ciências e matemática – anos iniciais do ensino fundamental. SEE MG- Parque da Ciência – UFV – 2009
Localizando informações no texto:
A partir da leitura do texto “O ar”, responda as questões a seguir:
a) Do que é constituído o ar que respiramos?
b) O que você entende por poluição?
c) Por que o ar é importante para os seres vivos?
Complementando nossa observação:
Para que os alunos percebam a importância do ar faça uma experiência: Coloque um vasinho de planta dentro de um saco plástico amarre a boca e discuta com os alunos sobre o que vai acontecer com a planta.
Após ouvir as hipóteses, dizer que no dia seguinte farão nova observação, sobre a importância do ar...
Imagem 3- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Produzindo texto a partir de experimentações:
-Professor proponha que os alunos registrem, individualmente, a experiência do copo girante, seguindo as características do texto instrucional.
-Caso queiram enriquecer o texto vale desenhar para informar melhor
-Lembre os alunos que apesar de ser apresentado como mágica é uma experiência científica, e necessita de registro para que outras pessoas possam realizá-la futuramente a partir dos registros deles.
-Retome com os alunos a observação do vaso de planta e solicite que registrem o que aconteceu.
Imagem 4- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06
-Professor verifique se seus alunos conseguiram ler e localizar as informações no texto e investigue se eles compreenderam a importância do ar e a pressão que ele exerce, para isso observe as respostas orais e o registro no caderno.
-Avalie também se eles compreenderam a importância do registro escrito e a forma deste registro.
-Peça que troquem entre si suas produções de texto para que os colegas possam avaliar e socializar o que produziram.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!