Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PRODUÇÃO DE TEXTO A PARTIR DE VIVÊNCIAS CIENTÍFICAS: O AR É IMPORTANTE EM NOSSA VIDA.

 

28/05/2010

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula:   

  • Ler pequenos textos investigando sobre a importância da pressão do ar.
  • Desenvolver habilidade escrita e oralidade a partir de experimentações e discussão coletiva.
  • Expressar de forma crítica a partir do conhecimento adquirido.
  • Elaborar textos seguindo a estrutura do gênero trabalhado.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Professor é importante que seus alunos já escrevam pequenos textos, ou seja, estejam no nível alfabético ou no nível ortográfico da escrita, porém mesmo o aluno que apresenta dificuldade na escrita poderá se envolver nas atividades, mas o acompanhe de perto ou solicite que um colega o auxilie nos momentos em que ele tiver dificuldade nos registros. Utilize a produção de texto para desafiá-lo em suas hipóteses.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade - aproximadamente 60 minutos.

O SUSPENSE

-Professor crie na sala de aula um ambiente de suspense.

-Conte que um mágico amigo seu, que está  passando pela cidade  irá fazer-lhes uma visita, mas não antecipe nada sobre a mágica.

-Estimule os alunos a levantarem hipóteses sobre a mágica que ele irá fazer para eles.

-Deixe pronta uma capa (pode ser de não tecido preto) uma cartola/ ou chapéu preto (vale improvisar), um copo de água transparente de plástico (pode ser aqueles que vêm com requeijão) com três furos nas bordas e três cordões amarrados nos furos, de mais ou menos 80 cm cada, com água abaixo da borda. Faça a experiência antes e se assegure que conseguirá fazer a mágica sem errar. Gire o copo segurando pelas pontas dos cordões, rapidamente.

Imagem 1- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06   

-Professor peça que alguém anuncie na sala de aula a chegada do mágico, solicite aos alunos que aguardem em silêncio absoluto, pois irá recebê-lo e levá-lo até a sala, mas como ele não é professor é bom que não façam barulho, para não estressá-lo.

-Retorne com a indumentária adequada (vestimenta de mágico), pinte o contorno dos olhos de preto,  para realçá-los, pegue o copo com água e chegue à sala com a metade do rosto tampado com a capa. Só descubra quando estiver na frente dos alunos e se anuncie com ênfase:

 __Senhoras e senhores o grande... o magnífico... o famoso mágico do copo girante se apresenta!!!!...

__Prestem atenção caríssimos alunos, pois este copo cheio de água irá girar ficar de boca para baixo e a água não irá cair... -Peça que repitam com você: __Tcham, tcham, tcham... (ou crie uma onomatopéia que represente suspense, como por exemplo: Plaft! Pleft, Pluft!) 

  •  Coloque um fundo musical que crie suspense.
  • Tome distância das mesas e se assegure que nenhuma criança vai se aproximar e gire o copo com água em movimento circular, segurando nas pontas dos três cordões.
  • Pare o movimento devagar, para que o copo não faça movimento brusco de retorno e a água não caia.
  • Você verá que não cairá uma gota de água.
  • Questione o que aconteceu? Porque a água não caiu?   

-Irá surgir a hipótese da pressão do ar, mas vão ter alunos que não acreditarão que era só água que estava no copo.

-Deixe que coloquem um dedinho dentro d’água e deixe alguns alunos fazerem a atividade.

-Questione se o que fizemos é realmente mágica ou é ciência?

-Deixe que eles apresentem suas hipóteses e discuta com eles sobre o método que utilizou.

-Conclua a experiência, reafirmando que se fantasiou de mágico para chamar atenção, mas que a experiência que realizaram é pura ciência, pois mostra nas atividades práticas a importância do ar e como ele age sobre os corpos.

-Informe que vários cientistas já comprovaram isto anteriormente e deixaram registros para nós, portanto irão ler um texto para confirmar isto.   

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

TEXTO DE APOIO

Poderá ser utilizado na íntegra, ou ser a base para elaboração de um texto adequado ao nível de seus alunos. Solicite que leiam ou faça a leitura por partes com os alunos e discuta com base nas experiências e no que diz o texto.

O AR   

O ar é uma mistura de vários gases, vapor de água e partículas sólidas presentes na atmosfera.

 Respiramos o oxigênio que está no ar e as plantas precisam do gás carbônico, água e luz, para fazer a fotossíntese (produção do alimento realizada pelos vegetais).

 Os carros e as fábricas jogam na atmosfera vários gases que poluem, provocando muitas doenças e prejudicando a vida no planeta.

Sem o oxigênio que está no ar o ser humano não pode respirar e morre assim como vários seres vivos no planeta. O ar apesar de não ter cor, forma ou cheiro, ele está a nossa volta (no ambiente) e exerce uma pressão sobre os objetos, pessoas, animais e tudo que está a nossa volta, mas nós não percebemos esta pressão no dia-a-dia.   

Texto adaptado pela autora. Referencial teórico:  PÁSSOS, Evandro F. Caderno de atividades Pró-ciência - Projeto de capacitação de professores de ciências e matemática – anos iniciais do ensino fundamental. SEE MG- Parque da Ciência – UFV – 2009   

 Localizando informações no texto:

A partir da leitura do texto “O ar”, responda as questões a seguir:

 a)     Do que é constituído o ar que respiramos?

 b)    O que você entende por poluição?

c)     Por que o ar é importante para os seres vivos?   

Complementando nossa observação: 

Para que os alunos percebam a importância do ar faça uma experiência: Coloque um vasinho de planta dentro de um saco plástico amarre a boca  e discuta com os alunos sobre o que vai acontecer com a planta.

  • Será que ela vai respirar?
  • O que será que vai acontecer?

Após ouvir as hipóteses, dizer que no dia seguinte farão nova observação, sobre a importância do ar... 

Imagem 3- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06                                                                        

  3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.   

Produzindo texto a partir de experimentações:  

 -Professor proponha que os alunos registrem, individualmente, a experiência do copo girante, seguindo as características do texto instrucional.

 -Caso queiram enriquecer o texto vale desenhar para informar melhor

-Lembre os alunos que apesar de ser apresentado como mágica é uma experiência científica, e necessita de registro para que outras pessoas possam realizá-la futuramente a partir dos registros deles.

 -Retome com os alunos a observação do vaso de planta e solicite que registrem o que aconteceu.

  Imagem 4- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06

Recursos Complementares
Avaliação

-Professor verifique se seus alunos conseguiram ler e localizar as informações no texto e investigue se eles compreenderam a importância do ar e a pressão que ele exerce, para isso observe as respostas orais e o registro no caderno.

-Avalie também se eles compreenderam a importância do registro escrito e a forma deste registro.

 -Peça que troquem entre si suas produções de texto para que os colegas possam avaliar e socializar o que produziram.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.