24/01/2010
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- História do voleibol.
O voleibol é uma modalidade praticada por muitos e que também tem seu valor dentro das quadras nacionais e internacionais, hoje o voelibol brasileiro é conhecido mundialmente.
CELSOLISBOA.COM.BR Disponível em: http://www.celsolisboa.com.br/UserFiles/116/Image/volei.jpeg.gif acesso em: 20/12/2009.
Será que o voleibol é o esporte da elite?
UOL.COM.BR Disponível em: http://www2.uol.com.br/joanaprado/joana_esportes/volei02.gif acesso em: 20/12/2009.
É um esporte praticado em uma quadra dividida em duas partes iguais por uma rede, com duas equipes de seis jogadores de cada lado. O objetivo desta modalidade é fazer passar a bola sobre a rede fazendo que esta toque no chão dentro da quadra do adversário.
1. Por quê o voleibol não foi tão divulgado quanto o futebol?
2. Você tem conhecimento de todas as conquistas da seleção brasileira de voleibol? (masculina e feminina).
3. O que fazer para ser um atleta de destaque no voleibol?
4. Você concorda com a profissionalização do esporte?
1. Dividir a turma em quatro ou cinco equipes, onde cada uma deverá pesquisar a vida de um atleta de voleibol:
- Quando, onde e como conheceu o voleibol?
- Quanto dedicou-se para tornar-se um(a) atleta conhecido(a)?
- Teve que abrir mão de algo pelo voleibol?
- A importância do voleibol em sua vida.
- Conquistas realizadas, dentro da modalidade esportiva.
- O atleta tem seu nome vincula a algum projeto social?
Após a pesquisa realizar um debate onde cada grupo apresentará para a turma o seu atleta escolhido, realizar uma comparação entre a vida profissional de cada um e as conquistas realizadas.
Sabemos da importância da iniciação esportiva dentro da escola e nas aulas de Educação Física, pois muitos atletas descobrem seu talento neste momento, sabendo desta importância não devemos deixar ninguém de fora, vamos dar oportunidades à todos.
Agora que já conhecemos a preferência das equipes realizar pesquisa sobre atletas da sua escola e município.
1. Pesquise os colegas da sua escola que apreciam a modalidade:
- Por quê escolheram o voleibol?
- Onde conheceram a modalidade?
- Fazem parte do time da escola?
- Qual são seus planos em relação ao voleibol?
2. Converse com atletas que integram o time do seu município:
- Gostam do que fazem?
- Quanto tempo por dia tem de treino?
- Tiveram que abrir mão de algo pelo esporte?
- Praticam a modalidade por quê gostam ou por ter um retorno financeiro?
Após conversa com os colegas e atletas os alunos deverão elaborar um relatório contendo as informações conseguidas com a pesquisa e elaborar um painel para exemplificar as diferenças e semelhanças existentes entr e o espote dentro e fora da escola.
O voleibol assim como outras modalidades exige de quem pratica muito empenho e força de vontade, as oportunidades surgem para muitos mas só seguem em frente quer tem além de talento apresentar disciplina.
Vamos experimentar o voleibol.
1. Acompanhar os alunos a quadra de vôlei para que vivenciem a modalidade, tenham contato com a bola, com ajuda do professor armem a rede, enfim tenham uma vivência maior com a modalidade.
2. Professor aproveite este momento para dar início ao trabalho com o vôlei, apresente os principais fundamentos da modal idade (toque, manchete e saque) demonstrando a execução correta dos movimentos.
3. Após ter trabalhados os fundamentos básicos deixar que os alunos se divertam e realizare uma partida lúdica sem cobranças e tirando as dúvidas apar tir das dificuldades que forem surgindo.
Nome | Tipo |
---|---|
Os profissionais [Esporte na escola] | Vídeo |
- Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/cbv2008/
Através da apresentação dos trabalhos, elaboração do relatório e a participação nos momentos de discussão e na atividade prática.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/08/2011
Cinco estrelasa aula e otima e nota 100 ok!.