Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Bola certa com a pessoa certa!

 

24/01/2010

Autor e Coautor(es)
Maura Gislaine Barros
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conhecer o voleibol e alguns atletas de destaque
Duração das atividades
2 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- História do voleibol.

Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

O voleibol é uma modalidade praticada por muitos e que também tem seu valor dentro das quadras nacionais e internacionais, hoje o voelibol brasileiro é conhecido mundialmente.

PROBLEMATIZAÇÃO

undefined

CELSOLISBOA.COM.BR Disponível em: http://www.celsolisboa.com.br/UserFiles/116/Image/volei.jpeg.gif acesso em: 20/12/2009.

Será que o voleibol é o esporte da elite?

INSTRUMENTALIZAÇÃO

undefined

UOL.COM.BR Disponível em: http://www2.uol.com.br/joanaprado/joana_esportes/volei02.gif acesso em: 20/12/2009.

É um esporte praticado em uma quadra dividida em duas partes iguais por uma rede, com duas equipes de seis jogadores de cada lado. O objetivo desta modalidade é fazer passar a bola sobre a rede fazendo que esta toque no chão dentro da quadra do adversário.

 

Roteiro de Discussão

1. Por quê o voleibol não foi tão divulgado quanto o futebol?

2. Você tem conhecimento de todas as conquistas da seleção brasileira de voleibol? (masculina e feminina).

3. O que fazer para ser um atleta de destaque no voleibol?

4. Você concorda com a profissionalização do esporte?

Atividade

1. Dividir a turma em quatro ou cinco equipes, onde cada uma deverá pesquisar a vida de um atleta de voleibol:

- Quando, onde e como conheceu o voleibol?

- Quanto dedicou-se para tornar-se um(a) atleta conhecido(a)?

- Teve que abrir mão de algo pelo voleibol?

- A importância do voleibol em sua vida.

- Conquistas realizadas, dentro da modalidade esportiva.

- O atleta tem seu  nome vincula a algum projeto social?

Após a pesquisa realizar um debate onde cada grupo apresentará para a turma o seu atleta escolhido, realizar uma comparação entre a vida profissional de cada um e as conquistas realizadas.

Sabemos da importância da iniciação esportiva dentro da escola e nas aulas de Educação Física, pois muitos atletas descobrem seu talento neste momento, sabendo desta importância não devemos deixar ninguém de fora, vamos dar oportunidades à todos.

Atividade

Agora que já conhecemos a preferência das equipes realizar pesquisa sobre atletas da sua escola e município.

1. Pesquise os colegas da sua escola que apreciam a modalidade:

- Por quê escolheram o voleibol?

- Onde conheceram a modalidade?

- Fazem parte do time da escola?

- Qual são seus planos em relação ao voleibol?

2. Converse com atletas que integram o time do seu município:

- Gostam do que fazem?

- Quanto tempo por dia tem de treino?

- Tiveram que abrir mão de algo pelo esporte?

- Praticam a modalidade por quê gostam ou por ter um retorno financeiro?

Após conversa com os colegas e atletas os alunos deverão elaborar um relatório contendo as informações conseguidas com a pesquisa e elaborar um painel para exemplificar as diferenças e semelhanças existentes entr e o espote dentro e fora da escola.

CATARSE

O voleibol assim como outras modalidades exige de quem pratica muito empenho e força de vontade, as oportunidades surgem para muitos mas só seguem em frente quer tem além de talento apresentar disciplina.

 PRÁTICA SOCIAL FINAL

Vamos experimentar o voleibol.

1. Acompanhar os alunos a quadra de vôlei para que vivenciem a modalidade, tenham contato com a bola, com ajuda do professor armem a rede, enfim tenham uma vivência maior com a modalidade.

2. Professor aproveite este  momento para dar início ao trabalho com o vôlei, apresente os principais fundamentos da modal idade (toque, manchete e saque) demonstrando a execução correta dos movimentos.

3. Após ter trabalhados os fundamentos básicos deixar que os alunos se divertam e realizare uma partida lúdica sem cobranças e tirando as dúvidas apar tir das dificuldades que forem surgindo.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Os profissionais [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares

- Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/cbv2008/

Avaliação

Através da apresentação dos trabalhos, elaboração do relatório e a participação nos momentos de discussão e na atividade prática.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.