Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Soluço e suas curiosidades

 

18/06/2010

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.

• Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.

• Buscar e selecionar textos de acordo com suas necessidades e interesses.

• Utilizar títulos, ilustrações e outros elementos gráficos como chaves de leitura para prever conteúdos de receitas e instruções.

• Consultar dicionários, enciclopédias, livros didáticos e paradidáticos com ajuda do professor.

Duração das atividades
- 03 horas/aula ou 03 encontros
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A aula não exige que os alunos tenham algum conhecimento prévio de outros conceitos ou assuntos.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa

- debate

- texto impresso

1ª  atividade:

 1) O professor apresenta  o título do texto que será trabalhado nessa aula: “CONHEÇA O INIMIGO” e solicita que os alunos completem, oralmente, a frase: O título  nos faz pensar que o assunto do texto será ....   

2) Após ouvir as hipóteses dos alunos sobre o assunto do texto, o professor propõe a leitura de mais uma  parte do texto:   

COMO SOLUCIONAR O SOLUÇO

Inesperado e barulhento, ele chega causando constrangimento.

Descubra os truques para driblar de vez o teimoso hic hic.   

3) As hipóteses levantadas por vocês, na primeira parte da aula, foi confirmada ou não por mais essas informações? É importante ouvir os alunos e sempre que necessário, fazer comentários que poderão levá-los à reflexão e análise do que estão dizendo.   

4)  O professor apresenta para os alunos a referência bibliográfica de onde o texto que será lido  foi retirado: SUPER  Interessante Edição 261 – Janeiro2009  propondo  a discussão das questões abaixo:   

a) E agora, com mais essa informação, vocês mudam as hipóteses levantadas até agora?   

b) Quais são, geralmente, as temáticas contidas na revista Super Interessante?   

c) Alguém já leu essa revista? Por que será que o nome dessa revista é SUPER  Interessante?   

d) Mais uma vez é importante ouvir os alunos e sempre que necessário, fazer comentários que poderão levá-los à reflexão e análise do que estão dizendo.     

2ª atividade:

1) Após  a primeira etapa do trabalho, o professor propõe que os alunos se manifestem sobre o que eles pensam ser o soluço e como ele é provocado. Após ouvir as opiniões, o texto completo e impresso será entregue à turma:     

COMO SOLUCIONAR O SOLUÇO

Inesperado e barulhento, ele chega causando constrangimento.

Descubra os truques para driblar de vez o teimoso hic hic.     

CONHEÇA O INIMIGO

Texto: Lucas Nobile   

Tudo começa no diafragma, músculo que fica na base dos pulmões e se contrai para nos ajudar a inspirar e expirar. Se pegamos pesado na comida ou em bebidas gasosas, muito quentes ou geladas, o diafragma sai do ritmo e tem espasmos. Com as contrações abruptas, o ar sobe como um jato dos pulmões para a boca e bate na glote, a tampa da laringe. As cordas vocais reverberam, e o hic hic começa. Siga as nossas dicas para evitar essa sinfonia.   

TOME UM SUSTO Chame aquele amigo criativo e diga para ele surpreendê-lo (se tiver medo do que ele vai aprontar, troque a dica por assistir a um filme de terror). O susto pode causar uma parada breve e repentina na respiração, o que interrompe os espasmos e faz o diafragma voltar ao normal.  

FAÇA UM PIT STOP NO BANHEIRO Quando comemos demais, o estômago incha e irrita o nervo frênico. O mesmo acontece quando exageramos na cervejinha, uma bebida gasosa. O jeito é dar aquela passadinha no reservado. Ir ao banheiro esvazia o estômago e tira a pressão do diafragma.   

DESCOLE UM SACO DE PAPEL Se o ataque começar, respire dentro de um saquinho. Lá dentro o ar estará cheio do gás carbônico que você expirar. Quando a concentração desse gás aumenta no sangue, o nervo que controla os movimentos do diafragma, chamado frênico, se acalma.   

ENCHA A CARA DE ÁGUA Pode testar, aquele conselho que as vovós dão funciona de verdade. Vire um copão de água de uma só vez e prenda a respiração em seguida. O tal nervo frênico se tranquiliza e reduz o ritmo do diafragma. Seu corpo deve parar de sacolejar em pouco tempo.   

DEITE-SE E RELAXE Este truque pode causar mais constrangimento que o próprio soluço se você estiver na firma ou na balada, mas é útil aos mais desesperados. Deite-se confortavelmente, eleve as coxas e mantenha-as flexionadas com força sobre a barriga. Isso vai ajudar o diafragma a relaxar, o que pode acabar com a série de soluços.    

SUPER  Interessante Edição 261 – Janeiro2009   

OBS:  Para acessar o texto:  http://super.abril.com.br/saude/como-solucionar-soluco-505459.shtml 

2) O professor propõe diferentes estratégias para a leitura do texto:  leitura silenciosa, leitura oral pelo educador (como modelo) ou ainda, leitura oral por alguns alunos.   

3)  O professor divide a turma em grupos e propõe que cada um  prepare uma atividade, como a que é sugerida abaixo: OBS: Conforme o número de alunos, mais de um grupo fica com a mesma atividade.   

a) O 1º grupo deverá preparar e apresentar um programa de TV de entrevistas sobre o assunto.

b) O 2º grupo deverá preparar e apresentar um jornal de TV mostrando as novas dicas contra o soluço.

c) O 3º grupo deverá preparar e apresentar uma notícia escrita de jornal sobre o assunto.   

4-  O professor  juntamente com os alunos preparam e realizam as atividades criadas no item anterior da aula.       

3ª atividade:

  1)  O professor propõe uma nova leitura do texto e discute:   

a) Quais as novidades que o texto apresentou?

b)  Que outras coisas vocês já sabem sobre o soluço?

c) Vocês acreditam que as dicas dadas pelo texto para acabar com o soluço façam realmente um efeito positivo? Por quê?

d)  O professor apresenta as ilustrações encontradas nos links abaixo e questiona a relação dessas com o texto:  

http://super.abril.com.br/imagem/como-solucionar-o-soluco-si261-1.gif 

http://super.abril.com.br/imagem/como-solucionar-o-soluco-si261-4-95x95.gif 

4ª atividade:

1) O professor propõe, coletivamente, que a turma discuta as palavras e expressões que estão em negrito no texto,  procurando, pelo contexto, descobrir o significado de cada uma delas.   

2) Em seguida, propõe a discussão da expressão PIT STOP, buscando seu sentido e situações em que essa expressão é muito utilizada.   

3) Após  a discussão do sentido das palavras do texto, o professor coloca para o alunos a seguinte situação: Imaginem que vamos colocar essas palavras em um dicionário. Para isso elas precisam estar em ordem alfabética. Vamos organizá-las como se estivessem no dicionário, ou seja, em ordem alfabética e com o seu significado ao lado. OBS: Essa atividade deverá ser feita coletivamente com o professor fazendo os registros no quadro para que os alunos possam copiá-los posteriormente.   

5ªatividade:    

1) Caso seja um desejo da turma o professor pode elaborar, coletivamente, um projeto de pesquisa para que os alunos descubram,  se as dicas dadas pelo texto para acabar com o soluço,  tem realmente bases científicas. Se o projeto acontecer, o professor deve propor que essas dicas sejam divulgadas em toda a escola.

Recursos Complementares

Mais informações sobre o soluço   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Solu%C3%A7o 

 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente,  enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas de leitura do texto informativo e discussão das questões apresentadas, o levantamento de hipóteses pelos alunos,  as discussões sobre o que aprenderam sobre o soluço, a apresentação das atividades de produção em grupos: entrevista, jornal falado e notícia, as intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.