28/05/2010
LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
1) Planejar ações que rompam com a violência simbólica na sua escola e na sua comunidade.
2) Sensibilizar-se com toda forma de violência e humilhação, opondo-se à ela.
3) Cultivar a paz na escola.
Professor/a, para essa aula é fundamental que os/as alunos/as tenham conhecimento sobre o conceito “violência simbólica”. Assim, sugere-se que você utilize as aulas intituladas "VIOLÊNCIA SIMBÓLICA: O QUE É? ONDE ESTÁ?” e "APRENDENDO A LIDAR COM A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA”, publicadas no Portal do Professor.
Professor/a, mesmo tendo utilizado as aulas supracitadas sugere-se que seja retomado com os/as alunos/as o conhecimento deles/as sobre o conceito violência simbólica. Procure identificar se está claro para eles/as tal conceito e caso seja necessário apresente informações pontuais sobre o mesmo, a saber:
A violência simbólica não envolve necessariamente agressão física, mas relações de dominação entre as pessoas, ou entre grupos e indivíduos. Nem sempre a violência simbólica é percebida como violência, por parte de quem a sofre. Caracterizam-se como violência simbólica aquelas situações de violência velada, em que as pessoas ou um grupo são dominados, desrespeitados, humilhados. Pode ser considerada violência simbólica o fenômeno do bullying (violência psicológica) muito presente nas escolas
Atividade 1:
1º Momento: Dividir o grupo em cinco sub-grupos para que realizem uma pesquisa de campo. Orientar a turma a observar durante o recreio alguns alunos individualmente, bem como grupos de alunos procurando identificar situações em que ocorre a violência simbólica. Os/as alunos/as deverão fazer essa observação com base em alguns pontos, a saber: crianças que colocam apelidos depreciativos nos colegas; situações de assédios, ofensas, situações de amedrontar, “gozações”, ameaças, humilhações, agressões, violência física, discriminação, empurrões, exclusão, intimidação, perseguição, desprezo.
2º Momento: Os/as alunos/as deverão produzir um relatório sobre o que observaram para que apresentem aos/as colegas da sala.Essa etapa deverá ser cuidadosamente mediada por você, professor/a, para garantir o respeito e seriedade com que serão tratadas as informações trazidas pelos/as alunos/as. É fundamental que haja uma sensibilização dos/as alunos/as para adotarem uma postura ética e solidária perante situações de violência que porventura tenham presenciado.
3º Momento: Em duplas, os/as alunos/as deverão fazer propostas de ações para os/as alunos/as agressores, os professores/as desses/as alunos/as, os/as alunos/as agredidos para que se rompa com o círculo vicioso de violência dentro da escola.
Atividade 2:
1º Momento: Assistir o vídeo: Clipe Violência, disponível em: http://vimeo.com/4462460
2º Momento: Explorar o vídeo: O que o vídeo retrata? Que imagens do vídeo mais despertaram sua atenção? Quais foram as palavras que apareceram no vídeo? Em que circunstâncias costuma-se escrever PROCURA-SE? Como é aplicada essa palavra no vídeo? O que se procura por meio do vídeo?
3º Momento: Professor/a, escreva na lousa as seguintes palavras: ATITUDE, RESPEITO, CONSCIÊNCIA, TRABALHO, ÉTICA, SOLIDARIEDADE, ESPERANÇA, JUSTIÇA, EDUCAÇÃO, DIGNIDADE, PAZ. Solicite aos/as alunos/as que se sentem em trios para que façam a seguinte atividade: escolher algumas palavras dentre aquelas registradas na lousa para produzirem um texto com o título: "VIOLÊNCIA: DO JEITO QUE ESTÁ, NÃO DÁ PRA FICAR!"
Atividade 3:
1º Momento: Os/as alunos/as deverão fazer uma pesquisa de campo em sua comunidade, visitando comércios, bancos, e outros estabelecimentos para entrevistar as pessoas e se inteirar dos problemas de violência no bairro em que vive. Algumas perguntas importantes a serem feitas: Para vocês, existe violência em seu bairro? Quais as formas de violência que você já sofreu ou presenciou em seu bairro? O que você considera que deva ser feito para mudar essa realidade?
Caso o entrevistado diga que não há violência em seu bairro, sugira aos/as alunos/as que perguntem: Por que você acha que não há violência em seu bairro?
Professor/a, defina que os/as alunos/as entrevistarão de três a cinco pessoas do bairro garantindo a efetivação da pesquisa.
2º Momento : Os alunos deverão levar as respostas para serem categorizadas e colocadas em uma tabela. Nesse momento é fundamental que haja a participação de todos do grupo para esclarecer informações contidas nos registros de cada aluno/a.
3º Momento: Os/as alunos/as, com auxílio do/a professor/a, deverão fazer uma reflexão sobre os resultados que apareceram, procurando compreender, por exemplo, o motivo de haver mais violência em um bairro do que em outro, ou o motivo de todos os bairrros se apresentarem violentos, e assim por diante.
4º Momento: Construir uma carta endereçada ao presidente do bairro, líder da comunidade ou prefeito apresentando os dados da pesquisa e solicitando medidas de segurança para romper com a violência no bairro. É importante que essa carta seja, de fato, enviada aos responsáveis.
Atividade 4:
1º Momento: Assistir ao Vídeo: A PAZ, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=nC-pTIfE37Q
2º Momento:
Explorar com os/as alunos/as: O que vocês sentiram ao ouvir essa música? O que o vídeo retratou? Para vocês o que é a Paz? Como fazer para alcançar paz na escola? E em família? Você acha que a Paz é um sonho impossível? Por quê?
3º Momento:
Dividir a turma em sub-grupos de cinco alunos para que construam uma paródia com o tema Paz na Escola a partir da melodia dessa música. Caso os/as alunos/as não saibam o que é uma paródia esclareça que se trata de um texto que é construído a partir de um outro. No caso dessa canção, será preservada a melodia e os/as alunos/as deverão criar uma outra letra abordando a Paz na escola.
4º Momento:
Professor/as, sugere-se que você programe uma apresentação cultural no horário do recreio ou em outro momento concedido pela direção para que os/as alunos/as apresentem suas canções para outros/as colegas da escola.
Violência simbólica, estruturas e consequências, disponível em:
http://www.verdestrigos.org/wordpress/?p=925
Artigo: Violência simbólica nos rituais legitimadores dos processos escolares – fenômeno bullying no ambiente escolar, disponível em:
http://www.pucpr.edu.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/255_754.pdf
Artigo: O papel da educação na legitimação da violência simbólica, disponível em
http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_20/violenciasimbolo.html
Professor/a, a avaliação deve ser processual. Observe no decorrer da aula o envolvimento dos/as alunos/as, bem como o respeito pela fala do outro e do/a professor/a. Proponha que os/as alunos/as façam uma reflexão sobre sua participação na aula e se auto-avaliem segundo alguns aspectos: consegui identificar situações de violência na escola? Participei efetivamente das discussões sobre violência e paz? Tenho consciência do meu papel no combate à violência? Solicite aos/as alunos/as que planejem por escrito ações que rompam com a violência em sua comunidade.
Cinco estrelas 2 classificações
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02/02/2014
Cinco estrelasEstá ótimo não precisa de adequações
02/11/2010
Cinco estrelasExcelente planejamento. Você não se prendeu somente às situações de violência dentro da escola mas foi além, levando os alunos a indagarem sobre as questões vividas na comunidade e a partir de uma consciência crítica, puderam refletir sobre suas ações buscando combater e romper com essa violência. Parabéns!