Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Leitura e escrita: utilizando o ponto de interrogação

 

18/06/2010

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá:

  • aplicar adequadamente o ponto de interrogação e o ponto final;
  •  sistematizar conteúdos trabalhados;
  •  exercitar a criatividade, a complementaridade grupal, a fluência verbal, a coerência e a lógica de ideias;
  •  desenvolver a habilidade de pontuar textos.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – cinco (5) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que os alunos consigam: analisar e discutir o uso da pontuação: ponto final e de interrogação; expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Professor antes de propor a atividade retome com os alunos o que expressam os sinais de pontuação citados, como e onde são utilizados e ainda o significado de verso e estrofe. Além disto, é preciso compreender o que é verso e estrofe.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

 Professor para a primeira atividade ofereça aos alunos um texto para trabalhar o ponto final e o ponto de interrogação. Poderá ser uma parlenda, que é uma forma literária tradicional, rimada com caráter infantil, de ritmo fácil e de forma rápida. Para outras informações sobre o assunto sugerimos o sitio: http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/parlenda.htm  

O texto a seguir é uma parlenda de origem popular bem conhecida por crianças e adultos. Escreva o texto na lousa ou distribua cópias impressas para os alunos. Oriente-os de modo que leiam a parlenda da seguinte forma: formar  na sala de aula dois grupos, um deles lê a pergunta e o outro, a resposta. Você também poderá solicitar que leiam em duplas ou, ainda, você lê as perguntas e os alunos as respostas, ou vice-versa.

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_QrgR8ZIqA6M/RszGxVyrCBI/AAAAAAAABgI/Gh6J78ZPYBU/s400/parlenda.jpg 

Variações

Professor você poderá iniciar a aula apresentando o texto acima em recortes ( fichas). Para cada verso da parlenda você poderá fazer uma ficha, ou seja, fichas com perguntas e respostas. Coloque na lousa o primeiro verso e em seguida, peça a um aluno que encontre a reposta para o verso apresentado. Convide outros alunos até que a parlenda esteja completa. Finalizando este etapa, solicite aos alunos que leiam o texto e confiram se a parlenda que eles montaram tem sentindo. Em seguida apresente a versão completa que você trouxe. Não se esqueça de ressaltar o ponto final e o ponto de interrogação. Reforce a referida pontuação confeccionando cartazes para fixar na parede de sua sala de aula, veja o exemplo:

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_23GsR1c17rU/S5FZIiRweLI/AAAAAAAAf0I/SOLydQVcJfM/s400/sinais+de+pontua%C3%A7%C3%A3o+(4).jpg 

Fonte http://4.bp.blogspot.com/_hGGq2Bji6rE/SaCN4VbomTI/AAAAAAAAB_g/EKI9fCbCnJw/s400/sss.jpg 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Trabalhando com a parlenda: Cadê o toucinho que estava aqui?

Professor registre na lousa as atividades abaixo as quais deverão ser resolvidas pelos alunos:

 1) Complete o texto da parlenda com as palavras que faltam. Se você preferir poderá fazer o desenho correspondente à palavra que completará a frase.

 Cadê o toucinho que estava aqui? O _______ comeu.

Cadê o gato? Foi pro ____________.

Cadê o mato? O ________ apagou.

Cadê o fogo? A __________ apagou.

Cadê a água? O _________ bebeu.

Cadê o boi Foi amassar ________.

Cadê o trigo? A _________ esparramou.

Cadê a galinha? Foi botar __________.

 Cadê o ovo?  O _________ comeu.

2) Responda:

a) Quantos versos formam essa parlenda?

  b) Os versos dela são organizados em quantas estrofes?

3) Copie da parlenda uma pergunta e uma resposta:

________________________________________________________

_______________________________________________________

Agora, responda:

- Qual foi a pontuação utilizada na pergunta e na resposta que você copiou no item anterior?

4) Elabore duas frases utilizando o ponto final e duas o ponto de interrogação.

 3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos

 Utilizando Laboratório de Informática

 Professor leve seus alunos até o Laboratório de Informática, informe que realizarão alguns jogos que têm como objetivo trabalhar o ponto de interrogação e o ponto final. Aproveite este momento para estimulá-los a descobrirem quando surgiram os sinais de pontuação, utilize, por exemplo, o sitio http://www.rerbiriosidades.com/2010/04/quando-surgiram-os-sinais-de-pontuacao.html.  

Para descobrir algumas adivinhações e efetuar alguns jogos sugerimos respectivamente os sítios: http://www.divertudo.com.br/adivinhas3.htm 

http://www.divertudo.com.br/adivinhas8.htm 

http://guida.querido.net/jogos/portug/pontua-2.htm 

Durante a realização da atividade você deverá observar as dificuldades e facilidades de cada aluno ao executar as ordens solicitadas em cada etapa dos jogos. Faça intervenções através de questionamentos e/ou apontamentos de cada etapa vivenciada. Ao final da atividade peça aos alunos que avaliem este momento.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Elaborando perguntas e respostas   

Professor estabeleça um diálogo com a turma informando que irão se dividir em dois grupos. A distribuição dos elementos de cada grupo poderá ser definida através de sorteio ou de outra dinâmica. Sugerimos que você leve para sala de aula dois sabores de balas, coloque-as em um saquinho ou caixinha, na medida em que forem retirando a bala vão sendo formados os grupos.

Um grupo de alunos irá formular perguntas e o outro irá elaborar respostas, o tema a ser trabalhado poderá ser, por exemplo, o substantivo coletivo, ou seja, os alunos deverão escrever perguntas que tenham como respostas o coletivo de determinada palavra. Após a elaboração das perguntas e das respostas solicite que se organizem em forma de circulo, ou de outra forma que achar conveniente de acordo com o espaço físico de sua sala de aula, para a leitura das perguntas e respectivas respostas. Os alunos deverão permanecer assentados em suas carteiras, pois irão fazer registro das perguntas que tenham sua resposta e vice-versa.  

 Você poderá fazer assim: peça que os alunos tenham em mãos uma folha em branco, lápis e borracha. Na sua vez, cada aluno que tem uma pergunta fará sua leitura e aquele que tiver a resposta se apresenta respondendo a questão elaborada. Possivelmente poderá ocorrer duas ou mais perguntas e respostas iguais, neste caso os alunos deverão copiar as diferentes perguntas.  

 Logo após a leitura de todas as perguntas e respostas, solicite que avaliem este momento, dizendo seu/s sentimento/s em relação à atividade.

Variações

 Ao propor a leitura você poderá alterá-la: solicite algumas vezes ao aluno que tem a resposta a leitura da mesma e quem tem a pergunta se manifeste fazendo a leitura. Aproveite para ressaltar o ponto de interrogação e também a importância de elaborar uma resposta com sentido completo. Se preferir você poderá pedir que escrevam as perguntas e as respostas em folhas maiores, ofício ou A3, a fim de colar em um painel que deverá ficar exposto na sala de aula.

Professor outra proposta para esta atividade é você dar um número para cada membro que elaborou as perguntas e outro número correspondente para cada membro que elaborou a resposta. Em seguida quem tiver o número 1, das perguntas, fará sua leitura e quem tiver o número 1 das respostas, lerá sua resposta. Após a leitura o grupo deverá dizer se a resposta está certa ou não, em caso negativo deverá informar a certa.

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos

Registrando a atividade anterior

Professor faça um relatório coletivo da atividade anterior.  Você poderá fazer assim:

              RELATÓRIO

 Na aula de ontem realizamos uma atividade que tinha como objetivo elaborar perguntas e respostas sobre substantivo coletivo.  Dividimo-nos em dois grupos através de uma dinâmica com balas, ou seja, cada um de nós pegou uma bala e no final deveríamos nos unir conforme os sabores das mesmas. Individualmente elaboramos as nossas perguntas ou respostas conforme a determinação do professor. 

Depois de realizada esta etapa nos reunimos novamente no grande grupo a fim de encontrarmos as perguntas e suas respectivas respostas.

 Minha opinião sobre esta atividade é..., por que...

Veja as perguntas que foram elaboradas e suas respostas: (professor registre todas ou algumas das questões e respostas apresentadas).

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação, da produção de relatório e dos registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre a utilização da pontuação trabalhada, ou seja, ponto de interrogação e ponto final. Para avaliar se eles conseguem utilizar a referida pontuação verifique as atividades propostas, dentre elas a formação de frases.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • MARIA RITA OLIVEIRA DE PAULA, MARIA RITA OLIVEIRA DE PAULA , Rio Grande do Sul - disse:
    mritadepaula@gmail.com

    11/04/2015

    Cinco estrelas

    Adorei! Vou fazer adaptações para o 3º ano, acredito que será um sucesso.


  • Cristiane Bernardo, Escola Municipal Monteiro Lobabato , Bahia - disse:
    tianebernad@hotmail.com

    12/07/2012

    Cinco estrelas

    Essa aula é muito criativa e semelhante a do projeto em que estou trabalhando ,tenho certeza que me ajudou muito no aperfeiçoamento da metodologia que aplicarei amanhã.Parabéns.


  • Adaides Facundes, Escola Estadual José Costa Soares. , Tocantins - disse:
    adaidesfacundes@hotmail.com

    05/03/2011

    Cinco estrelas

    Amiga, eu venho sempre vendo suas sugestões de aulas , observo que são bem elaboradas as suas idéias são ótimas .Parabéns.


  • Marinalva Marques de Oliveira, Escola Presbiteriana João Clvino , Bahia - disse:
    nalva_marques@hotmail.com

    11/08/2010

    Cinco estrelas

    É muito interessante. Gostaria de saber como criar um blog para dinamisar as aulas para minha turma


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.