18/06/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
O aluno poderá:
Para a realização desta aula é necessário que os alunos consigam: analisar e discutir o uso da pontuação: ponto final e de interrogação; expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Professor antes de propor a atividade retome com os alunos o que expressam os sinais de pontuação citados, como e onde são utilizados e ainda o significado de verso e estrofe. Além disto, é preciso compreender o que é verso e estrofe.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor para a primeira atividade ofereça aos alunos um texto para trabalhar o ponto final e o ponto de interrogação. Poderá ser uma parlenda, que é uma forma literária tradicional, rimada com caráter infantil, de ritmo fácil e de forma rápida. Para outras informações sobre o assunto sugerimos o sitio: http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/parlenda.htm
O texto a seguir é uma parlenda de origem popular bem conhecida por crianças e adultos. Escreva o texto na lousa ou distribua cópias impressas para os alunos. Oriente-os de modo que leiam a parlenda da seguinte forma: formar na sala de aula dois grupos, um deles lê a pergunta e o outro, a resposta. Você também poderá solicitar que leiam em duplas ou, ainda, você lê as perguntas e os alunos as respostas, ou vice-versa.
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_QrgR8ZIqA6M/RszGxVyrCBI/AAAAAAAABgI/Gh6J78ZPYBU/s400/parlenda.jpg
Variações
Professor você poderá iniciar a aula apresentando o texto acima em recortes ( fichas). Para cada verso da parlenda você poderá fazer uma ficha, ou seja, fichas com perguntas e respostas. Coloque na lousa o primeiro verso e em seguida, peça a um aluno que encontre a reposta para o verso apresentado. Convide outros alunos até que a parlenda esteja completa. Finalizando este etapa, solicite aos alunos que leiam o texto e confiram se a parlenda que eles montaram tem sentindo. Em seguida apresente a versão completa que você trouxe. Não se esqueça de ressaltar o ponto final e o ponto de interrogação. Reforce a referida pontuação confeccionando cartazes para fixar na parede de sua sala de aula, veja o exemplo:
Fonte http://4.bp.blogspot.com/_hGGq2Bji6rE/SaCN4VbomTI/AAAAAAAAB_g/EKI9fCbCnJw/s400/sss.jpg
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Trabalhando com a parlenda: Cadê o toucinho que estava aqui?
Professor registre na lousa as atividades abaixo as quais deverão ser resolvidas pelos alunos:
1) Complete o texto da parlenda com as palavras que faltam. Se você preferir poderá fazer o desenho correspondente à palavra que completará a frase.
Cadê o toucinho que estava aqui? O _______ comeu.
Cadê o gato? Foi pro ____________.
Cadê o mato? O ________ apagou.
Cadê o fogo? A __________ apagou.
Cadê a água? O _________ bebeu.
Cadê o boi Foi amassar ________.
Cadê o trigo? A _________ esparramou.
Cadê a galinha? Foi botar __________.
Cadê o ovo? O _________ comeu.
2) Responda:
a) Quantos versos formam essa parlenda?
b) Os versos dela são organizados em quantas estrofes?
3) Copie da parlenda uma pergunta e uma resposta:
________________________________________________________
_______________________________________________________
Agora, responda:
- Qual foi a pontuação utilizada na pergunta e na resposta que você copiou no item anterior?
4) Elabore duas frases utilizando o ponto final e duas o ponto de interrogação.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos
Utilizando Laboratório de Informática
Professor leve seus alunos até o Laboratório de Informática, informe que realizarão alguns jogos que têm como objetivo trabalhar o ponto de interrogação e o ponto final. Aproveite este momento para estimulá-los a descobrirem quando surgiram os sinais de pontuação, utilize, por exemplo, o sitio http://www.rerbiriosidades.com/2010/04/quando-surgiram-os-sinais-de-pontuacao.html.
Para descobrir algumas adivinhações e efetuar alguns jogos sugerimos respectivamente os sítios: http://www.divertudo.com.br/adivinhas3.htm
http://www.divertudo.com.br/adivinhas8.htm
http://guida.querido.net/jogos/portug/pontua-2.htm
Durante a realização da atividade você deverá observar as dificuldades e facilidades de cada aluno ao executar as ordens solicitadas em cada etapa dos jogos. Faça intervenções através de questionamentos e/ou apontamentos de cada etapa vivenciada. Ao final da atividade peça aos alunos que avaliem este momento.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Elaborando perguntas e respostas
Professor estabeleça um diálogo com a turma informando que irão se dividir em dois grupos. A distribuição dos elementos de cada grupo poderá ser definida através de sorteio ou de outra dinâmica. Sugerimos que você leve para sala de aula dois sabores de balas, coloque-as em um saquinho ou caixinha, na medida em que forem retirando a bala vão sendo formados os grupos.
Um grupo de alunos irá formular perguntas e o outro irá elaborar respostas, o tema a ser trabalhado poderá ser, por exemplo, o substantivo coletivo, ou seja, os alunos deverão escrever perguntas que tenham como respostas o coletivo de determinada palavra. Após a elaboração das perguntas e das respostas solicite que se organizem em forma de circulo, ou de outra forma que achar conveniente de acordo com o espaço físico de sua sala de aula, para a leitura das perguntas e respectivas respostas. Os alunos deverão permanecer assentados em suas carteiras, pois irão fazer registro das perguntas que tenham sua resposta e vice-versa.
Você poderá fazer assim: peça que os alunos tenham em mãos uma folha em branco, lápis e borracha. Na sua vez, cada aluno que tem uma pergunta fará sua leitura e aquele que tiver a resposta se apresenta respondendo a questão elaborada. Possivelmente poderá ocorrer duas ou mais perguntas e respostas iguais, neste caso os alunos deverão copiar as diferentes perguntas.
Logo após a leitura de todas as perguntas e respostas, solicite que avaliem este momento, dizendo seu/s sentimento/s em relação à atividade.
Variações
Ao propor a leitura você poderá alterá-la: solicite algumas vezes ao aluno que tem a resposta a leitura da mesma e quem tem a pergunta se manifeste fazendo a leitura. Aproveite para ressaltar o ponto de interrogação e também a importância de elaborar uma resposta com sentido completo. Se preferir você poderá pedir que escrevam as perguntas e as respostas em folhas maiores, ofício ou A3, a fim de colar em um painel que deverá ficar exposto na sala de aula.
Professor outra proposta para esta atividade é você dar um número para cada membro que elaborou as perguntas e outro número correspondente para cada membro que elaborou a resposta. Em seguida quem tiver o número 1, das perguntas, fará sua leitura e quem tiver o número 1 das respostas, lerá sua resposta. Após a leitura o grupo deverá dizer se a resposta está certa ou não, em caso negativo deverá informar a certa.
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos
Registrando a atividade anterior
Professor faça um relatório coletivo da atividade anterior. Você poderá fazer assim:
RELATÓRIO
Na aula de ontem realizamos uma atividade que tinha como objetivo elaborar perguntas e respostas sobre substantivo coletivo. Dividimo-nos em dois grupos através de uma dinâmica com balas, ou seja, cada um de nós pegou uma bala e no final deveríamos nos unir conforme os sabores das mesmas. Individualmente elaboramos as nossas perguntas ou respostas conforme a determinação do professor.
Depois de realizada esta etapa nos reunimos novamente no grande grupo a fim de encontrarmos as perguntas e suas respectivas respostas.
Minha opinião sobre esta atividade é..., por que...
Veja as perguntas que foram elaboradas e suas respostas: (professor registre todas ou algumas das questões e respostas apresentadas).
Para outras informações acesse os sítios:
http://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono32.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponto_final
A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação, da produção de relatório e dos registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre a utilização da pontuação trabalhada, ou seja, ponto de interrogação e ponto final. Para avaliar se eles conseguem utilizar a referida pontuação verifique as atividades propostas, dentre elas a formação de frases.
Cinco estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/04/2015
Cinco estrelasAdorei! Vou fazer adaptações para o 3º ano, acredito que será um sucesso.
12/07/2012
Cinco estrelasEssa aula é muito criativa e semelhante a do projeto em que estou trabalhando ,tenho certeza que me ajudou muito no aperfeiçoamento da metodologia que aplicarei amanhã.Parabéns.
05/03/2011
Cinco estrelasAmiga, eu venho sempre vendo suas sugestões de aulas , observo que são bem elaboradas as suas idéias são ótimas .Parabéns.
11/08/2010
Cinco estrelasÉ muito interessante. Gostaria de saber como criar um blog para dinamisar as aulas para minha turma