Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO EM CONTEXTOS GRUPAIS

 

28/05/2010

Autor e Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Conceituar e diferenciar os termos preconceito e discriminação.
  2. Identificar exemplos de atitudes preconceituosas e discriminatórias no contexto escolar.
  3. Reconhecer os prejuízos que as condutas preconceituosas e discriminatórias geram na vida dos alunos e para o convívio grupal.    
Duração das atividades
Duas ou mais aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos já tenham discutido idéias e exemplos referentes à atitudes preconceituosas e discriminatórias ocorridas em diferentes contextos sociais.

Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE: Dando início à aula, o professor deverá anunciar aos alunos que irão trabalhar com temas polêmicos, mas muito presentes em várias situações do dia a dia e que ocorrem em diferentes espaços sociais: o preconceito e a discriminação. Para isto, primeiramente, o professor apresentará duas fichas com as palavras destacadas com letras maiúsculas e de cores diferentes PRECONCEITO e DISCRIMINAÇÃO, afixando-as na lousa, formando duas colunas.

Em seguida, entregará para alguns alunos fichas contendo afirmações relacionadas aos temas, misturadas aleatoriamente. Um aluno de cada vez deverá ler o que está na ficha recebida e, juntamente com os colegas, deverão decidir em qual coluna esta ficha será colocada ou se poderá corresponder às duas colunas ao mesmo tempo, justificando-as. Neste momento, deverão contar também com a mediação do professor.   

Sugestão de afirmações relativas ao tema Preconceito:   

“É um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou ‘estranhos’. As formas mais comuns são relacionadas aos aspectos: social, racial e sexual”.   

“Refere-se a opiniões ou atitudes partilhadas por membros de um grupo acerca de outro,  baseadas mais em rumores do que em provas claras, em opiniões que resistem à mudança mesmo face a novas informações”.   

“De modo geral, o seu ponto de partida é uma generalização superficial, como por exemplo: ‘todos os norte-americanos são arrogantes’, ‘homem que é homem não chora’, 'todas as mulheres loiras são burras', 'toda mulher dirige mal'..   

“Refere-se a não aceitação das diferenças”.   

“Observação de características comuns a um grupo de forma agressiva ou discriminatória”.   

Sugestão de afirmações relativas ao tema Discriminação:   

“Significa fazer distinção, exclusão ou restrição baseada em sexo, cor, estado civil, religião, doença, aparência ou por ser a pessoa portadora de algum tipo de deficiência”.   

“Diz respeito ao comportamento tido em relação a outro grupo. Pode detectar-se em ações que negam aos membros de um grupo oportunidades que são dadas a outros, como, por exemplo, quando a um negro é recusado um emprego disponível para um branco”.   

“Refere-se ao não permitir as diferenças com ações desrespeitosas e/ou excludentes”.   

“Pode ser provocada e motivada pelo preconceito”.     

Para ambos os termos:   

“A forma como as sociedades foram se formando e se estruturando contribuiram para a sua criação e manutenção”.  

“Pode ser provocado por indivíduos e por instituições”.   

“Pode ter caráter positivo ou negativo”.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Discrimina%C3%A7%C3%A3o    "Discriminação

http://www.nomegratis.com/pesquisa-sobre-preconceito-e-discriminao.html  “Pesquisa sobre preconceito e discriminação”    

 http://semibreve.wordpress.com/2008/10/13/texto-011-preconceito-e-discriminacao/  “Preconceito e discriminação”  

 2ª ATIVIDADE: Para ampliar as discusões acerca das diferenças entre os dois termos  e, ainda, sobre exemplos relacionados aos aspectos positivo e negativo de cada um deles, o professor deverá apresentar o vídeo bastante esclarecedor intitulado “Qual é a diferença entre Preconceito e Discriminação?”, acessando o sítio

http://www.lfg.com.br/public_html/article.php?story=20080911153645441

Ao término do vídeo, professor e alunos deverão fazer comentários a respeito dos esclarecimentos feitos sobre preconceito e discriminação, ressaltando as novas informações que ampliam o entendimento acerca da temática da aula.

Em seguida, professor e alunos deverão retomar a classificação das fichas feita anteriormente, podendo realizar modificações a partir da compreensão acerca das questões tratadas no vídeo.  Na sequência os alunos deverão fazer o registro do trabalho realizado com as fichas em seus cadernos.

3ª ATIVIDADE: Neste momento, voltando à atenção para o espaço escolar, o professor deverá convidar os alunos para assistir ao vídeo “Pesquisa revela ambiente de preconceito em escolas”, acessando o sítio

http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/2009/06/18/0402316ED0A94346.jhtm?pesquisa-revela-ambiente-de-preconceito-em-escolas-0402316ED0A94346=

Dando continuidade, o professor solicitará aos alunos que comentem as situações  apresentadas no vídeo e que, em seguida, identifiquem exemplos de atitudes preconceituosas e discriminatórias vivenciadas na sala de aula e em outros espaços da escola, analisando-as como positivas ou negativas. Neste sentido, deverão refletir criticamente sobre os prejuízos que condutas preconceituosas e discriminatórias geram na vida dos alunos e para o convívio grupal.

Prosseguindo, professor e alunos deverão elaborar uma síntese sobre a temática desenvolvida na aula, tendo como referência as discussões realizadas, os exemplos analisados e as informações obtidas por meio dos vídeos.   

4ª ATIVIDADE: Como forma de socialização do tema Preconceito e Discriminação, professor e alunos poderão propor uma atividade intitulada “Manhã ou Tarde Cultural na Escola: temas em debate”, contando com a participação de professores e alunos de outras turmas. Para a realização deste momento, inicialmente, os alunos deverão esclarecer sobre a temática desenvolvida em sala de aula e compartilhar os debates e as produções relacionadas ao trabalho sobre atitudes preconceituosas e discriminatórias. Em seguida, a fim de enriquecer e problematizar a discussão, possibilitando aos participantes refletir,  ampliar os conhecimentos e desmistificar algumas idéias referentes a estes temas, professor e alunos poderão apresentar os vídeos utilizados durante a aula.

Recursos Complementares

Professor, como complemento para as discussões referentes à temática proposta, sugerimos a leitura do texto “As consequências da discriminação e do preconceito no ambiente escolar e na sociedade”, acessando o sítio  

http://www.soartigos.com/articles/941/1/AS-CONSEQUENCIAS-DA-DISCRIMINACAO-E-DO-PRECONCEITO-NO-AMBIENTE-ESCOLAR-E-NA-SOCIEDADE/Invalid-Language-Variable1.html 

Outro recurso que você poderá utilizar para enriquecer a aula refere-se ao vídeo “Igualdade é conviver com as diferenças”, disponível no sítio  http://www.youtube.com/watch?v=aqKh8yFIM8w&NR=1     

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula.

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos durante as atividades propostas. O professor deverá verificar se os alunos foram capazes de: conceituar e diferenciar os termos preconceito e discriminação; identificar e analisar de forma crítica exemplos de atitudes preconceituosas e discriminatórias no contexto escolar; reconhecer os prejuízos que as condutas preconceituosas e discriminatórias geram na vida dos alunos e para o convívio grupal; socializar o trabalho desenvolvido em relação à temática proposta com outros professores e colegas da escola.    

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ASEMIR , UFPA , Pará - disse:
    asemirzparfor@gmail.com

    08/07/2014

    Cinco estrelas

    É DE FUNDAMENTAL IMPORTANCIA TRABALHARMOS O PRECONCEITO, POIS ESSA É UMA HERANÇA MILENAR QUE NOS PESSEGUE AO LONGO DA HUMANIDADE TEMOS QUE EVOLUI, PRÉ-COCEITO É COISA DO PASSADO.


  • DANUBIA, CIEE , Bahia - disse:
    danubia_santos@cieesp.org.r

    13/03/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula.


  • Emanuela, Sou aluna de Pedagogia da UNITINS , Pernambuco - disse:
    emanuelapereira12@yahoo.com

    10/12/2010

    Cinco estrelas

    Uma atividade completa e significativa que irá construir o conhecimento dos alunos com qualidade. Parabéns!


  • Percilia, Secretaria de Educação e Cultura , Tocantins - disse:
    perciliasl@gmail.com

    18/08/2010

    Cinco estrelas

    Excelente esta aula, pois promove uma reflexão dos alunos sobre assuntos e comportamentos presentes no nosso cotidiano.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.