28/05/2010
Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos já tenham discutido idéias e exemplos referentes à atitudes preconceituosas e discriminatórias ocorridas em diferentes contextos sociais.
1ª ATIVIDADE: Dando início à aula, o professor deverá anunciar aos alunos que irão trabalhar com temas polêmicos, mas muito presentes em várias situações do dia a dia e que ocorrem em diferentes espaços sociais: o preconceito e a discriminação. Para isto, primeiramente, o professor apresentará duas fichas com as palavras destacadas com letras maiúsculas e de cores diferentes PRECONCEITO e DISCRIMINAÇÃO, afixando-as na lousa, formando duas colunas.
Em seguida, entregará para alguns alunos fichas contendo afirmações relacionadas aos temas, misturadas aleatoriamente. Um aluno de cada vez deverá ler o que está na ficha recebida e, juntamente com os colegas, deverão decidir em qual coluna esta ficha será colocada ou se poderá corresponder às duas colunas ao mesmo tempo, justificando-as. Neste momento, deverão contar também com a mediação do professor.
Sugestão de afirmações relativas ao tema Preconceito:
“É um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou ‘estranhos’. As formas mais comuns são relacionadas aos aspectos: social, racial e sexual”.
“Refere-se a opiniões ou atitudes partilhadas por membros de um grupo acerca de outro, baseadas mais em rumores do que em provas claras, em opiniões que resistem à mudança mesmo face a novas informações”.
“De modo geral, o seu ponto de partida é uma generalização superficial, como por exemplo: ‘todos os norte-americanos são arrogantes’, ‘homem que é homem não chora’, 'todas as mulheres loiras são burras', 'toda mulher dirige mal'..
“Refere-se a não aceitação das diferenças”.
“Observação de características comuns a um grupo de forma agressiva ou discriminatória”.
Sugestão de afirmações relativas ao tema Discriminação:
“Significa fazer distinção, exclusão ou restrição baseada em sexo, cor, estado civil, religião, doença, aparência ou por ser a pessoa portadora de algum tipo de deficiência”.
“Diz respeito ao comportamento tido em relação a outro grupo. Pode detectar-se em ações que negam aos membros de um grupo oportunidades que são dadas a outros, como, por exemplo, quando a um negro é recusado um emprego disponível para um branco”.
“Refere-se ao não permitir as diferenças com ações desrespeitosas e/ou excludentes”.
“Pode ser provocada e motivada pelo preconceito”.
Para ambos os termos:
“A forma como as sociedades foram se formando e se estruturando contribuiram para a sua criação e manutenção”.
“Pode ser provocado por indivíduos e por instituições”.
“Pode ter caráter positivo ou negativo”.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Discrimina%C3%A7%C3%A3o "Discriminação
http://www.nomegratis.com/pesquisa-sobre-preconceito-e-discriminao.html “Pesquisa sobre preconceito e discriminação”
http://semibreve.wordpress.com/2008/10/13/texto-011-preconceito-e-discriminacao/ “Preconceito e discriminação”
2ª ATIVIDADE: Para ampliar as discusões acerca das diferenças entre os dois termos e, ainda, sobre exemplos relacionados aos aspectos positivo e negativo de cada um deles, o professor deverá apresentar o vídeo bastante esclarecedor intitulado “Qual é a diferença entre Preconceito e Discriminação?”, acessando o sítio
http://www.lfg.com.br/public_html/article.php?story=20080911153645441
Ao término do vídeo, professor e alunos deverão fazer comentários a respeito dos esclarecimentos feitos sobre preconceito e discriminação, ressaltando as novas informações que ampliam o entendimento acerca da temática da aula.
Em seguida, professor e alunos deverão retomar a classificação das fichas feita anteriormente, podendo realizar modificações a partir da compreensão acerca das questões tratadas no vídeo. Na sequência os alunos deverão fazer o registro do trabalho realizado com as fichas em seus cadernos.
3ª ATIVIDADE: Neste momento, voltando à atenção para o espaço escolar, o professor deverá convidar os alunos para assistir ao vídeo “Pesquisa revela ambiente de preconceito em escolas”, acessando o sítio
Dando continuidade, o professor solicitará aos alunos que comentem as situações apresentadas no vídeo e que, em seguida, identifiquem exemplos de atitudes preconceituosas e discriminatórias vivenciadas na sala de aula e em outros espaços da escola, analisando-as como positivas ou negativas. Neste sentido, deverão refletir criticamente sobre os prejuízos que condutas preconceituosas e discriminatórias geram na vida dos alunos e para o convívio grupal.
Prosseguindo, professor e alunos deverão elaborar uma síntese sobre a temática desenvolvida na aula, tendo como referência as discussões realizadas, os exemplos analisados e as informações obtidas por meio dos vídeos.
4ª ATIVIDADE: Como forma de socialização do tema Preconceito e Discriminação, professor e alunos poderão propor uma atividade intitulada “Manhã ou Tarde Cultural na Escola: temas em debate”, contando com a participação de professores e alunos de outras turmas. Para a realização deste momento, inicialmente, os alunos deverão esclarecer sobre a temática desenvolvida em sala de aula e compartilhar os debates e as produções relacionadas ao trabalho sobre atitudes preconceituosas e discriminatórias. Em seguida, a fim de enriquecer e problematizar a discussão, possibilitando aos participantes refletir, ampliar os conhecimentos e desmistificar algumas idéias referentes a estes temas, professor e alunos poderão apresentar os vídeos utilizados durante a aula.
Professor, como complemento para as discussões referentes à temática proposta, sugerimos a leitura do texto “As consequências da discriminação e do preconceito no ambiente escolar e na sociedade”, acessando o sítio
Outro recurso que você poderá utilizar para enriquecer a aula refere-se ao vídeo “Igualdade é conviver com as diferenças”, disponível no sítio http://www.youtube.com/watch?v=aqKh8yFIM8w&NR=1
A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.
Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula.
Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos durante as atividades propostas. O professor deverá verificar se os alunos foram capazes de: conceituar e diferenciar os termos preconceito e discriminação; identificar e analisar de forma crítica exemplos de atitudes preconceituosas e discriminatórias no contexto escolar; reconhecer os prejuízos que as condutas preconceituosas e discriminatórias geram na vida dos alunos e para o convívio grupal; socializar o trabalho desenvolvido em relação à temática proposta com outros professores e colegas da escola.
Cinco estrelas 4 classificações
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08/07/2014
Cinco estrelasÉ DE FUNDAMENTAL IMPORTANCIA TRABALHARMOS O PRECONCEITO, POIS ESSA É UMA HERANÇA MILENAR QUE NOS PESSEGUE AO LONGO DA HUMANIDADE TEMOS QUE EVOLUI, PRÉ-COCEITO É COISA DO PASSADO.
13/03/2012
Cinco estrelasGostei muito da aula.
10/12/2010
Cinco estrelasUma atividade completa e significativa que irá construir o conhecimento dos alunos com qualidade. Parabéns!
18/08/2010
Cinco estrelasExcelente esta aula, pois promove uma reflexão dos alunos sobre assuntos e comportamentos presentes no nosso cotidiano.