18/06/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
O aluno poderá aprender:
Para a realização desta aula é necessário que o aluno consiga fazer leituras de pequenos textos e consiga distinguir um texto jornalístico dentre outros apresentados. Assim, trabalhe com este portador de texto anteriormente.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos
Diferenciando portadores de textos
Professor, apresente para os alunos uma variedade de gêneros literários e vários tipos textuais. Providencie textos narrativos, como por exemplo, contos de fadas, fábulas, aventuras, ficção, crônicas, lendas e piadas. Textos argumentativos: cartas, diálogos, resenhas. Textos instrucionais: receitas de remédios, bulas, manuais de instruções, regras de jogos, avisos. Relatos: diários, notícias, reportagens, classificados, relatos de experiências.
Apresente os materiais e deixe os alunos livremente para escolherem o que desejam ler, porém solicite-os que tentem interpretar cada um deles.
Após a leitura peça aos alunos que identifiquem os vários tipos de textos.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, dialogue com a turma para sondar seus conhecimentos prévios sobre texto jornalístico: para que serve, onde são encontrados para comprar, periodicidade de publicação, quem são os leitores dos jornais, quais são suas características, dentre outros.
Você poderá acessar o sítio http://www.infoescola.com/redacao/textos-jornalisticos/ para obter informações sobre texto jornalístico.
Após o diálogo apresente aos alunos um texto jornalístico, a fim de envolvê-los com a linguagem utilizada por esse meio de comunicação.
Ressalte que a notícia relatada não é exatamente o fato, mas a versão do jornal sobre esse fato. Se possível, promova a leitura comparativa entre dois veículos de comunicação para desenvolver o olhar crítico além de estimular a identificação das características dos possíveis leitores de cada jornal, facilitando a percepção do aluno com relação à constituição de um texto informativo.
É importante também que você explore os termos utilizados na linguagem jornalística, dentre eles: artigo, entrevista, editorial, manchete, nota, notícia, reportagem e pauta. No sítio: http://alfabetizacaoecia.blogspot.com/search/label/PROJETO%20JORNAL você encontrará dicas que a pedadoga espanhola Ana Teberosky aponta para a implementação de um projeto de jornal nas séries iniciais.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Explorando texto jornalístico
Professor, após os alunos identificarem, na atividade anterior, o texto jornalístico e destacarem suas características providencie colunas de jornais que contenham artigos do interesse das crianças (esporte, artistas, culinária, sociedade, assuntos da moda, fofocas de novelas, sinopse de filmes, dentre outros). Se você for utilizar o material para realizar outras atividades, cole-o em cartolina ou papel cartão e plastifique com cola ou contact.
No topo de cada coluna, marque a/s letra/s ou palavra/s que deverão ser procuradas. Cada criança vai precisar de lápis de escrever, lápis de cor ou caneta hidrocor. Você poderá explicar a atividade fazendo um diálogo com os alunos. Sugerimos a seguinte explicação:
Explicando a atividade:
___ Faremos uma atividade na qual utilizaremos textos jornalísticos. Vocês se lembram das características e utilidade de um texto jornalístico? Vamos revê-las?
Vocês irão demonstrar se são capazes de identificar várias letras, palavras e frases em diferentes situações. No topo de cada coluna, há uma letra ou palavra que deverão procurar e circular quando encontrarem. É preciso que vocês examinem cada linha rapidamente indo da esquerda para a direita, procurando a letra ou palavra pedida. Quando encontrarem a letra ou a palavra indicada deverão trocar com um colega para que possam conferir o artigo do outro verificando se conseguiram fazer o que foi proposto. Se perceberem que o colega pulou alguma letra ou palavra, façam um sinal (sublinhe ou aponte com uma seta a frase em que está a palavra a ser circulada) em torno desta e devolvam o cartão ao colega para que ele possa fazer uma revisão descobrindo possíveis letras ou palavras que não foram assinaladas.
Vocês são capazes de realizar a atividade, basta ler com atenção.
Alguma dúvida? Podemos começar?
Em cada coluna foi assinalada uma letra ou palavra que vocês deverão encontrar e circular em todo o texto que foi entregue. Vamos lá?
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos
Registrando a atividade realizada anteriormente
Professor, faça o registro no caderno de Português ou em outro que se refere ao texto lido pelos alunos. Registre o nome da atividade e os objetivos planejados por você. Sugerimos alguns exercícios complementares, porém não se esqueça de rever os conteúdos que você poderá trabalhar utilizando esta atividade.
Sugestão de registro
Os alunos poderão registrar as palavras que foram encontradas e aproveitá-las para fazer algumas atividades. Solicite aos alunos que: escrevam as palavras circuladas, e que produzam frases ou um pequeno texto utilizando-as; façam pesquisas no dicionário sobre o seu significado (quando necessário), escreva-as em ordem alfabética e separe-as em sílabas classificando-as quanto ao número de sílabas encontradas, dentre outras.
Caso os participantes já dominem bem a leitura e a escrita, peça que leiam o artigo e relatem aos colegas o que foi possível descobrir através do mesmo e que façam um resumo do texto lido, ou simplesmente que registrem as ideias principais do artigo, nesta atividade é possível trabalhar a percepção visual de cada um da turma.
Se possível, reproduza o texto ou parte dele para que as crianças registrem no caderno. Peça que os alunos registrem sua opinião sobre a atividade realizada.
Figura 1- Atividade realizada em 2007 com alunos da 2ª série (atual 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos) da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Eliana Aparecida Carleto
Fonte: Acervo da autora.
Variações
As crianças poderão procurar por várias letras e palavras em artigos já elaborados ou criar seus próprios artigos para serem examinados.
Importante
Ao selecionar as letras e/ou palavras busque aquelas que seus alunos já dominam, a fim de verificar a aprendizagem.
Se você plastificou o texto, use canetas de retro-projetor para assinalar as letras ou palavras. Ao final da atividade você poderá apagar os sinais usando pano umedecido com álcool.
Professor, é importante que você se movimente pelo espaço onde a atividade está sendo realizada, a fim de observar o entendimento das explicações oferecidas por você, bem como as possíveis dificuldades e facilidades encontradas. Elabore questões orais referentes ao trabalho que está sendo desenvolvido
Para obter informações sobre a forma de explorar o jornal consulte o sítio
http://www.appai.org.br/Jornal_Educar/jornal35/interdisciplinaridade/jornal.asp
Professor, através das atividades realizadas verifique se os alunos são capazes de reconhecer texto jornalístico, se através da percepção visual tiveram facilidade para localizar as palavras e/ou frases que você selecionou e também se conseguiram registrá-las.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!