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PENSANDO E FALANDO SOBRE AMIZADE

 

28/05/2010

Autor e Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Compartilhar e analisar os significados atribuídos pelos alunos à palavra amizade, destacando a sua importância para a convivência grupal.
  2. Conhecer e discutir diferentes conceitos acerca da amizade.
  3. Estabelecer relações entre os significados de amizade atribuídos pelos alunos e os conceitos de diversos pensadores, nos diferentes tempos e espaços.
  4. Analisar as novas formas de amizade construídas por meio da internet.
  5. Identificar situações escolares que favoreceram o estabelecimento de vínculos de amizade, promovendo uma reflexão acerca dos valores éticos presentes nestas situações.       
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE: O professor deverá apresentar aos alunos a letra e o vídeo relativos à música "É tão lindo", cantada pela Turma do Balão Mágico em parceria com Roberto Carlos, acessando o sítio

http://vagalume.uol.com.br/a-turma-do-balao-magico/e-tao-lindo.html 

Professor, você poderá distribuir uma cópia da letra da música para cada aluno.

É Tão Lindo

A Turma do Balão Mágico

Composição: Al Kasha/Joel Hirschhorn/Edgard Poças

Participação especial: Roberto Carlos

Se tem bigodes de foca

Nariz de tamanduá

-Parece meio estranho, heim!

-Rum!

Também um bico de pato

E um jeitão de sabiá...

Mas se é amigo

Não precisa mudar

É tão lindo

Deixa assim como está

E eu adoro, adoro

Difícil é a gente explicar

Que é tão lindo...

Se tem bigodes de foca

Nariz de tamanduá

-E orelhas de camelo, né tio?

-É!

Mas se é amigo de fato

A gente deixa como ele está...

É tão lindo!

Não precisa mudar

É tão lindo!

É tão bom se gostar

E eu adoro!

É claro!

Bom mesmo é a gente encontrar

Um bom amigo...

São os sonhos verdadeiros

Quando existe amor

Somos grandes companheiros

Os três mosqueteiros

Como eu vi no filme...

É tão lindo!

Não precisa mudar

É tão lindo!

Deixa assim como está

E eu adoro e agora

Eu quero poder lhe falar

Dessa amizade que nasceu

Você e eu!

Nós e você!

Vocês e eu!

E é tão lindo!...

-Tio!

-Heim!

-É legal ter um amigo, né?

-É maravilhoso

Mesmo que ele tenha

Bigodes de foca

E até um nariz de tamanduá

-E orelhas de camelo tio, lembra?

-Orelhas de camelo?

-É tio!

-É mesmo, orelhas de camelo!

Mas é um amigo, não é?

-É!

-Então não se deve mudar!

Ao final da música, o professor poderá problematizar com as seguintes perguntas: Vocês acham legal ter amigos? Vocês concordam que não se deve querer mudar um amigo? Vocês respeitam e aceitam o jeito diferente de ser dos seus amigos?

Em seguida, cada aluno receberá uma ficha com uma frase a ser completada: “Para você amizade é...”. Prosseguindo, os alunos compartilharão as respostas dadas à  pergunta, observando os pontos em comum entre elas e destacando a sua importância para a convivência grupal.

2ª ATIVIDADE: Dando continuidade, o professor apresentará o vídeo “Amizade (Cascão e Cebolinha), disponível no sítio http://www.youtube.com/watch?v=Cv3qnZ1lK1A&feature=related    

Após assistir ao vídeo, o professor deverá abrir espaço para que os alunos comentem sobre aspectos relacionados à amizade entre o Cascão e o Cebolinha. Em seguida, o professor poderá fazer as seguintes questões: Vocês também têm um amigo inseparável? O que vocês costumam fazer juntos? Vocês têm algo em comum?  Ser amigo é fazer e dizer só o que o outro quer?

Na sequência, os alunos, com a mediação do professor, deverão pesquisar sobre alguns conceitos de amizade, no dicionário e na internet. Em seguida, com o resultado da pesquisa em mãos, os alunos deverão discutir e estabelecer relações de semelhanças e diferenças entre os conceitos pesquisados e os significados atribuídos e discutidos por eles em relação à palavra amizade (Professor, para favorecer o trabalho de pesquisa, os alunos poderão acessar os sítios 

http://www.meaningsoflife.com/Amizade-sentido-vida.htm “Amizade e sentido da vida” 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Amizade  “Amizade”).     

3ª ATIVIDADE: Ampliando a discussão acerca do tema, faz-se necessário no contexto atual, refletir e analisar as novas formas de amizade construídas por meio da internet. Para isto, o professor deverá apresentar a seguinte afirmação retirada da reportagem de Diogo Schelp intitulada “Nos laços (fracos) da internet”:   

“Em nenhum outro país as redes sociais on-line têm alcance tão grande quanto no Brasil, com uma audiência mensal de 29 milhões de pessoas. Mas ter milhares de amigos virtuais não deixa ninguém menos solitário”.

Fonte: http://veja.abril.com.br/080709/nos-lacos-fracos-internet-p-94.shtml (Reportagem na íntegra)    

Em seguida, o professor deverá problematizar esta afirmação com perguntas tais como: O que vocês entendem a respeito do título: "Nos laços (fracos) da internet"? O que vocês pensam acerca de novas amizades feitas por meio da internet? Vocês preferem fazer amigos pela internet ou pessoalmente? Vocês consideram que há diferenças entre amizades estabelecidas via internet e amizades feitas pessoalmente? Quais são estas diferenças?  Há riscos envolvidos nas amizades construídas pela internet? Quais são eles? Quais são os cuidados necessários ao se fazer amizade pela internet? Vocês concordam ou discordam do jornalista quando ele afirma que ‘ter milhares de amigos virtuais não deixa ninguém menos solitário’? Por quê?

Após a discussão, os alunos deverão identificar e analisar situações escolares que favoreceram o estabelecimento de vínculos de amizade, refletindo acerca dos valores éticos presentes nestas situações.

Para o encerramento da aula, o professor deverá solicitar a cada aluno que escreva uma carta para o seu melhor amigo, contando como foi, o que achou e o que aprendeu em relação à aula vivenciada por ele e por sua turma, intitulada “Pensando e falando sobre amizade” (Professor, esta modalidade de escrita – carta – poderá ser trabalhada na forma de Projetos de Trabalho Interdisciplinar, envolvendo os professores da área de Língua Portuguesa. A proposta de se trabalhar com este gênero discursivo faz parte de uma concepção que prioriza a função social e dialógica da linguagem).

Posteriormente, estas cartas poderão ser enviadas pelo correio ou entregues pessoalmente aos amigos escolhidos pelos alunos.  

Recursos Complementares

Professor, como complemento para a aula, há outra música cantada pela Turma do Balão Mágico intitulada “Você e eu”, composta por Ignacio Ballesteros / Dennis Trempenau / Edgard Poças, disponível no sítio

http://www.kboing.com.br/script/radioonline/busca_artista.php?artista=balaomagico&cat=music (clicar no título da música: “Você e eu”).   

Outro recurso que poderá ser utilizado, de forma crítica e problematizadora,  refere-se ao vídeo “Amigo virtual”, acessando o sítio

http://www.youtube.com/watch?v=lC_uKNZOmx8&feature=related   

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula.

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos durante as atividades propostas. O professor deverá verificar se os alunos foram capazes de: compartilhar os significados atribuídos por eles à palavra amizade; conhecer e discutir diferentes conceitos acerca da amizade; estabelecer relações entre os significados de amizade atribuídos por eles e os conceitos pesquisados; analisar as novas formas de amizade construídas por meio da internet; identificar situações escolares que favoreceram o estabelecimento de vínculos de amizade e refletir sobre os valores éticos presentes nestas situações; redigir uma carta para o melhor amigo, com clareza, coesão e coerência.    

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