01/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores culturais |
Construir coletivamente um conceito de qualidade de vida.
Benefícios das atividades físicas.
Atividade 1:
Inicialmente, apresentar o vídeo abaixo para a turma:
http://www.youtube.com/watch?v=qwlGowyDGnY (Acesso em 30/11/2010).
Posteriormente, apresentar para os alunos a questão-problema:
"O vídeo do programa humorístico acima, além de criticar questões sociais como o uso de balões em festas juninas, apresenta um jargão bastante conhecido pela população. O personagem 'Paulinho Cintura', em repetidas ocasiões, exclama 'saúde é o que interessa, o resto não tem pressa!' com o intuito de incentivar os demais personagens a se exercitarem através da ginástica. Segundo vários especialistas, 30 minutos de exercícios físicos diários, garantem ao praticante uma boa qualidade de vida. Mas afinal, o que é qualidade de vida?"
Pedir que eles registrem suas reflexões em um papel e que entreguem ao professor.
Atividade 2:
Com os alunos reunidos, perguntar o que é sedentarismo. Após a pequena discussão, pedir que eles relacionem, oralmente, os benefícios que a atividade física pode trazer aos seus praticantes. O professor deverá anotar em um quadro para construir uma tabela. Em seguida, expor a figura abaixo e comparar com a tabela criada e perguntar se eles concordam com o que está sendo apresentado.
(Acesso em 30/11/2010).
Realizada a construção dos benefícios das atividades físicas, o professor apresentará alguns questionamentos para que seja criado um pequeno debate na turma. O intuito neste momento é ampliar o foco sobre as atividades físicas:
“Com qual intenção as empresas organizam atividades físicas para seus funcionários?”
“Será que as pessoas que levantam às 5 horas da manhã, andam uma hora e meia de ônibus, trabalham mais de dez horas diárias, retornam para suas casas e ainda dão conta dos afazeres do lar e dos filhos são sedentárias?”
“Esporte é saúde? E o doping?”
“A mídia tem alguma influência nas atividades físicas?”
“Você participa de algum programa do governo de atividade física?”
Ao final do debate, pedir que eles respondam em uma folha:
POR QUÊ E PARA QUÊ EU FAÇO ATIVIDADE FÍSICA?
Atividade 3:
Esta é uma atividade que será realizada fora de sala de aula e que deverá ser entregue na aula seguinte. Os alunos deverão realizar um questionário com 5 pessoas acima dos 20 anos com as seguintes perguntas:
*Observação: Os alunos deverão registrar por escrito as respostas de seus entrevistados.
- QUAL A SUA IDADE E QUAL SUA RENDA MENSAL (EM SALÁRIOS MÍNIMOS)?
- VOCÊ REALIZA ATIVIDADE FÍSICA? QUANDO? ONDE?
- POR QUÊ VOCÊ REALIZA (OU DEIXA DE REALIZAR) ATIVIDADE FÍSICA?
- PARA VOCÊ, É IMPORTANTE FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS? POR QUÊ?
De posse de suas entrevistas, pedir que os alunos redijam o tema:
"De acordo com a entrevista realizada, é possível perceber uma relação entre classe social e atividade física? Por quê?"
Livro didático público – Página 127: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/livro_e_diretrizes/livro/ed_fisica/livro_edfisica.pdf (Acesso em 30/11/2010).
Pedir que eles respondam em um papel à questão: O que é Qualidade de Vida?
Ao final da proposta, devolver as respostas elaboradas na Atividade 1 para verificar se houve uma ampliação sobre o conceito do tema.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!