Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As dimensões do lazer

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Rodrigo Barros Rispoli
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Relacionar aspectos culturais e sócio-econômicos do lazer através das práticas corporais.

Duração das atividades
100 minutos / 2 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:  

Reunir a turma e questioná-los sobre o que é lazer. Após as falas dos alunos, apresentar as fotos abaixo e perguntar: o que está sendo exibido?

foto 1: http://www.abril.com.br/imagem/criancas-brincam-rua.jpg (acesso em 15/11/10)

foto 2: http://2.bp.blogspot.com/_nsNMAowp5cQ/SbmYJBNmUgI/AAAAAAAAAB0/pZZJ3h0UIHY/s400/brincadeira+na+piscina.jpg (acesso em 15/11/10)

foto 3: http://lh4.ggpht.com/casbtu/R89Q9DUgsFI/AAAAAAAABu8/WmkYZCAwO3I/s288/dan%C3%A7a+idoso.JPG  (acesso em 15/11/10)

Perguntar aos alunos se podemos considerar as práticas corporais acima exibidas como lazer e pedir que eles justifiquem. Em seguida, ampliar o conceito do lazer com os alunos através das perguntas:

"Somente as atividades físicas propiciam momentos de lazer?"

"Em qual período do seu dia-a-dia você está em um momento de lazer?"

"O lazer pode ser encarado como um momento em que você não está estudando ou trabalhando?"

"As pessoas que não trabalham/estudam ou que já estão aposentadas estão em seu momento de lazer o tempo todo?"

Perguntar aos alunos se eles podem dizer quais as atividades que os pais e/ou familiares realizam em seus momentos de lazer. Perguntar em seguida quais dessas atividades podem ser realizadas por eles e se trazem o mesmo objetivo. O encaminhamento da discussão deverá ser para criar um conceito onde outros aspectos do lazer sejam apresentados, tais como a relação trabalho-tempo livre e o prazer nas atividades, sejam elas físicas ou não.

Em seguida, depois de discutido o tema, elencar junto ao grupo três práticas corporais que atendam o seguinte critério: maior prazer na sua prática. Será feita uma eleição onde três atividades serão praticadas pelo grupo.

Atividade 2:  

Perguntar aos alunos quem já praticou o kart indoor. Caso não saibam, exibir o vídeo abaixo e questioná-los se já viram estes locais e se sabem quais são os valores cobrados para poder correr neste tipo de atividade (outras informações sobre o kart indoor nos recursos complementares).

http://www.youtube.com/watch?v=2LM2efGD1-k

(acesso em 15/11/10)

Perguntar em seguida se todos da turma têm condição financeira para poder praticar este tipo de atividade com regularidade e pedir que eles registrem em uma folha de papel as questões:

"Vocês acham que os praticantes do kart indoor estão sentindo prazer na atividade?"

"Qual o perfil sócio-econômico dos praticantes?"

"É uma atividade que a maioria da população brasileira tem condição de praticar? Por quê?"

"Existem outras atividades de lazer que podem ser consideradas de alto custo financeiro? Quais e por quê?"

A intenção desta discussão é relacionar o aspecto econômico com algumas práticas do lazer. Neste momento, o professor deverá contextualizar o espaço físico do colégio e dos materiais disponíveis para que os alunos sugiram atividades que possam ser realizadas dentro da escola e, em seguida, praticá-las.

Atividade 3:

Nesta atividade, de acordo com a estrutura e espaço da escola, iremos realizar uma "corrida de kart".

Cada aluno deverá receber uma tampa de garrafa metalizada. Cada aluno poderá preencher o espaço da tampinha utilizando papel, casca de banana ou vela para que a mesma ganhe peso. Em um espaço aberto, grupos de 5 alunos irão criar, com giz, uma pista de corrida no chão. Cada grupo poderá criar o seu conjunto de regras, por exemplo, a quantidade de toques de cada jogador, as punições por sair da pista, etc... No link abaixo está sendo aparesentado um regulamento para este tipo de corrida.

http://www.atletica.poli.usp.br/pardolhiadas/tampinha.html (acesso em 15/11/10)

Recursos Complementares
Avaliação

Solicitar aos alunos que façam uma pesquisa de campo para saber quais as práticas mais comuns existentes na sua comunidade e se essas atividades apresentam algumas características específicas para a sua realização tais como materiais e espaços necessários, idade das pessoas envolvidas e horários que são praticados. De posse desses dados, o aluno deverá, em uma folha de papel, argumentar sobre o tema abaixo:

É POSSÍVEL DIZER A QUAL NÍVEL ECONÔMICO A SUA COMUNIDADE PERTENCE A PARTIR DAS PRÁTICAS DO LAZER? POR QUÊ?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.