28/05/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
-Professor é importante que seus alunos já leiam pequenos textos, mas caso você tenha na turma algum aluno que ainda não lê com compreensão, ou seja, apenas decodifica, acompanhe-o de perto e aproveite a atividade para desafiá-lo em suas hipóteses, se for possível trabalhe em duplas para que ele possa ter um parceiro que o acompanhe e o estimule.
-Resgate também o conhecimento prévio que eles têm sobre o ar: como ele é, onde o encontramos, se ele tem cheiro e sua importância para o planeta.
1ª Atividade- aproximadamente 60 minutos.
Professor vamos utilizar o ar como tema, ou seja, como (pré)texto, pois este é um assunto que está sendo muito veiculado na mídia.
Discuta com os alunos que o ar está sendo pesquisado há vários anos, inclusive é tema de músicas e poesias.
Veja a música do Toquinho: O Ar (O vento).
Professor se em sua escola tiver sala de multimídia, leve seus alunos e acesse o sítio:
http://letras.terra.com.br/toquinho/87316/, nele você terá acesso à letra e vídeo com o cantor cantando esta música. Mas caso não tenha, leve o CD ou cante com os alunos.
- O Ar (O Vento) Toquinho Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes
O Ar (O Vento) Toquinho Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes
Estou vivo mas não tenho corpo. Por isso é que não tenho forma. Peso eu também não tenho. Não tenho cor. Quando sou fraco Me chamo brisa. E se assobio, Isso é comum. Quando sou forte, Me chamo vento. Quando sou cheiro, Me chamo pum! |
http://letras.terra.com.br/toquinho/87316/
Trabalhando a leitura oral:
-Professor estimule seus alunos a ler com prazer, para isso discuta com eles sobre os requisitos básicos para um bom leitor: boa dicção, entonação de voz, pontuação, postura e expressividade.
-Distribua uma cópia ou solicite que eles copiem no caderno a letra da poesia.
-Solicite que treinem a leitura da poesia, primeiro por meio de leitura silenciosa e depois lendo sussurrando.
-Geralmente os alunos acham esta poesia divertida, por isso é necessário relacioná-la com o tema “o ar que respiramos”. Se quiser enriquecer sua aula consulte nossas aulas postadas no Portal sobre este tema “ar”:
Aula 1- Vivenciando e aprendendo: as propriedades do ar.
Aula 2- Discutindo e sistematizando: o ar exerce pressão.
Aula 3- Produção de texto a partir de vivências científicas: O ar é importante.
Aula 4- Experimentando e aprendendo: como provar que o ar ocupa lugar no espaço.
-Depois que todos leram e ensaiaram, proponha que façam duplas e um lê para o outro.
-Não se preocupe se fizerem barulho, pois todos lendo ao mesmo tempo o ambiente pode ficar um pouco confuso.
-Após essa tapa, organize-os em grupos e solicite que leiam para a turma, um grupo de cada vez.
Este tipo de leitura favorece aos alunos mais tímidos, pois eles se sentem apoiados nos colegas.
- Depois de explorar a leitura de diferentes formas é a hora de introduzir a música. Solicite que cantem observando a entonação de voz. Organize-os em grupos para que possam apresentar a música acompanhada de movimentos (gestos).
2ª Atividade- aproximadamente 60 minutos.
-Resgate a poesia “O Ar (O Vento)” de Toquinho e trabalhe com a letra.
-Realize atividades no caderno para explorar a interpretação escrita. Veja a seguir.
A) Assinale com um “X” a resposta correta para as questões 1, 2 e 3.
1) No verso “Peso eu também não tenho.” O eu, refere-se ao:
( ) pum ( ) ar ( ) Toquinho ( ) menino
2) Sobre a letra da música não é correto dizer:
( ) Pode ser chamado de brisa
( ) Não tem corpo
( ) Não tem forma
( ) Sempre tem cheiro
3) O verso “Me chamo ‘brisa’”, poderia ser substituído por:
( ) Me chamo vento fedido
( ) Me chamo vento forte
( ) Me chamo vento fraco
( ) Me chamo vento sem cor.
B) Qual parte da poesia te chamou mais a atenção, justifique:________________________________
__________________________________________________________________________________
C) Transcreva todas as palavras da música que tem ss, ch, nh._______________________________
___________________________________________________________________________________
3ª Atividade - aproximadamente 60 minutos.
Aprendendo com poesia
Professor para s turmas de EJA - Educação de Jovens e Adultos - você poderá utilizar a poesia de Fernando Pessoa, mas para as crianças sugerimos outra a seguir, pois a linguagem é mais próxima das crianças. Ela é de autoria de Maria Hilda de J Alão.
http://www.fpessoa.com.ar Site de poesias coligidas de F E R N A N D O P E S S O A
EXPLORANDO A POESIA
Professor utilize a poesia para trabalhar a oralidade e a leitura.
-Divida a turma em grupos e solicite a leitura em forma de jogral.
-Discuta com eles o que tem dentro da bolha de sabão.
-Explore a estrutura da poesia: estrofes, versos e rimas.
Para as crianças proponha que no dia seguinte levem para escola o material para fazerem bolas de sabão.
Vá para o pátio com a turma e deixe-os brincarem com as bolas de sabão, pois além de se divertirem estarão também verificando o que aprenderam.
Imagem 1- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06
Fonte: http://www.poesias.omelhordaweb.com.br/index.php?cdPoesia=53704 – acesso em 17/05/2010
http://letras.terra.com.br/toquinho/87316/
http://www.fpessoa.com.ar Site de poesias coligidas de F E R N A N D O P E S S O A http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livromm_II.pdf
http://www.parquedaciencia.com.br/sitemm/roteiros/ar.pdf http://www.poesias.omelhordaweb.com.br/index.php?cdPoesia=53704
-Professor a avaliação é uma etapa fundamental do processo ensino e aprendizagem, pois é por meio dela que vamos acompanhar e verificar a aprendizagem do aluno. Ela deve permear todas as atividades, para isso mantenha sempre por perto seu caderno de plano ou de relatórios para que você possa registrar as suas observações.
-Quando os alunos estiverem lendo verifique se eles leem com entonação, dicção, utilizando a pontuação corretamente e com expressividade.
-Verifique também se eles conseguem interpretar e localizar informações no texto (poesia), se observar que ainda não adquiriram estas habilidades é sinal que você precisa investir mais neste trabalho.
-Solicite que avaliem os colegas observando os requisitos necessários para um bom leitor.
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/09/2013
Cinco estrelasAulas sistemáticas com sequencia logica. parabéns!
31/10/2010
Cinco estrelasEstou cursando Pedagogia, na 6ª fase, e achei esta aula ótima.
16/07/2010
Cinco estrelasÓtima aula. As duas poesias, referentes à bolinhas de sabão, são maravilhosas. Parabéns, professora.
26/06/2010
Cinco estrelasMuito boa. As poesias sobre bolas de sabão são de mais. parabéns.