Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O JEITO E O PRAZER DE LER A PARTIR DA LEITURA DE MÚSICAS E POESIAS

 

28/05/2010

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

  • Desenvolver as habilidades da leitura, a partir da leitura de músicas e poesias.
  • Estimular o prazer da leitura.
  • Ler em público músicas e poesias; utilizando os requisitos técnicos necessários a um bom leitor (dicção, entonação de voz, pontuação, postura e expressividade).
  • Demonstrar atitudes favoráveis à audição de leituras de diferentes leitores interpretando as mensagens dos textos.  
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos - três (3) atividades de 60minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Professor é importante que seus alunos já leiam pequenos textos, mas caso você tenha na turma algum aluno que ainda não lê com compreensão, ou seja, apenas decodifica, acompanhe-o de perto e aproveite a atividade para desafiá-lo em suas hipóteses, se for possível trabalhe em duplas para que ele possa ter um parceiro que o acompanhe e o estimule.

-Resgate também o conhecimento prévio que eles têm sobre o ar: como ele é, onde o encontramos, se ele tem cheiro e sua importância para o planeta.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade- aproximadamente 60 minutos.  

 Professor vamos utilizar o ar como tema, ou seja, como (pré)texto, pois este é um assunto que está sendo muito veiculado na mídia.

Discuta com os alunos que o ar está sendo pesquisado há vários anos, inclusive é tema de músicas e poesias.

Veja a música do Toquinho: O Ar (O vento).  

 Professor se em sua escola tiver sala de multimídia, leve seus alunos e acesse o sítio:

http://letras.terra.com.br/toquinho/87316/, nele você terá acesso à letra e vídeo com o cantor cantando esta música. Mas caso não tenha, leve o CD ou cante com os alunos.    

- O Ar (O Vento) Toquinho Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes   

O Ar (O Vento)

Toquinho Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes   

Estou vivo mas não tenho corpo.

Por isso é que não tenho forma.

Peso eu também não tenho.

Não tenho cor.

Quando sou fraco

Me chamo brisa.

E se assobio, Isso é comum.

Quando sou forte,

Me chamo vento.

 Quando sou cheiro,

Me chamo pum!

http://letras.terra.com.br/toquinho/87316/ 

   Trabalhando a leitura oral:

-Professor estimule seus alunos a ler com prazer, para isso discuta com eles sobre os requisitos básicos para um bom leitor: boa dicção, entonação de voz, pontuação, postura e expressividade.

-Distribua uma cópia ou solicite que eles copiem no caderno a letra da poesia.

 -Solicite que treinem a leitura da poesia, primeiro por meio de leitura silenciosa e depois lendo sussurrando.

-Geralmente os alunos acham esta poesia divertida, por isso é necessário relacioná-la com o tema “o ar que respiramos”. Se quiser enriquecer sua aula consulte nossas aulas postadas no Portal sobre este tema “ar”:

Aula 1- Vivenciando e aprendendo: as propriedades do ar.

Aula 2- Discutindo e sistematizando: o ar exerce pressão.

Aula 3- Produção de texto a partir de vivências científicas: O ar é importante.

Aula 4- Experimentando e aprendendo: como provar que o ar ocupa lugar no espaço.

-Depois que todos leram e ensaiaram, proponha que façam duplas e um lê para o outro.

-Não se preocupe se fizerem barulho, pois todos lendo ao mesmo tempo o ambiente pode ficar um pouco confuso.

-Após essa tapa, organize-os em grupos e solicite que leiam para a turma, um grupo de cada vez.

Este tipo de leitura favorece aos alunos mais tímidos, pois eles se sentem apoiados nos colegas.

- Depois de explorar a leitura de diferentes formas é a hora de introduzir a música. Solicite que cantem observando a entonação de voz. Organize-os em grupos para que possam apresentar a música acompanhada de movimentos (gestos).    

2ª Atividade- aproximadamente 60 minutos.  

 -Resgate a poesia “O Ar (O Vento)” de Toquinho e trabalhe com a letra.

-Realize atividades no caderno para explorar a interpretação escrita. Veja a seguir.  

 A)  Assinale com um “X” a resposta correta para as questões 1, 2 e 3.   

1)     No verso “Peso eu também não tenho.” O eu, refere-se ao:  

 (   )  pum      (   ) ar    (    ) Toquinho       (   ) menino  

 2)     Sobre a letra da música não é correto dizer:   

(    ) Pode ser chamado de brisa

(    ) Não tem corpo

(    ) Não tem forma

 (    ) Sempre tem cheiro        

 3) O verso “Me chamo ‘brisa’”, poderia ser substituído por:  

 (    ) Me chamo vento fedido

(    ) Me chamo  vento forte

(    ) Me chamo vento fraco

(    ) Me chamo vento sem cor.  

 B)   Qual parte da poesia  te chamou mais a atenção, justifique:________________________________

 __________________________________________________________________________________   

C)  Transcreva todas as palavras da música que tem ss, ch, nh._______________________________   

___________________________________________________________________________________

3ª Atividade - aproximadamente 60 minutos.   

Aprendendo com poesia

Professor para s turmas de EJA - Educação de Jovens e Adultos - você poderá utilizar a poesia de Fernando Pessoa, mas para as crianças sugerimos outra a seguir, pois a linguagem é mais próxima das crianças. Ela é de autoria de Maria Hilda de J Alão.

http://www.fpessoa.com.ar Site de poesias coligidas de F E R N A N D O P E S S O A 

EXPLORANDO A POESIA

Professor utilize a poesia para trabalhar a oralidade e a leitura.

-Divida a turma em grupos e solicite a leitura em forma de jogral.

-Discuta com eles o que tem dentro da bolha de sabão.

-Explore a estrutura da poesia: estrofes, versos e rimas.

Para as crianças proponha que no dia seguinte levem para escola o material para fazerem bolas de sabão.

Vá para o pátio com a turma e deixe-os brincarem com as bolas de sabão, pois além de se divertirem estarão também verificando o que aprenderam.

  Imagem 1- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06   

Fonte: http://www.poesias.omelhordaweb.com.br/index.php?cdPoesia=53704 – acesso em 17/05/2010 

Recursos Complementares
Avaliação

-Professor a avaliação é uma etapa fundamental do processo ensino e aprendizagem, pois é por meio dela que vamos acompanhar e verificar a aprendizagem do aluno. Ela deve permear todas as atividades, para isso mantenha sempre por perto seu caderno de plano ou de relatórios para que você possa registrar as suas observações.

-Quando os alunos estiverem lendo verifique se eles leem com entonação, dicção, utilizando a pontuação corretamente e com expressividade.

-Verifique também se eles conseguem interpretar e localizar informações no texto (poesia), se observar que ainda não adquiriram estas habilidades é sinal que você precisa investir mais neste trabalho.

-Solicite que avaliem os colegas observando os requisitos necessários para um bom leitor.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.