03/06/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Saber destacar nos blocos lógicos as propriedades essenciais; Saber confrontar os blocos lógicos pelas propriedades essenciais; saber o que é um lado, o que é um canto.
Atividade 1 - Elaborar a definição do conceito de blocos lógicos.
1º momento - O professor leva o conjunto de blocos lógicos completo e as crianças fazem a elaboração da definição, mediante o seguinte procedimento.
Fonte: http://www.elo7.com.br/item/39A59/bloco-logico.html
O professor:
2º momento - O professor convida as crianças para fazer a leitura das anotações e a redação da definição. Primeiro faz a leitura das anotações: Blocos lógicos, 48 blocos, quatro formas: quadrado, retângulo, triângulo, e círculo; cores: azul, amarelo e vermelho; tamanhos: grande e pequeno; espessuras: grossa e fina. Triângulo corresponde a um lado do quadrado; quadrado pequeno é um quarto do grande; peças grossas é o dobro das finas. Em seguida, convida as crianças para pensar nos conectivos e elaborar a definição.
Fonte: Construída pela autora com Auto_Formas, Microsoft Word.
Atividade 2 - Identificar peças dos blocos lógicos
1º momento - O professor organiza as crianças em diferentes grupos e solicita que elas retirem do montante dos blocos lógicos as peças exigidas:
Grupo 1 – identifica os triângulos, para essa atividade, as crianças têm em mãos as orientações construídas em aulas anteriores: triângulos - têm três lados e têm três pontas. Assim, o grupo vai retirando todas as peças com essas características.
Grupo 2 – identifica os quadrados - para essa atividade, as crianças têm em mãos as orientações construídas em aulas anteriores: quadrado - têm quatro lados iguais e quatro pontas, com cantos abertos. Assim, o grupo vai retirando todos os quadrados.
Grupo 3 – identifica os retângulos, para essa atividade, as crianças têm em mãos as orientações construídas em aulas anteriores: retângulos - têm os lados opostos iguais e e quatro pontas. Assim, o grupo vai retirando todos os retângulos.
Grupo 4 - identifica os círculos, para essa atividade, as crianças têm em mãos as orientações construídas em aulas anteriores:círculos - é uma circunferências, forma redonda. Assim, o grupo vai retirando todos os círculos.
2º momento - Cada grupo explica a escolha para os colegas, destacando as características que permite incluir as peças no conceito determinado.
3º momento – O professor orienta cada grupo para desenhar a peça identificada, cada membro individualmente desenha a sua peça grande ou pequena e as cores variam (azul, amarela e vermelha)
Atividade 3 – Brincar com blocos lógicos
1º momento – O professor deixa cada grupo brincar com as peças, fazendo as suas construções, e observa como as crianças manipulam e qual a sequência lógica que é dada nas suas construções.
2º momento - O professor entrega para as crianças em grupos, o jogo dos 4 cartões, com características das peças dos blocos lógicos e orienta o jogo. As peças devem ser organizadas com as faces para baixo e o jogo é realizado da seguinte forma: uma criança vira as cartas e o grupo separa todas as peças com a característica retirada;
Carta 1: Três cantos e três lados
Carta 2: Quatro cantos abertos e quatro lados iguais
Carta 3: Não tem cantos e nem tem lados
Carta 4: Dois lados opostos iguais.
Obs. O professor analisa como as crianças fazem o jogo em grupo, quais as combinações entre elas, se ajudam umas as outras, se respeita a vez da outra.
3º momento – O professor realiza uma atividade individual com as crianças, o exercício de linguagem ajuda na avaliação; O professor entrega desenhos e as seguintes sentenças para representar cada situação (nenhum bloco é); (todos os blocos são) (não tem informação suficiente)
Situação 1 - blocos circulares
Na situação 1, cada criança analisa o desenho dos três Blocos lógicos e escolhe uma das sentenças para completar a frase:
(nenhum bloco é); (todos os blocos são); (não tem informação suficiente),
Frase 1: .............................. circulares.
Situação 2: blocos não circulares.
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_yKfHHhMBdO8/SPkcfW6FU-I/AAAAAAAABCI/WsiIOw5IMKc/s400/verde.JPG
Na situação 2, cada criança analisa o desenho dos 5 blocos e escolhe uma das sentenças abaixo para completar a frase 2.
(nenhum um bloco é); (todos os blocos são); (não tem informação suficiente),
Frase 2: ................................. circular
Situação 3: Não é informado se dentro do saco tem blocos circulares.
http://www.cfpa.pt/html/mediateca/imagens/blocoslogicos.JPG
Na situação 3, cada criança escolhe uma das sentenças e completa a fase 3.
(nenhum é); (todos são); (não tem informação suficiente),
Frase 3: .......................................para saber se tem blocos circulares.
Observação - Para qualquer professor afirmar que seu aluno sabe identificar um determinado objeto se faz necessário que resolva exercícios de situação positiva (situação 1), de situação negativa (situação 2) e de situação indeterminada (situação 3, não tem informação suficiente para afirmar se tem blocos circulares).
SIMONS, Ursula Marianne. Blocos Lógicos: 150 exercícios para flexibilizar o raciocícnio. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007
A Avaliação será realizada em três etapas:
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29/03/2011
Cinco estrelasAtravés deste espaço pude relembrar muitos aspectos importantes do trabalho com bloco lógicos.Continuarei a consultá-lo.Este espaço deve ser preservado.