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IDENTIFICAÇÃO DE PEÇAS DE BLOCOS LÓGICOS

 

03/06/2010

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Procurar nas peças de manipulação, as propriedades destacadas nos blocos lógicos e incluí-los no grupo identificado.
  • Identificar os triângulos pelos atributos essências;
  •  Identificar os quadriláteros pelas propriedades essenciais.  
Duração das atividades
3 aulas de 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber destacar nos blocos lógicos as propriedades essenciais; Saber confrontar os blocos lógicos pelas propriedades essenciais; saber o que é um lado, o que é um canto.  

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 -  Elaborar a definição do conceito de blocos lógicos.  

 1º momento -  O professor leva o conjunto de blocos lógicos completo e  as crianças fazem a elaboração da definição, mediante o seguinte procedimento.

Fonte:    http://www.elo7.com.br/item/39A59/bloco-logico.html 

O professor:  

  •   pergunta às crianças o nome do conjunto de peças, caso eles não saibam, o professor diz que são blocos lógicos e anota na lousa;    
  •   ajuda às crianças   a     fazer a  contagem dos blocos, e anota na lousa;
  •  orienta as crianças a dividir os blocos pelas formas e contam quantas formas têm e anota na lousa; 
  •        
  •  solicita que as crianças indiquem as cores dos blocos e anota na lousa;
  •  facilita a observação das peças para verificar o tamanho e espessura e anota na lousa.
  • solicita que as crianças analisem o triângulo:  meça os lados e verifiquem  se tem três lados iguais, coloquem o triângulo em cima do quadrado e verifiquem que cada triângulo grande é metade de um quadrado grande   
  •      
  •  Ajuda as crianças a confrontar o tamanho entre  quadrado grande e pequeno e verificar que cada quadrado pequeno é um quarto do quadrado grande.
  •  Orienta o confronto da espessura e verificar que a espessura grossa é o dobro da fina.   

2º momento -  O professor convida as crianças para fazer a leitura das anotações e a redação da definição. Primeiro faz a leitura das anotações:  Blocos lógicos, 48 blocos, quatro formas: quadrado, retângulo, triângulo, e círculo; cores: azul, amarelo e vermelho; tamanhos: grande e pequeno; espessuras: grossa e fina. Triângulo corresponde a um lado do quadrado; quadrado pequeno é um quarto do grande; peças grossas é o dobro das finas.   Em seguida, convida as crianças para pensar nos conectivos e elaborar a definição.  

Fonte: Construída pela autora com Auto_Formas, Microsoft Word.

  Atividade 2 - Identificar peças dos blocos lógicos  

 1º momento - O professor organiza as crianças em diferentes grupos e solicita que elas retirem do montante dos blocos lógicos as peças exigidas:  

 Grupo 1 – identifica os triângulos, para essa atividade, as crianças têm em mãos as orientações construídas em aulas anteriores: triângulos - têm três lados e têm três pontas. Assim, o grupo vai retirando todas as peças com essas características. 

 Grupo 2 – identifica os quadrados - para essa atividade, as crianças têm em mãos as orientações construídas em aulas anteriores: quadrado - têm quatro lados iguais e quatro pontas,  com cantos abertos. Assim, o grupo vai retirando todos os quadrados.

    

 Grupo 3 – identifica os retângulos, para essa atividade, as crianças têm em mãos as orientações construídas em aulas anteriores: retângulos  - têm os lados opostos iguais e e quatro pontas. Assim, o grupo vai retirando todos os retângulos.   

Grupo 4  - identifica os círculos, para essa atividade, as crianças têm em mãos as orientações construídas em aulas anteriores:círculos   - é uma circunferências, forma redonda. Assim, o grupo vai retirando todos os círculos.     

 2º momento -  Cada grupo explica a escolha para os colegas,  destacando as características que permite  incluir as peças no conceito determinado.    

 3º momento – O professor orienta cada grupo para desenhar a peça identificada, cada membro individualmente desenha a sua peça grande ou pequena e as cores variam (azul, amarela e vermelha)   

  

Atividade 3 – Brincar com blocos lógicos

 1º momento – O professor deixa cada grupo brincar com as peças, fazendo as suas construções, e observa como as crianças manipulam e qual a sequência lógica que é dada nas suas construções.

2º momento -  O professor entrega para as crianças em grupos, o jogo dos 4 cartões,  com características das peças dos blocos  lógicos e orienta o jogo. As peças devem ser organizadas com as faces para baixo e o jogo é realizado da seguinte forma: uma criança vira as cartas e o grupo separa todas as peças com a característica retirada;   

  Carta 1: Três cantos e três lados   

  Carta 2: Quatro cantos abertos e quatro lados iguais   

  Carta 3: Não tem cantos e nem tem lados   

  Carta 4: Dois lados opostos iguais.  

 Obs. O professor analisa como as crianças fazem o jogo em grupo, quais as combinações entre elas, se ajudam umas as outras, se respeita a vez da outra.  

 3º momento – O professor realiza uma atividade individual com as crianças, o exercício de linguagem ajuda na avaliação;   O professor entrega desenhos e as seguintes sentenças para representar cada situação (nenhum bloco é); (todos os blocos são) (não tem informação suficiente)  

                   Situação 1 - blocos circulares        

http://sites.google.com/site/janainapromatematica/_/rsrc/1242604599632/blocos-logicos/blocos_logicos_2.jpg 

Na situação 1, cada criança analisa o desenho dos três Blocos lógicos  e  escolhe uma das sentenças para completar a frase:

(nenhum bloco é); (todos os blocos são); (não tem informação suficiente),

 Frase 1: .............................. circulares.

  Situação 2: blocos não circulares.

/

                       Fonte:    http://2.bp.blogspot.com/_yKfHHhMBdO8/SPkcfW6FU-I/AAAAAAAABCI/WsiIOw5IMKc/s400/verde.JPG 

Na situação 2, cada criança analisa o desenho dos 5 blocos e escolhe uma das sentenças abaixo para completar a frase 2.

(nenhum um bloco é); (todos os blocos são); (não tem informação suficiente),

 Frase 2: ................................. circular 

Situação 3: Não é informado se dentro do saco tem blocos circulares.

                                

http://www.cfpa.pt/html/mediateca/imagens/blocoslogicos.JPG 

  Na situação 3, cada criança escolhe uma das sentenças e completa a fase 3.

(nenhum é); (todos são); (não tem informação suficiente),

Frase 3: .......................................para saber se tem blocos circulares.    

Observação - Para qualquer professor afirmar que seu aluno sabe identificar um determinado objeto se faz necessário que resolva exercícios de situação positiva (situação 1), de situação negativa (situação 2) e de situação indeterminada (situação 3, não tem informação suficiente para  afirmar se tem blocos circulares).

Recursos Complementares

SIMONS, Ursula Marianne. Blocos Lógicos: 150 exercícios para flexibilizar o raciocícnio. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007

Avaliação

A Avaliação será realizada em três etapas:  

  •   uma avaliação inicial, diagnóstico dos saberes das crianças sobre os blocos lógicos, como: colocar as peças dos blocos lógicos no centro da roda de conversa e solicitar que as crianças falem o nome do conjunto das peças, identifiquem as peças; falem em voz alta a quantidade de peças que compõe o composto de blocos, digam quantas cores há no conjunto dos blocos, quantas formas, quantos tamanhos;  
  •   Uma avaliação processual e formativa: durante o desenvolvimento das atividades 1, 2 , o professor observa e registra se as crianças conseguem seguir a orientação para o desenvolvimento das atividades, se precisam de ajuda para essa execução, que tipo de ajuda, como fazem as atividades e o que precisam para melhorar; Daí faz uma nova orientação e ajuda aqueles que precisam e cria novas estratégias para as crianças ajudarem umas as outras;   
  • Uma avaliação final: no final da aula é analisado se as crianças aprenderam a identificar. 
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Ritaeliane, Escola Municipal Wenceslau Fontoura , Rio Grande do Sul - disse:
    lujoculau@hotmail.com.br

    29/03/2011

    Cinco estrelas

    Através deste espaço pude relembrar muitos aspectos importantes do trabalho com bloco lógicos.Continuarei a consultá-lo.Este espaço deve ser preservado.


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