Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Escrita de palavras através da música O Cravo e a Rosa

 

18/06/2010

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender:  

  • desenvolver as áreas afetivas, social, e a cognitiva, principalmente no que diz respeito à linguagem escrita e oral;
  •  relatar cantigas de roda que já conhece;
  •  interpretar texto de uma história com personagens de cantigas de roda;
  • ampliar conhecimentos gramaticais;
  • sistematizar o uso de palavras com encontros consonantais a partir da letra r.  
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – cinco (5) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível alfabético, ou seja, o aluno atingiu a compreensão do sistema da representação da linguagem escrita. E também consiga identificar as vogais e as consoantes do alfabeto da Língua Portuguesa. É importante que saiba como entrevistar uma pessoa, assim, professor retome os dados necessários para a realização das atividades descritas a seguir.

Estratégias e recursos da aula

Professor, inicie esta atividade apresentando algumas imagens de crianças brincando de roda. Você poderá utilizar a imagem do artista brasileiro Milton Dacosta através do sítio  http://4.bp.blogspot.com/_e2vCMsCWBf8/ST0DW0ddu-I/AAAAAAAAFRc/IDdyZ_Di4BA/s320/miltondacostaroda9.jpg 

Oriente os alunos de maneira que eles possam observar/interpretar a tela cuidadosamente, atentando para as cores, as formas, os planos entre outras características. Explique que fazemos uma interpretação não só de um texto, mas também de tudo aquilo que expressa uma ideia ou mensagem. Aproveite e faça comentários sobre o autor da obra, para outras informações utilize o sítio http://semect.files.wordpress.com/2010/01/biografia-milton-da-costa.pdf    

Quando os alunos detectarem que se trata de uma brincadeira de roda, estimule-os a dizer se essa brincadeira é apenas para meninas ou se meninos também podem brincar. Permita que expressem suas opiniões sobre o assunto. Explore bastante a questão de gênero abordando outras atividades. Nesse momento, é oportuno explicitar que se deve respeitar a opinião do outro mesmo quando não concordamos com ela.

Em seguida, faça uma investigação dos conhecimentos prévios que os alunos têm em relação a cantigas de roda. Para isso, estabeleça um diálogo com a turma. Você poderá constituir o diálogo através dos seguintes questionamentos:

  • Vocês já ouviram falar em cantigas de roda?
  • Por que o nome cantiga de roda?
  • Vocês conhecem algumas cantigas de roda?
  • Brincam ou já brincaram de cantigas de roda?
  • Quais as cantigas que vocês se lembram?

Após o diálogo esclareça a quem ainda não conhece o que é cantiga de roda. Informe-os que muitas vezes as cantigas falam da vida dos animais, usando episódios fictícios, que comparam à realidade humana com a realidade daquela espécie, fazendo com que nossa atenção fique presa à história contada pela música, o que pode estimular a imaginação e a memória. E que cantigas, cirandas ou brincadeiras de roda são brincadeiras infantis, onde de mãos dadas cantamos melodias folclóricas e executamos ou não coreografias acerca da música.

Apresente algumas cantigas de roda para os alunos, você poderá usar os discos compactos (CD) O cravo e a rosa- Sucessos da Música Infantil (cantigas de roda), Manaus: JR Music ou ainda o CD de LACERDA, Nilza. 26 cantigas de roda: para brincar e manter viva a cultura popular.  Responsabilidade Fundação Victor Civita. São Paulo: Abril, 2005.

Para finalizar este momento, peça para os alunos conversarem em casa com seus pais e avós sobre como eram as cantigas de roda no seu tempo de escola, se também brincavam de roda quando estavam em casa, onde e com quem brincavam. Instrua-os a trazer anotado no caderno as respostas dos questionamentos feitos aos familiares e mais alguns exemplos de cantigas utilizadas por seus pais, avós e/ou outros familiares. Esta atividade poderá ser realizada no final de semana para que as famílias se organizem a fim de responder os questionamentos. Se preferir você poderá fazer o roteiro sugerido  abaixo para os alunos seguirem ao realizarem a entrevista:

a- Qual é o seu nome?

b-Qual a sua idade?

c-Você sabe o que é cantiga de roda?

d- No seu tempo de criança você participou de brincadeiras com cantigas de roda? Quais eram as preferidas?

e-Na escola você e seus colegas brincavam de cantigas de roda? Qual delas você gostava mais?

f-Você se lembra de algumas cantigas de roda que você e seus colegas brincavam na escola? Quais são elas?

g- Você gostaria de fazer uma visita em nossa escola a fim de nos ensinar alguma cantiga de roda? Justifique sua resposta.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos

 Professor, retome a pesquisa realizada com os pais e avós, para isso faça uma roda de conversa.

Divida os alunos em duplas ou em equipes de quatro ou mais alunos. Solicite que observem as semelhanças nas respostas trazidas de casa. Depois de realizado este momento permita que todos falem um pouco sobre sua pesquisa.

Para finalizar, leve os alunos até o pátio para vivenciarem algumas das cantigas relatadas em suas pesquisas. Se julgar interessante, e tiver oportunidade, convide outra turma de alunos, que poderá ser do mesmo ano ou não, para participar da brincadeira. Caso não tenha sido citada em nenhuma pesquisa a cantiga “O cravo e a rosa” sugerimos que você a acrescente, pois a próxima atividade que planejamos será baseada nesta cantiga.

Antes de voltar para sala de aula, faça uma grande roda e promova uma avaliação da atividade. Indague sobre o que acharam e o que sentiram ao realizá-la.

Se alguma pessoa entrevistada pelos alunos se dispuser a ir até a escola para ensinar cantigas de roda para sua turma, agende um horário com ela, instrua seus alunos a como se comportar e elabore novos questionamentos. Faça um roteiro junto com os alunos e permita que eles elaborem suas próprias questões.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos

Utilize as cantigas de roda pesquisadas e registradas pelos alunos, sugerimos para esta terceira atividade um trabalho com a cantiga de roda “O cravo e a rosa”. Apresente a letra da cantiga aos alunos e peça para que em forma de desenho registrem o que entenderam da música.

 O cravo e a rosa          

                         Cantiga popular

O cravo brigou com a rosa

Debaixo de uma sacada

O cravo ficou ferido

 E a rosa despedaçada

O cravo ficou doente

 A rosa foi visitar

O cravo teve um desmaio

A rosa pôs-se a chorar.

Quando os alunos terminarem de fazer seus desenhos você poderá fazer uma exposição na sala de aula através de um mural. Finalizando essa etapa retome com os alunos nossas diferenças e que cada um tem sua forma de pensar. Assim, você poderá apresentar através de data show imagens que outras pessoas fizeram sobre a cantiga ou poderá utilizar desenhos feitos por você. Veja algumas imagens e seus respectivos sítios:

http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/elainecristinailustra.arteblog.com.br/images/gd/1208651575/Ilustracoes-de-O-Cravo-e-a-Rosa.jpg 

http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/elainecristinailustra.arteblog.com.br/images/gd/1208651124/Ilustracao-para-o-Cravo-e-a-Rosa.jpg 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos

 Para iniciar essa atividade você deverá retomar com os alunos a letra da cantiga “O cravo e a rosa”.

Ao trabalhar diferentes atitudes e valores o discurso argumentativo é importante, pois propicia a socialização de diversas opiniões, possibilitando a interação entre os alunos, assim, diga os quatro primeiros versos da cantiga “O cravo e a rosa”. Logo após questione:

a- Na opinião de vocês é bom ou ruim brigar? Por quê?

b- Será que quando alguém sai ferido de uma briga ele acha ruim ou bom? Por quê?

c- O que significa a rosa ter saído despedaçada?

d- Vocês já viram alguém brigando aqui na escola? O que vocês fizeram?

e- Vocês acham certo brigar para resolver algum problema?

f- O que poderemos fazer para não brigar com ninguém?

Quando os argumentos estiverem esgotados, leia os outros quatro versos da cantiga “O cravo e a rosa” e faça indagações do tipo:

a- Qual foi o motivo da visita da rosa para o cravo?

b- Que sentimento a rosa teve ao visitar o cravo?

c- Por que será que a rosa pôs-se a chorar?

d- O que vocês pensa sobre a letra desta cantiga de roda?  Briga, reconciliação, lágrimas, o que significa tudo isto para vocês?

e- Vocês aprenderam alguma coisa com a cantiga de roda “O cravo e a rosa”? O que foi?

Professor, faça a leitura dos textos sugeridos abaixo para os alunos. Em seguida, faça uma interpretação oral de cada um deles. Proponha também comparação com a cantiga de roda “O cravo e a rosa”. No final você poderá solicitar que os alunos elaborem uma produção de texto sobre as leituras feitas, a mesma poderá ser a reescrita de um deles. Ou se preferir poderá solicitar que produzam um texto retratando valores e atitudes abordadas nos textos, por exemplo, respeito, amizade, solidariedade, compreensão, paciência, calma, amabilidade, dentre outros.

        O cravo e a rosa

Zé do Cravo se chamava Zé da Silva até que arranjou um cravo no pé, que doía o bastante para fazer mancar. Foi aí que ganhou o apelido. E gostou. Comprou um paletó de segunda mão e passou a usar um cravo na lapela. Pois bem, ele se apaixonou pela Rosa assim que soube o seu nome. De cara, a pediu em casamento. Casaram? Que nada! Namoraram e brigaram. Brigam e namoram. Há anos. Põe anos nisto. Há décadas! A última briga foi debaixo de uma sacada. O Cravo saiu ferido e a Rosa, despedaçada. O Cravo ficou doente. A Rosa foi visitar. O Cravo teve um desmaio e a Rosa pôs-se a chorar.

Fonte: LAGO, Ângela. Uni, duni, tê. São Paulo: Compor, 1982, p.6-7.

O outro texto a ser explorado oralmente é:

    Intriga

A briga foi assim:

 Disseram à rosa

que o cravo beijou

 a camélia cheirosa.

 Pronto!

 Foi o fim.

 Nunca mais o cravo e a rosa

 viveram felizes no jardim.

A rosa sempre chorosa,

o cravo quase sem cor

 e a rosa se despetala

 e o cravo morre de amor.

 No canteiro, margaridas

 ficam zombando, atrevidas,

desse romance sem fim.

 E mais; poetas perversos,

à falta de novos versos, catam rimas no jardim.

 Fonte: FERREIRA, Celina. Papagaio Gaio. Belo Horizonte: Formato, 1998. p. 23

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos

 Nesta atividade propomos que seja realizado um registro no caderno de Língua Portuguesa contemplando diferentes conteúdos.

 Indicamos os seguintes:

 1) Respondam:

a- Quais são as vogais do alfabeto da Língua Portuguesa?

 b- Quais são as consoantes do alfabeto da Língua Portuguesa?

 2) Observe as palavras abaixo:  

cravo        rosa       brigou     ferido     visitar    chorar 

Agora, circulem a letra r que aparece em cada uma delas. Em quais palavras a letra r está logo após outra consoante?

 Isso mesmo! As palavras são: cravo e brigou. Vocês podem observar o encontro de duas consoantes seguidas. Quando temos a reunião de duas ou mais consoantes seguidas numa palavra denominamos de encontro consonantal.

O encontro consonantal pode aparecer numa mesma sílaba, por exemplo: bran-co, blo-co, cri-na-ça, vi-dro, tri-bo, pa-la-vra. Ou em sílabas separadas: dig-no; rit-mo, ad-je-ti vo.

3) Agora, é com vocês! Escrevam no mínimo oito palavras que conhecem que têm encontro consonantal.

4)  Para finalizar nossas atividades sobre cantigas de roda pense em todas as atividades que foram desenvolvidas ao longo da aula. Em seguida, produza um texto destacando o que você considerou importante. Vocês poderão inclusive (re) criar uma nova cantiga de roda. Ao finalizarem seu texto destaquem os encontros consonantais que apareceram. Não se esqueçam de ilustrar o texto.

Recursos Complementares

Para acessar música instrumental da cantiga “O cravo e a rosa” visite o sítio http://www.youtube.com/watch?v=y7LuWuNTty8&feature=related     

No sítio http://www.redescola.com.br/software/ualpr053/ualpr053.swf você encontrará uma atividade para colocar a cantiga “O cravo e a rosa” na sequencia dos fatos.  

No sítio http://atividadeseducativas.com.br/index.php?id=551 são encontrados jogos com encontros consonantais. 

Para ampliar conhecimentos sobre encontro consonantal http://pt.wikipedia.org/wiki/Encontro_consonantal  

Já no sítio  http://www.estacio.br/rededeletras/numero19/minha_patria/texto1.asp você poderá ampliar seus estudos sobre ortografia, que é muito mais do que ensinar um conjunto de regras que visam à descrição da língua de acordo com a norma-padrão.         

Avaliação

Professor, os momentos de avaliação realizadas em todas as atividades foram desenvolvidos com a intenção de que você percebesse as características e necessidades concretas de seus alunos. Em cada situação concreta, você deve considerar o que o aluno foi capaz de fazer por sua conta e o que foi capaz de fazer com sua ajuda ou com ajuda de um colega. Através dos registros e diálogos você poderá observar a linguagem oral e escrita dos alunos e se estão conseguindo ampliar seus conhecimentos gramaticais.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 6/8 - 75%
  • Quatro estrelas 2/8 - 25%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • cleilza Valões de Souza, Pesquisa para meus trabalhos escolares. , Alagoas - disse:
    cleilzavaloes@gmail.com

    09/07/2014

    Cinco estrelas

    Parabéns. Estas sugestões irão complementar algumas idéias para as aulas sobre folclore.


  • maria pereira dos santos, E.P.G. BARBARA CRISTINA , São Paulo - disse:
    lillamary@hotmail.com

    06/08/2013

    Cinco estrelas

    muito boa ! vou incluir no projeto do folclore.


  • Alexsandra Oliveira da Silva, Escola Reino da Criança , Bahia - disse:
    alexa-sandra@hotmail.com

    27/02/2013

    Quatro estrelas

    Adorei a sua aula e vou utilizar no meu projeto.


  • Laudenor Souza de Carvalho, Particular , São Paulo - disse:
    lau.tudoaver@gmail.com

    16/04/2012

    Cinco estrelas

    Estou ajudando minha Eimili que não vai muito bem na escola , e esta materia esta me ajudando muito obrigado e parabens


  • Maria de lourdes Lacerda, Escola Antonio Saraiva da Cruz , Pernambuco - disse:
    maluufrpe@gmail.com

    08/12/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula, muito proveitosa, aproveitei pra fazer uma avaliação, com as atividades do texto. Amei a aula, me ajudou bastante.


  • Fatima Cabral, E.M. Albert Sabin (em Duque de Caxias) , Rio de Janeiro - disse:
    fatimacabral63@hotmail.com

    02/12/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante e agradável as aulas. Vou utilizá-las com meus alunos e , com certeza, eles gostarão da experiência. Um abraço!


  • Elaine Cristina, E.E.Prof Roberto Paschoalick / sorocaba , São Paulo - disse:
    debemconsigo@ig.com.br

    14/10/2010

    Cinco estrelas

    Essas ilustrações do Cravo e a Rosa são minhas! Tb sou professora, de ARtes, e fiz as ilustrações para minhas aulas de arte, fiquei prazerosamente surpresa de encontra-las aqui! http://elainecristinailustra.arteblog.com.br/4/ Abraços de Paz


  • GILBERTO APARECIDO VIEIRA CARDOSO, escola classe 36 de ceilandia-df , Distrito Federal - disse:
    gilbertcard_31@hotmail.com

    10/08/2010

    Quatro estrelas

    muito boa essa aula. vou usá-la com meus alunos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.