Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ESTUDO DAS HORTALIÇAS E ADEQUAÇÃO DO SOLO.

 

13/10/2010

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Kaiuca, Soymara Emilião e Glória Maria de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Princípios básicos da linguagem cartográfica .

Ampliar a concepção de espaço .

Conhecer os tipos de solo brasileiros .

Aprender a trabalhar em grupo .

Desenvolver a habilidade de pesquisa e coleta de informação.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter participado da aula “ Trabalho com texto informativo para elaboração  de um texto instrucional."

Ser leitor e escritor.

Saber utilizar a internet como ferramenta de pesquisa.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA:

1º Atividade;

Organize uma visita pela escola  e/ou nos arredores visando escolher o local mais adequado para implementação da horta.  

A visita tem como objetivo de pesquisar o tipo de solo  é mais propício para as culturas planejadas e também  para demarcar o espaço físico ocupado por cada grupo.

Os alunos deverão estar munidos de material para a medição do espaço e para coleta de amostras de solo, prancheta, papel e lápis.

A atividade possibilitará  o trabalho concreto com unidades de medida.

2º Atividade:

Peça aos grupos para medirem  e anotarem o espaço que seu canteiro ocupará  na área total escolhida, assim como outros detalhes (árvores, canteiro à direita ou à esquerda, muros, pedras, etc) que compõem aquela região, já que ao retornarem à sala, transporão os dados, através de um desenho para o papel .

3º Atividade:

De volta a sala,  questione se sabem o que é um “croqui” e para que serve. Após o levantamento do conhecimento prévio dos alunos, informe que “croqui” vem da língua francesa e quer dizer rascunho.

Diga-lhes então que  rascunho, esboço e croqui, possuem basicamente o mesmo valor de significado.

Eles são caracterizados por desenhos rápidos, com o propósito de expressar graficamente uma ideia.

Pode-se levar exemplos de croquis de roupas, de  lugares, de rostos e de imagens facilmente acessadas em sites de busca.

4º Atividade:

Na lousa, construa com a turma o esboço da área total onde será instalada a horta.

Transponha as medidas da área total.

Em seguida, peça que cada grupo copie o esboço, acrescentando as medidas de  seu canteiro, dentro da área total.

Circule entre os grupos, tirando as dúvidas e dando as orientações.

Após o término do trabalho, socialize o trabalho de cada grupo apresentando  o croqui para a turma.

5º Atividade:

Definido o espaço no papel, inicie a análise das amostras de solo.

Problematize: O solo encontrado é adequado ao cultivo planejado?

Qualquer tipo de solo é  próprio para qualquer plantio?

Qual é o solo mais indicado para que a cultura desejada tenha êxito?  

Leve-os ao laboratório de informática para que busquem as respostas.  

Apresente  os 3 links abaixo sobre  hortas escolares, utilizando como estratégia a leitura em voz alta sobre  o teor dos sites. Sugiro que organize um rodízio de leitura entre os alunos, propiciando a participação de todos. Estimule, ao fim de cada parágrafo, que a turma socialize suas opiniões e suas dúvidas. O primeiro site tem cunho voltado para área de saúde trazendo importantes informações  sobre alimentação e  conteúdo de ciências. O segundo site apresenta o resultado do projeto de hortas escolares. O terceiro site ensina  passo a passo a elaboração da horta. Apesar de diferentes, são informações complementadoras e fundamentais.

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/horta.pdf 

http://www.educandocomahorta.org.br/es/sugestoes.html 

http://www2.ufla.br/~wrmaluf/bth002/bth002.html 

Relacione alguns  sites de pesquisa para  que cada grupo ou dupla escolha  um para pesquisar. Desta forma, você ampliará a possibilidade da pesquisa, evitando a mesma fonte. Seguem algumas sugestões:   

www.suapesquisa.com/pesquisa/tipos_solo.htm   

www.mundoeducacao.com.br/.../os-solos-brasileiros.htm  

pt.wikipedia.org/wiki/Solo  

http://educar.sc.usp.br/ciencias/recursos/solo.html#caract 

6º Atividade:

Ao retornar à sala, refaça as perguntas e, a partir da contribuição de cada grupo, construa, na forma de um texto coletivo, resposta  para cada questão levantada.

Permita que outras informações advindas da pesquisa produzam novas perguntas e respostas.  

Diga-lhes que o texto coletivo pode ser usado para a apresentação de um seminário e que por isso o texto deve conter informações corretas e claras.   

Recursos Complementares

Para saber mais sobre o assunto das hortaliças pode-se pesquisar no link:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hortali%C3%A7a 

Neste site o professor vai encontrar também a possibilidade de comprar um CD sobre como praticar ciências, que pode ser enriquecer as aulas sobre o assunto.

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Solo/Solo8.php 

Avaliação

Os alunos deverão ao final da aula, mostrar através do texto produzido o quanto aprenderam sobre tipos de solo e noção de espaço.

Durante a aula o professor também poderá observar o interesse e participação dos alunos.

Autoavaliação:

Reunir todo o grupo para discutir sobre como foi a aula: o que os alunos aprenderam com a atividades, quais foram as maiores descobertas? Como foi o envolvimento de cada um? As produções revelam as principais descobertas do grupo? Quais habilidades foram desenvolvidas?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.